domingo, 26 de fevereiro de 2012

Incêndio destrói base de pesquisa brasileira na Antártida


Por Felipe Zmoginski, de INFO Online 
• Sábado, 25 de fevereiro de 2012 - 17h41



Wikimedia Commons
Base Comandante Ferraz: incêndio prejudica pesquisas brasileiras
São Paulo - Uma explosão, seguida de incêndio, destruiu a base de pesquisas que o Brasil mantinha na Antártida. O acidente matou dois militares da Marinha e desalojou a equipe de 59 pessoas composta por cientistas, biólogos e militares que viviam no local.
De acordo com a Marinha, uma falha ainda não identificada nos geradores de energia que alimentam a estação brasileira no polo sul causou uma explosão. Uma hipótese é que o diesel contido nos reservatórios dos geradores tenha se espalhado pela base destruindo as instalações brasileiras no continente gelado.
Em nota, a Marinha confirmou a morte do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos. Segundo a equipe brasileira de biólogos, além das vidas perdidas, os danos causados pelo incêndio são incalculáveis. Pesquisas feitas com a fauna Antártida foram totalmente destruídas.
Em breve nota, a Marinha, instituição responsável pela manutenção da base brasileira, afirma que todo efetivo nacional mantido na Antártida foi removido para Punta Arenas, cidade no extremo sul do Chile. Uma aeronave da Força Aérea Brasileira deve deixar o Rio de Janeiro para resgatar os brasileiros no Chile.
Neste sábado, venta e neva na região da base brasileira, o que impede técnicos da Marinha de retornarem ao local do acidente para investigarem melhor as causas da tragédia. "Assim que as condições meteorológicas permitirem, a Marinha, com apoio de navios chilenos, enviará uma equipe  à base brasileira para avaliar os danos causados à estrutura da Estação", informa a nota oficial.
Além de 30 pesquisadores, viviam na Estação Comandante Ferraz, um alpinista, representantes do Ministério do Meio Ambiente e 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Todos já deixaram a Antártida e estão em segurança no Chile, informa a Marinha.
O foto destruiu totalmente a base, que além de cozinha e dormitório, mantinha laboratório de pesquisas biológicas e climáticas, biblioteca e oficinas para manutenção de embarcações.
O Brasil mantém uma base na Antártida desde 1954. Um inquérito militar irá apurar as causas do incêndio.

Homem atropelado por rodado de caminhão


Um acidente um tanto quanto "inusitado" quase acaba em tragédia em Guaramirim.
 Tudo aconteceu na noite de ontem (24) quando um homem segui pela SC 413 com sua bicicleta, momento em que foi atingido por um rodado de caminhão que se soltou de uma carreta que passava pelo local .
 O homem foi atendido pelos bombeiros e encaminhado ao hospital com suspeita de fratura em uma das pernas, já o caminhoneiro após perceber que estava sem dois pneus retornou para o local dos fatos.








Rádio Brasil Novo
Fonte: http://www.radiobrasilnovo.com.br/galeria-fotos/351/Homem-atropelado-por-rodado-de-caminhao

Haitianos chegam a Jaraguá

21 de fevereiro de 2012. | N° 1408


Seis haitianos chegaram na sexta-feira a Jaraguá do Sul. Zephirin Guimps, 29; Windel Deronvil, 30; Allin Joseph, 34; Lindor Jesumaitre, 23; Nicolas Antoine, 36; e Patrick Mlyssle, 30, chegaram ao Brasil em busca de emprego para ajudar familiares que ficaram no Haiti após o terremoto de janeiro de 2010, que destruiu o país, deixando mais de 200 mil mortos e três milhões de pessoas desabrigadas.

Em Jaraguá, eles trabalharão em uma empresa de embalagens. Segundo o empresário Luiz José Stinghen, 55 anos, foi por meio da imprensa que ele soube da situação dos haitianos no Acre e resolveu ajudar.

“Eles são muito educados, inteligentes e dispostos a aprender. Muitas vezes, temos pessoas que têm tudo aqui perto e não têm a mesma disposição”, comenta. A empresa paga a eles um salário de R$ 710, mais aluguel, café da manhã e almoço. Todos passarão por um treinamento antes de iniciar os trabalhos na fábrica.

Desde 12 de janeiro, o Conselho Nacional de Imigração passou a limitar em cem o número de vistos concedidos aos haitianos. Eles também deverão comprovar se estão trabalhando para conseguir a renovação do visto.





LUCIO SASSI




A Notícia
Fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a3670236.xml&template=4187.dwt&edition=19040&section=2000

SINDICATO E WEG QUÍMICA NÃO CHEGAM A ACORDO


24 DE FEVEREIRO DE 2012


Proposta de antecipação salarial de 3% foi rejeitada

Não houve acordo na segunda reunião entre dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Químicos (Sintiquip) e representantes da Weg Química, realizada na tarde desta sexta-feira (24). De acordo com o sindicato, o gerente de Recursos Humanos do grupo Weg, Jonas Schmidt, e a assessora jurídica, Sinara Sansen, ofereceram 3% de reajuste salarial, a partir de 1º de março, a título de antecipação da data-base da categoria, em 1º de agosto. Até o momento, a variação da inflação/INPC está em 2,81%. A proposta foi imediatamente rejeitada pelos dirigentes sindicais: "Os trabalhadores não querem antecipação, a proposta está longe da expectativa, não temos como defendê-la em Assembleia", resumiu o presidente do Sintiquip, Sérgio Luís Ferrari, reforçando que "a reivindicação dos trabalhadores é de 10% de reajuste salarial". Nova reunião está agendada para terça-feira (28) à tarde - ainda sem horário definido.

NOTA EMITIDA PELA EMPRESA: Jaraguá do Sul, 24 de fevereiro de 2012 

Em relação à negociação com o Sindicato dos Trabalhadores Químicos, Plásticos, do Papel e da Borracha de Jaraguá do Sul e Região (Sintiquip), a WEG vem a público esclarecer alguns fatos. A WEG é uma empresa que valoriza seus colaboradores, investindo constantemente em melhoria do ambiente de trabalho, pagamento de salários e benefícios acima da média de mercado. Alguns números ajudam a entender melhor a atual situação.

§ O salário médio dos colaboradores da WEG Tintas já é 62,18% acima do piso da categoria;

§ Nos últimos 4 anos, a folha de pagamento da WEG Tintas teve um aumento de 8,17% a mais do que a receita operacional bruta.

§ Em 2011, 43,92% dos colaboradores da WEG Tintas tiveram aumento salarial, através de promoções e enquadramentos, além da convenção coletiva;

§ A participação nos resultados relativa a 2011 foi de 1,85 salários, 65% maior que a média das empresas da região.

Em virtude do atual cenário de aumento de competitividade internacional no Brasil e consequente redução das margens de lucro das empresas, a WEG apresentou sua contraproposta ao Sintiquip, confiando na avaliação criteriosa e justa da entidade e no bom andamento das negociações. A WEG acredita que essa iniciativa, além de demonstrar sua boa vontade em negociar, atende plenamente aos anseios de ambas as partes, mantendo o compromisso com a qualidade de vida dos colaboradores e suas famílias e contribuindo para a manutenção de importantes postos de trabalho na região.

Andressa C. Pereira - Comunicação Institucional

Vítimas de assalto mantidas como refém em Massaranduba


Três homens invadiram um sítio na manhã dessa sexta-feira (24), na localidade de Guarani-Açú, na SC-474, em Massaranduba
Carolina Carradore
Publicado 24/02/2012 às 17:48:19

Três homens invadiram um sítio na manhã dessa sexta-feira (24), na localidade de Guarani-Açú, na SC-474, em Massaranduba.
Encapuzados e armados com faca, espingarda e uma pistola, o trio rendeu o caseiro de 51 anos. Em seguida, o proprietário do local também foi amarrado e preso em um dos cômodos. Os criminosos fugiram levando joias, U$3mil e um valor em real não contabilizado pela vítima. Até o momento, a polícia não tem pista dos assaltantes. 

Adolescente morre ao bater bicicleta em poste em Jaraguá do Sul


24/02/2012 | 18h06min

Gilberto Zanotti, 15 anos, estava indo estudar na escola Holando Marcelino Gonçalves

Por volta das 12h45 desta sexta-feira, o adolescente Gilberto Zanotti, 15 anos, estava descendo de bicicleta o morro da Águas Claras quando perdeu o controle e bateu de frente com um poste na Rua Ribeirão das Águas Claras, na Ilha da Figueira.

Ele estava indo estudar na escola Holando Marcelino Gonçalves (Homago) onde cursava o 1º ano do Ensino Médio no período vespertino.

O adolescente sofreu traumatismo craniano, com perda de massa encefálica e fratura no punho. Ele chegou a ser socorrido pelo SAMU, mas ao chegar no Hospital São José, não resistiu aos ferimentos.

Gilberto morava com o pai, quatro irmãos e a madrasta. Ele será velado na Capela Mortuária da Vila Lenzi, das 19 às 21h, e depois o corpo será levado para Toledo (PR), local onde a mãe mora e que o adolescente será sepultado.

A NOTÍCIA 

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3675014.xml 

Geração de emprego - Jaraguá do Sul registra o pior resultado em Santa Catarina


Em janeiro deste ano, a cidade fechou com saldo de 442 postos de trabalho a menos
Alexandre Perger
Publicado 25/02/2012 às 01:51:25 - Atualizado em 25/02/2012 às 01:58:54


Até 25 de janeiro deste ano, 566 funcionários foram desligados pelo sindicato. (Foto: Eduardo Montecino)
Em janeiro deste ano, Jaraguá do Sul registrou o pior índice de geração de emprego em Santa Catarina, com saldo negativo de 442. 
Os dados são do Ministério do Trabalho, que divulgou a pesquisa na quinta-feira, dia 23. No geral, Santa Catarina fechou o mês com um saldo positivo de 16,4 mil novos empregos criados. 
O motivo para esse resultado negativo, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Célio Bayer, é o fechamento da Seara, que aconteceu no fim do ano passado. Bayer explica que isso ocorre porque a empresa deu férias coletivas para os funcionários em dezembro do ano passado e os demitiu em janeiro deste ano. 
“No mês que vem, Jaraguá deve fechar com o saldo positivo”, adianta Bayer.
No Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação não há tanto otimismo. O tesoureiro da entidade, Vicente Pereira, acredita que será difícil outra empresa desse porte entrar na cidade e recuperar os postos de trabalho, pela falta de mão de obra qualificada.
De acordo com Pereira, até 25 de janeiro deste ano, 566 funcionários da Seara foram desligados. “No momento, não temos nenhuma expectativa de recuperação, acredito que esse saldo negativo deve durar mais algum tempo”, lamenta o tesoureiro.
Para o sindicalista, a solução seria que alguma empresa comprasse o parque fabril da Seara.

Tudo pronto até março


Adequações exigidas pela Vigilância podem colocar unidade em funcionamento

A entrega da reforma do Pronto-atendimento de Massaranduba está prevista para o dia 5 de março. A obra começou em novembro de 2011 e foi feita para atender a exigências da Vigilância Sanitária do Estado. Depois do término das obras, a Vigilância fará vistoria, e a previsão é de que o atendimento comece no mês que vem.

A estrutura do PA fica anexa ao Hospital Municipal, que ainda não está em operação. Durante as reformas, os atendimentos foram feitos nos fundos do prédio do hospital. O setor atende a uma média de 80 pacientes por dia.

Entre as melhorias realizadas, foram feitos alargamentos das portas; ampliação em cerca de 40 metros em uma área de internação; a forração foi melhorada; e aparelhos de ar condicionado foram instalados. O acesso da ambulância também foi alterado. Ao invés de ser na parte frontal, como ocorria antes da reforma, será na lateral direita do prédio.

Além desse trabalho, o município também vai lançar, até o final de março, a licitação para a contratação de uma empresa para a reforma do Hospital Municipal. O prédio, inaugurado no final de 2008, não atendeu às exigências da Vigilância Sanitária. A Prefeitura teve de fazer um novo projeto para seguir as normas sanitárias. Nessa melhoria está previsto o investimento de R$ 1,4 milhão.

LUCIO SASSI