sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

FECHAMENTO DA SEARA: Deputado Dresch quer que Mafrig cumpra o contrato

24 de fevereiro de 2012 

Fpolis – Os prejuízos causados aos produtores em decorrência da decisão do grupo Marfrig, que fechou a unidade de abate da Seara Alimentos em Jaraguá do Sul, em dezembro, foi objeto de pronunciamento do deputado líder do PT na Assembleia Legislativa, Dirceu Dresch, na quarta-feira (22). O parlamentar defende que a empresa cumpra os contratos com os produtores de aves da região, assunto que será tratando na próxima reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural.
Além dos prejuízos aos avicultores integrados de Jaraguá do Sul, Apiúna, Pomerode, Massaranduba, São João do Itaperiú e Guaramirim, o fechamento da unidade causou a demissão de 890 colaboradores que trabalhavam no frigorífico. Segundo Dresch, pelos contratos firmados, a empresa pagaria aos agricultores o alojamento de seis lotes de aves durante o ano.
No entanto, com o fechamento da unidade de Jaraguá do Sul a Marfrig quer limitar o pagamento de quatro lotes. “Os agricultores familiares construíram os aviários, investiram em equipamentos exigidos pela empresa e agora ficarão com dívidas.
Se a empresa garantiu a compra de seis lotes de aves durante o ano e isso foi firmado em contrato, deve ser cumprido”, disse o deputado.
Na reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural, na próxima semana, o deputado Dirceu Dresch vai propor a realização de audiência pública para tratar do assunto, com a convocação de autoridades e representantes da empresa. 

Fonte: http://www.jdv.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=12895&Itemid=63

Avião agrícola cai em Corupá, Norte de SC, e piloto fica ferido

24/02/2012 | 10h49 - Atualizada em 24/02/2012 | 11h26

Acidente foi na região de Rio Paulo Pequeno, no interior do município

Um avião agrícola que fazia a pulverização na plantação de bananas em Corupá, Norte do Estado, caiu na manhã desta sexta-feira região de Rio Paulo Pequeno, no interior do município.

Giovani Z.Rodegheri, de 26 anos,teria sofrido ferimentos graves. Giovani fraturou as pernas e clavícula. Ele é natural de Erechim (RS) e trabalhava na pulverização de uma plantação de banana.

As causas do acidente serão investigadas. Uma equipe do Serviço Regional de Prevenção de Acidentes Aéreo de Canoas (RS) foi informada do acidente e deve se deslocar para Corupá para investicar a queda do avião

No começo do ano passado,o piloto Rudival Moreira da Silva, 38 anos, morreu na queda de avião agrícola na cidade.

Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2012/02/aviao-agricola-cai-em-corupa-norte-de-sc-e-piloto-fica-ferido-3674670.html 

 

TRABALHADORES DA WEG QUÍMICA PODEM PARAR POR MELHOR SALÁRIO


Jaraguá do Sul

Do Jornal Absoluto - Editado por Adelmo Luiz Müller (DTR/PR/2564)

Os trabalhadores da Weg Química ameaçam entrar em greve caso a empresa não conceda aumento imediato de 10% aos salários. A reivindicação foi levada ao Sindicato dos Trabalhadores Químicos, Plásticos, do Papel e da Borracha de Jaraguá do Sul e Região (Sintiquip), através dos diretores de base, Mário Pomincinski e Bruno Schroegler. A intenção dos trabalhadores – são cerca de 500 na unidade de Guaramirim - é receber o aumento antes da data-base da categoria, em 1º de agosto, e que esse reajuste não seja caracterizado como antecipação salarial. "O salário é muito baixo e os trabalhadores querem aumento já, não aceitam esperar mais", avisa o presidente do Sintiquip, Sérgio Luís Ferrari. O Sindicato está orientando os trabalhadores para que primeiramente esgotem as chances de negociação e, para tanto, convocou uma reunião com a diretoria da empresa para hoje, às 13 horas, na sede do Sindicato (José Leier, 388). Devem estar presentes, além de uma comissão de trabalhadores, o diretor técnico do Dieese em Santa Catarina, José Álvaro Cardoso e os dirigentes sindicais dos Químicos, no estado, ligados a Fetiesc (Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina). "Vamos ouvir a proposta patronal e tentar negociar", antecipa Ferrari. A primeira reunião com o patrão aconteceu dia 21 de fevereiro, quando o Sindicato apresentou as reivindicações dos trabalhadores. O presidente do Sintiquip informa ainda que os trabalhadores da Weg Química fazem muitas horas extras e inclusive retornaram das férias antes do previsto devido ao acúmulo de trabalho e a demanda de pedidos, o que caracteriza uma boa fase para a empresa, que no final do ano passado investiu na compra de nova unidade, em São Paulo, e planeja nova aquisição de empresa do Rio de Janeiro. "Ao contrário do que está acontecendo na Europa, o Brasil vive um bom momento econômico e os trabalhadores devem ser reconhecidos", afirma Ferrari, citando que o estopim do movimento foi o pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) repassado aos trabalhadores e considerado muito aquém das expectativas.

_________________________________________________________________________________

Diretoria da WEG e sindicato se reúnem nesta sexta-feira para negociar salários

Data: 23/02/2012 17:40     
Rádio Jaraguá AM
 
Diretoria da WEG Química e sindicato dos trabalhadores se reúnem nesta sexta-feira para negociar salários. 
Ouça mais informações com Rogério Tallini no site da Rádio Jaraguá AM:

Católica de SC quer criar curso de medicina

24 de fevereiro de 2012  

Jaraguá do Sul - O reitor do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina, Robert Burnett confirmou durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional que a instituição inicia o processo para a instalação de um curso de medicina em Jaraguá do Sul, que deve estar concluído em três anos, pelo menos.
Segundo ele, é importante que a instituição obtenha as informações sobre os serviços que cada hospital da região oferece para adequação à grade do curso. A atividade de campo dos futuros acadêmicos será feita em hospital que atende pelo SUS. Burnett comentou que assim que foi divulgado o interesse da Católica de SC em implantar curso de medicina já surgiram vozes contrárias, já esperadas, mas que isto não irá demovê-la de seguir adiante com o projeto.
“Sabemos que será uma luta difícil, mas vamos enfrentá-la”, falou no Conselho Regional, do qual agora é membro. 

Fonte: http://www.jdv.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=12914&Itemid=15

Em Santa Catarina: produção do Stark sai de Joinville e vai para Sobral no primeiro semestre de 2012

Incentivos fiscais e proximidade dos mercados consumidores são motivos da transferência

A Tecnologia Automotiva Catarinense (TAC), que fabrica jipe 4 x 4, vai se instalar em Sobral, no interior do Ceará. A empresa assinou protocolo de entendimento com o governo do Estado nordestino em fevereiro de 2012.

A companhia ainda ocupa espaço dentro do Perini Business Park, em Joinville. 

"Em 15 de março, os acionistas vão confirmar, em assembleia, a decisão de se transferir para o Estado nordestino. E iniciar produção por lá em junho", diz o presidente Neimar Braga.
Neste mesmo mês deve rescindir o contrato com o Perini. Desde o começo de 2011, a TAC já analisava alternativas de se mudar. Avaliou propostas do Amazonas, Ceará e Bahia. 

Em questão, os incentivos fiscais e proximidade dos mercados consumidores.




Em Sobral, a TAC vai fabricar o Stark IRV e atender a clientes, principalmente, do Nordeste, Sudeste e Centro-oeste. Há empresários cearenses interessados em investir no empreendimento.

O prédio onde vai operar a montadora já está sendo adaptado. A TAC foi concebida em 2001, e em 2004, o primeiro protótipo foi apresentado na Fiesc. A partir de janeiro de 2010, a TAC Motors entrou em fase operacional no Perini. A meta era produzir 12 carros por mês. Em Sobral, pretende produzir 60 veículos por mês. E, no longo prazo, atingir 3 mil unidades por ano.

Recursos públicos em SC
Para surgir em Santa Catarina, a partir de um conceito de veículo off-road 4 x 4, concebido pelo ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina José Fernando Xavier Faraco e alguns poucos sócios, a empresa recebeu, até, recursos da SCParcerias.

O braço de investimentos do governo catarinense detém 14% de participação acionária no negócio.

Fonte: http://revista.pensecarros.com.br/especial/sc/editorial-veiculos/19,521,3673308,Em-Santa-Catarina-producao-do-Stark-sai-de-Joinville-e-vai-para-Sobral-no-primeiro-semestre-de-2012.html