quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Soldado da Polícia Militar ajuda a salvar um recém-nascido em Corupá

Jaraguá do Sul / Corupá
 
Por volta das 23h30min, noite desta terça-feira (31), o soldado Jair Moro que atua na Central Regional de Emergência da Polícia Militar, em Jaraguá do Sul, atendeu uma ligação desesperada de uma moradora da Rua Francisco Mess do bairro Vila Isabel em Corupá.
Ao meio do desespero, a mulher relatava ao policial militar que um bebê de apenas um mês de vida estava sufocado após ter sido alimentado com leite materno.
Usando os conhecimentos técnicos de primeiros socorros, soldado Moro tentou acalmar a mulher que estava no telefone, irmã da mãe da criança e, a orientou com procedimentos para desafogar o recém-nascido, que logo em seguida voltou a respirar e chorou, para alívio de todos.
A família levou a criança ao pronto atendimento da cidade, local em que recebeu acompanhamento médico e passa bem.   


Eduardo Montecino
Fotojornalista OCP

Informações :: Central Regional de Emergências
Texto & Publicação :: Soldado PM Jean Rudolf
Seção de Comunicação Social 14º BPM

Um reduto para uma nova vida em Jaraguá do Sul

Comunidade Terapêutica atende jovens que querem se livrar das drogas


Lorena Trindade

Publicado 01/02/2012 às 09:28:52 - Atualizado em 01/02/2012 às 09:48:56

Carlos está há quatro meses em tratamento contra dependência química. (Foto: Eduardo Montecino) 
No alto de um morro no bairro Ilha da Figueira funciona, desde abril de 2011, a Comunidade Terapêutica Vida Nova. O objetivo da entidade é atender jovens do sexo masculino que tenham entre 12 e 18 anos no tratamento contra a dependência química. A CT, como é chamada pelos funcionários e internos, é formada por profissionais da área da saúde e educação social. Atualmente, a instituição conta com sete colaboradores, que trabalham com carteira assinada. Entre estes há uma psicóloga, uma assistente social e uma psiquiatra, além dos educadores.

Duas pessoas estão internadas com suspeitas de H1N1

Duas pessoas estão internadas no Hospital e Maternidade São José, em Jaraguá do Sul, com suspeitas de terem contraído o vírus da gripe suína, ou H1N1. Os pacientes são uma mulher gestante de 28 anos, que está na UTI e um homem que está em isolamento num quarto. Os exames que comprovam a presença do vírus ainda não foram concluídos. No caso da mulher, o material foi coletado nesta semana e enviado ao Laboratório Central de Santa Catarina, em Florianópolis, que deve emitir o laudo nas próximas horas. No caso do homem, a coleta aconteceu no começo da noite de ontem e o material está sendo enviado nesta manhã para Florianópolis, por intermédio da Gerência Regional de Saúde. A enfermeira da Regional, Maricéia Xavier, disse que a mulher procurou um médico pneumologista e recebeu tratamento. O quadro se agravou e ela procurou o pronto socorro do hospital por mais duas vezes. Foi quando internou em estado mais grave e com os sintomas da doença. De acordo com a enfermeira, fica mais difícil constatar a presença do H1N1, porque se passaram mais de sete dias do início dos sintomas. Familiares dos dois pacientes e pessoas que tiveram contato com os mesmos estão sendo monitorados. Uma diferença apresentada por estes dois pacientes em relação àqueles que tiveram H1N1 quando da pandemia que atingiu a região em 2009, é a ausência da febre alta.

A Gerência Regional da Saúde alerta a população para que retome os cuidados com a higiene, como era quando da pandemia de três anos atrás, ou seja, lavando as mãos com frequência, e, se possível com álcool, quando tossir que seja no antebraço e não na mão, usar lenço de papel e evitar aglomerações e manter os locais arejados.

São consideradas suspeitas de estar com o vírus H1N1 as pessoas que apresentam um conjunto de sintomas chamado síndrome respiratória aguda grave, que são febre alta (acima de 38ºC), tosse persistente e falta de ar.

Fonte: http://www.jaraguaam.com.br/index/view?id=16540

Usuários promovem "twitaço" contra a Oi

Consumidores protestam contra o pedido da Oi de revisão das metas de banda larga (fixa e móvel) propostas pela Anatel

Marcelo Correa/EXAME
Loja da Oi em um shopping
Como resposta, a Oi pôs no ar um site no qual justifica a sua posição

São Paulo - Convocados pelo Idec, entidade de defesa do consumidor, internautas brasileiros realizaram na tarde desta segunda-feira, 30, um protesto no Twitter contra o pedido da Oi de revisão das metas de banda larga (fixa e móvel) propostas pela Anatel. Usando o marcador #oicontraqualidade, os consumidores extravasaram sua indignação, aproveitando que está aberta somente até quarta-feira, 1, uma consulta pública da Anatel sobre o tema.

Como resposta, a Oi pôs no ar um site no qual justifica a sua posição. Basicamente, a operadora argumenta que a qualidade de uma conexão de banda larga não depende apenas da rede da prestadora, mas de diversos outros fatores, como conexões internacionais, infraestrutura de outras companhias, servidores e o próprio aparelho do consumidor. No caso da banda larga móvel, especificamente, cabe acrescentar, que há ainda outros fatores, como obstáculos físicos ao sinal e quantidade de usuários conectados a uma antena.
Em vez de estabelecer metas de velocidade mínima instantânea e média, a Oi propõe a criação de um sistema de medição de qualidade, gerenciado por entidade independente, com divulgação periódica dos resultados. A empresa acrescenta que não é prática internacional o estabelecimento de metas sobre redes que utilizam premissas estatísticas para o dimensionamento de ofertas.
A Oi incluiu no seu site uma série de documentos referentes ao tema, como a íntegra de suas sugestões à Anatel, estudos de especialistas (CPqD, Freshfields e LCA) sobre medição de banda larga, um levantamento internacional da PriceWaterHouseCoopers indicando que não há precedentes similares de metas de qualidade de banda larga no exterior, e até uma avaliação do InMetro que indica a banda larga da Oi como aquela com melhor qualidade, dentre outros.

Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/usuarios-promovem-twitaco-contra-a-oi?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter