domingo, 4 de março de 2012

PM de Guaramirim está de casa nova


Nova sede é ocupada desde ontem pelos 41 policiais que compõe a 2ª Companhia do 14º BPM
O Correio do Povo
Publicado 01/03/2012 às 10:21:08

Depois de cinco anos de impasse, a 2ª Companhia do 14º Batalhão da Polícia Militar -sede em Guaramirim-finalmente está de “casa nova”. As obras do quartel foram finalizadas e desde ontem o novo quartel está de portas abertas para o público externo. 
As mudanças iniciaram na segunda-feira e os próprios policiais auxiliaram nos trabalhos. Ainda tem muita coisa para ser colocada em ordem, mas o importante é que os 41 policiais militares de Guaramirim deixaram o local antigo e já estão acomodados na nova estrutura, localizada na Rua 28 de Agosto, 2895.
Com investimento de R$ 600 mil e construído em uma área de 300 metros quadrados, o quartel abriga a sala da corregedoria; sub-comando; sessão de comunicação social; sessão de trânsito; sala de sistema de monitoramento; sessão de apoio logístico; sala de depoimento; de operação de instrução, entre outros setores. A sede antiga tinha apenas 150 metros quadrados, espaço inadequado para realizar os trabalhos. “Depois de tanta luta, estamos de casa nova e teremos muito mais estrutura para trabalhar”, comemora o comandante da 2ª Companhia, major Jofrey dos Santos. A inauguração oficial ocorre dia 19 de março.

Entenda o caso

As obras da nova sede iniciaram em 2009 e deveriam ter sido entregues em outubro do mesmo ano. A luta para um novo local iniciou em 2007, quando o pelotão de Guaramirim tornou-se companhia. 
Desde então, as obras passaram por uma série de entraves. Um dos motivos da paralisação dos trabalhos seria a falta de um aditivo no contrato com a AJM, empresa que venceu a licitação no início do passado. 

Empresas passam a oferecer medidor de velocidade da internet fixa


Ação cumpre exigência da Anatel e deve constar nos sites das empresas

As maiores operadoras de internet fixa do país já estão cumprindo a determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de oferecer de graça, em seus sites, um software para medir a velocidade da internet.

O software está sendo entregue ao consumidor. O programa foi escolhido pela Anatel na última terça-feira e a obrigatoriedade vale para as empresas com mais de 50 mil acessos em funcionamento, o que atinge as operadoras Oi, Net, Telefônica, GVT, CTBC Telecom, Embratel, Sercomtel e Cabo Telecom.

A maioria das empresas oferece um link que direciona para o site do software que foi definido pela Anatel, o Speedtest, mas, segundo a assessoria de imprensa da agência, isso não contraria a determinação. O link para o programa de medição da velocidade deve estar na página inicial do site ou na página de venda de internet.

As operadoras também já estão cumprindo a exigência de disponibilizar, em seu portal, uma cartilha elaborada pela Anatel que explica o funcionamento e as finalidades do software de medição de velocidade.

Atualmente, a velocidade que é entregue aos usuários fica em torno de 10% do que é contratado, mas uma determinação da Anatel, que vale a partir de outubro, estabelece novas metas de qualidade. A velocidade instantânea da conexão não pode ser menor do que 20% do que for contratado em 95% das medições. Esse percentual vai passar para 30% depois de um ano e para 40% no ano seguinte.

Também haverá exigência de que as empresas entreguem uma média mensal de pelo menos 60% da velocidade contratada. Esse percentual vai aumentar para 70% em 2013 e para 80% em 2014.

AGÊNCIA BRASIL

Raios ascendentes são registrados pela primeira vez no Brasil

Com informações do INPE - 01/03/2012
Raios ascendentes são registrados pela primeira vez no Brasil
Os raios ascendentes foram gravados por uma câmera de alta velocidade, 
capaz de registrar 4.000 quadros por segundo.[Imagem: INPE/ELAT]
Raios inéditos
O Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) capturou pela primeira vez imagens de raios ascendentes no Brasil.
Quatro raios ascendentes que tiveram início a partir de uma das torres situadas sobre o Pico do Jaraguá, na cidade de São Paulo, foram registrados em um intervalo de apenas vinte minutos.
Eles foram gravados por uma câmera de alta velocidade, capaz de registrar 4.000 quadros por segundo. Estas observações poderão contribuir para aperfeiçoar as normas de proteção contra raios no país.
"Esta é a primeira comprovação de ocorrência de raios deste tipo no Brasil", afirmou Marcelo Saba, pesquisador do ELAT/INPE e responsável pelas observações.
O registro de quatro raios ascendentes foi algo que chamou a atenção dos pesquisadores.
Este é um número muito alto, ainda mais quando considerado o pequeno intervalo de tempo. Para comparação, no Empire State Building, edifício que foi construído com mais de 100 metros na cidade Nova Iorque, ocorrem em média 26 raios ascendentes por ano.
Raios ascendentes e raios descendentes
A grande maioria dos raios (99%) é nuvem-solo, ou seja, raios que se originam nas nuvens e chegam ao chão.
Apenas 1% dos raios é ascendente - partem de algo na superfície.
Esses percentuais apenas se alteram em locais específicos, construções muito altas, onde o número de raios ascendentes pode superar os raios nuvem-solo.
Os raios ascendentes são em geral artificiais, no sentido de responder às alterações ambientais produzidas pela atividade humana. Eles se originam devido a construções elevadas, como torres de telecomunicação, ou pára-raios de edifícios altos.
Os pesquisadores afirmam que estudos poderão estimar qual a frequência e quais as condições (como a altura das estruturas e os tipos de nuvens e tempestades) para que o fenômeno ocorra.
A pesquisa também poderá aprimorar os sistemas de detecção de descargas atmosféricas que monitoram a incidência de raios no Brasil.
Raios em turbinas eólicas
Em alguns países, como o Japão, raios ascendentes têm trazido grandes prejuízos quando atingem turbinas de geração eólica.
Como este tipo de geração de energia tem grandes chances de expansão e aplicação no Brasil, torna-se relevante intensificar as pesquisas no país, que apresenta a maior incidência de raios do mundo.
Poucos países possuem imagens deste fenômeno, entre eles os Estados Unidos, o Canadá, o Japão e a Áustria.
Ainda assim, há pouco conhecimento sobre a física e as características dos raios ascendentes, o que torna este registro ainda mais importante para as pesquisas.

Cegonheira derruba poste na Procópio Gomes

DOMINGO, 4 DE MARÇO DE 2012

Um caminhão-cegonha, carregado de ambulâncias causou estragos na fiação elétrica e de telefone em ruas de Jaraguá do Sul, na tarde de domingo. Ele arrebentou cabos telefônicos na Avenida Prefeito Waldemar Grubba, mas o estrago maior foi na Procópio Gomes de Oliveira, onde postes foram arrancados com a força do veículo. De acordo com o motorista, ele está entregando ambulâncias para prefeituras e outras instituições da região e tentava seguir viagem. A Polícia Militar fez a medição da altura da carga e constatou excesso de mais de 25 centímetros. A altura máxima permitida é de 4,70m e a carreta estava com 4,95m por causa da altura das ambulâncias. Para ser liberado, o motorista foi orientado a descarregar as ambulâncias do compartimento superior da carreta. Para continuar viagem sem mexer na carga, seria obrigado a informar todas as empresas de telefonia e de energia elétrica, além de tevê a cabo, para erguer os fios para a passagem do veículo. O motorista pediu aos policias para deixar a carreta estacionada num posto de combustíveis para regularizar a carga.


Fonte: http://www.jaraguanoticias.blogspot.com/2012/03/cegenheira-derruba-poste-na-procopio.html

Homem morre em acidente em Corupá


Valdeli Soares da Silva dirigia um Vectra verde sentido Jaraguá do Sul quando bateu em um Kadett

Um acidente na madrugada deste sábado para domingo, levou a morte um homem de 47 anos, em Corupá. Por volta das 2h10, o motorista Valdeli Soares da Silva dirigia um Vectra verde sentido Jaraguá do Sul, cidade que morava, pela BR 280, quando bateu com Kadett, na curva próximo ao Km 86,7. 

A batida fez o carro de Valdeli capotar para fora da pista e o levou a morte no mesmo instante. O motorista do outro carro, com o impacto, teve o carro levado para fora da estrada e o deixou ferido na cabeça e no antebraço direito. 

Assim que socorrido pelo Samu, o rapaz de 20 anos foi encaminhado para o hospital São José, de Jaraguá do Sul. Já o corpo de Valdeli Soares da Silva está sendo velado na Capela Mortuário de Jaraguá e o enterro está previsto para às 9 horas de segunda-feira no Cemitério da Vila Lenzi.

Homens armados assaltam boate em Guaramirim e atiram contra clientes


03/03/2012 | 14h48min


Um homem foi baleado no ombro
Dois homens que estavam na boate Styling, no bairro Corticeira, em Guaramirim, levaram R$ 2 mil em dinheiro do caixa e balearam um homem no ombro esquerdo. O assalto ocorreu por volta da meia-noite de sexta-feira.

A responsável pela boate relatou à polícia militar que os homens consumiram bebidas, perturbarem os clientes e agredirem uma funcionária da casa. Ela mandou eles embora e logo em seguida eles retornaram armados com uma espingarda e começaram a disparar contra o local.

As pessoas se esconderam nos banheiros e os homens levaram o dinheiro que estava no caixa e nas carteiras dos clientes. Um homem de 25 anos foi atingido por uma das balas. Antes de chamar atendimento ele embarcou em sua caminhonete foi até sua casa e de lá acionou os bombeiros.

Depois dos primeiros socorros os bombeiros o conduziram para o Hospital de Guaramirim. Os assaltantes fugiram com um carro e não foram localizados até o começo da tarde deste sábado.

A NOTÍCIA