quinta-feira, 1 de março de 2012

Balneário Camboriú pede desligamento da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí

29/02/2012 - 21h19min

Prefeito alega que falta apoio da entidade para assuntos da cidade

O prefeito Edson Piriquito (PMDB) encaminhou nesta quarta-feira um ofício à Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu (Amfri) pedindo que Balneário Camboriú seja desligada da entidade. Entre os motivos alegados por Piriquito estão os gastos do município com a associação e a falta de apoio para assuntos de interesse da cidade.

Em 2011, Balneário teria encaminhado mais de R$ 1 milhão à Amfri, segundo Piriquito. O repasse de cada um dos 11 municípios que fazem parte da entidade equivale a 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

As cidades também pagam um percentual sobre os consórcios a que se associarem. Balneário Camboriú faz parte dos consórcios de saúde e turismo e o prefeito ocupa o cargo de membro do Conselho Fiscal da entidade, segundo a assessoria de comunicação da Amfri.

O presidente da associação, Ademar Felisky (PMDB), prefeito de Ilhota, não foi localizado nesta quarta-feira para comentar sobre o pedido de desligamento. De acordo com a assessoria de comunicação, ele ainda não havia sido comunicado oficialmente.

A saída do município do quadro de associados poderá trazer consequências não só à arrecadação da Amfri, mas também a programas que incluem outras cidades da região. O consórcio de turismo, por exemplo, tinha Balneário como carro-chefe para atrair visitantes também para outros destinos regionais.

A entidade foi criada em 1973 para reunir os municípios da região e realizar ações de forma integrada, como a execução de projetos, programas de saúde, turismo e assistência social. Entre os associados estão Itajaí, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. 


JORNAL DE SANTA CATARINA 

Nota publicada pelo SINTIQUIP - Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Químicas de Jaraguá do Sul

Não se deixe intimidar

Noticias - Diretoria
Qui, 01 de Março de 2012 08:55



O SINTIQUIP conclama os trabalhadores da Weg Química a não se intimidarem, diante da pressão de chefias e gerentes, e se manterem firmes na luta por aumento salarial imediato de 10%, sem antecipação salarial.


No mesmo momento em que negociava com o Sindicato, a empresa colocou chefes e gerentes a serviço da opressão e da intimidação. Reuniu os trabalhadores, por setor, para tentar esvaziar um movimento que nasceu forte e autêntico, e jogar os trabalhadores contra o Sindicato.


A empresa também pressiona os diretores Mário Pomincinski e Bruno Schroegler. O Sindicato vai lutar até o fim para que o direito de organização sindical seja respeitado pela empresa e vai estar sempre ao lado dos trabalhadores.

Vamos entrar em greve, se necessário. O sentimento de indignação nasceu no chão de fábrica e o Sindicato tem o dever de defender os interesses dos trabalhadores.