terça-feira, 6 de março de 2012

Parlamentares cobram melhorias nas SC-416, 413, 474 e BR-280

Sem perceber grandes mudanças nas rodovias que cortam a região, a Avevi (Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu) começou a pressionar o governo do Estado em busca de melhorias

Alexandre Perger
Publicado 06/03/2012 às 11:41:04 - Atualizado em 06/03/2012 às 11:56:38
 
INSEGURANÇA Falta de acostamento foi um dos problemas apontados - (FOTO: Arquivo OCP)
Sem perceber grandes mudanças nas rodovias que cortam a região, a Avevi (Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu) começou a pressionar o governo do Estado em busca de melhorias. A primeira ação foi reunir, no último sábado, representantes da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional), Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu), além dos deputados Mauro Mariani e Carlos Chiodini. O objetivo do encontro foi esclarecer aos vereadores da região sobre investimentos previstos para as rodovias.

A gerente de Planejamento da SDR, Isaura Silveira, falou sobre duas obras que devem acontecer na região. A maior delas é a duplicação e construção de pontes, elevados e passarelas na BR-280 na região da Rodovia do Arroz. A outra é a pavimentação da SC-413 no trecho que liga Massaranduba a Luiz Alves. No orçamento do Estado até 2015 estão previstos R$ 400 mil para cada obra. Mas Isaura explica que esses valores devem aumentar conforme o processo for caminhando.

O presidente da Amvali, Luis Carlos Tamanini, relatou aos vereadores a atual situação do edital de licitação do projeto de duplicação do trecho urbano da BR-280, que vai da Ponte do Portal a Weg Química. De acordo com Tamanini, a licitação será aberta no dia 8 de março. A partir daí, a empresa vencedora comerá a elaborar o projeto.

O presidente da Avevi, Valmor Pianezzer, saiu frustrado da reunião, pois acredita que os investimentos previstos são insuficientes para contemplar tudo o que precisa ser feito nas rodovias. “Fiquei triste em saber que pouca coisa do que já solicitamos foi incluída no orçamento do Estado”, critica o presidente. A outra ação da Avevi será a elaboração de um documento com as principais reivindicações, que serão encaminhadas ao governo do Estado como forma de pressão. O vereador de Jaraguá do Sul, Jaime Negherbon, fala que os principais problemas são na sinalização, falta de acostamento e roçagem.

BR-280

Ao contrário do que o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio de Oliveira, prometeu em novembro do ano passado a uma comitiva formada por empresários e políticos de Jaraguá do Sul, a licitação não sairá em abril. O novo prazo dado pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) é para o segundo semestre deste ano. Em relação ao projeto, a promessa é de que fique pronto até junho deste ano. 
 

Gastar verba ou derrubar?

Implosão da ponte americana esta semana abriu a discussão sobre a restauração ou eliminação da Hercílio Luz, na Capital

A implosão da ponte norte-americana Fort Steuben Bridge, semelhante à Hercílio Luz, nesta semana, trouxe um questionamento: vale a pena gastar R$ 200 milhões para restaurar a mais antiga travessia da Ilha de Santa Catarina?



Para o presidente do Departamento de Infraestrutura (Deinfra), Paulo Meller, pôr ao chão uma ponte antiga da década de 1920 é uma filosofia “bem americana”. Em seis segundos, a ponte estaiada localizada em Ohio, nos Estados Unidos, foi derrubada. O vídeo foi postada no Youtube pelo próprio departamento responsável pela ação, a Ohio Department Transportation (Odot).

Em Santa Catarina já foram gastos R$ 100 milhões desde que a ponte foi interditada em 1982. Se for considerado o tempo desde que a manutenção começou, no início dos anos 1960, a cifra sobe para R$ 135 milhões.

– Não é mais útil, destrói e faz uma nova. Eles (os americanos) não levam em consideração o valor histórico. Já conversei com algumas empresas de lá especializadas em desmontar pontes. Eles não entendem por que tentamos manter uma com todos os gastos – conta Meller.

Mas o presidente do Deinfra garante que as obras na Hercílio Luz não param, a não ser por um pedido popular:

– Continuaremos a tocar a obra, mas essa é uma discussão que a sociedade catarinense deveria fazer. As associações comunitárias deveriam debater o assunto – acredita Meller.

No site do Diário Catarinense, vários internautas opinaram ontem sobre o assunto. A maioria se mostrou favorável à economia de verba pública. Alguns sugerem que deveria ser construída uma nova ponte no modelo da original. A minoria destaca a importância cultural e turística.

A travessia é um patrimônio histórico municipal, estadual e nacional. Conforme o presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Joceli de Souza, a Hercílio Luz registra um importante momento histórico e econômico do Estado, o qual Florianópolis corria o risco de perder o posto de Capital por falta de travessia.

– É um ícone da cidade e do país e deve ser preservada. Se em outros locais não dão importância, aqui nós nos preocupamos com a história de nossa gente – afirma Souza.

Para conseguir verba e completar a restauração, o governo do Estado encaminhou um projeto para captação de recursos pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. Entre os dias 13 e 15 de março, a proposta deve ser analisada pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic), em Florianópolis. O pedido é de R$ 78 milhões para terminar a estrutura provisória, que tiraria a ponte do risco de queda.

Caso consiga aprovação, a expectativa do governo é concluir a restauração em 2014.


Fonte: Diário Catarinense – Roberta Kremer – fevereiro/2012.



Nepotismo - Juíza pede exoneração de Ivo e Fedra Konell de cargos na Prefeitura de Jaraguá do Sul

Candida Brugnoli determinou ontem a destituição do marido da prefeita Cecília Konell que ocupa a Secretaria de Administração e da filha que está na direção do gabinete da Prefeitura de Jaraguá do Sul no prazo de 48 horas. Mandatária é acusada de descumprir a LOM.

O Correio do Povo
Publicado 06/03/2012 às 01:12:36 - Atualizado em 06/03/2012 às 01:30:02
 
Prefeita de Jaraguá do Sul, Cecília Konell é acusada pelo Ministério Público por prática de nepotismo. (Fotos: Arquivo OCP)
A juíza da Vara da Fazenda da Comarca de Jaraguá do Sul, Candida Inês Zoellner Brugnoli, determinou ontem à prefeita Cecília Konell que promova a exoneração do secretário de Administração, Ivo Konell, e da chefe de gabinete, Fedra Konell, dos seus cargos ocupados na Prefeitura de Jaraguá do Sul no prazo de 48 horas.
Ivo Konell, Secretário de Administração da PMJS
A mandatária não poderá nomear os referidos réus para qualquer outro cargo, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 5 mil, sem prejuízo de outras sanções. O prazo para responder à ação é de 15 dias, contados da juntada do mandado no processo. Não sendo contestada a ação no prazo marcado, será entendido que os réus aceitaram, como verdadeiros, os fatos articulados pelo autor na petição inicial.
A prefeita Cecília Konell é acusada pelo Ministério Público por prática de nepotismo ao descumprir a Constituição da cidade, a LOM (Lei Orgânica do Município), empregando o marido e a filha na administração pública.
Fedra Konell, Chefe de gabinete.
Essa decisão da juíza é resultado de uma representação protocolada pelo presidente do DCE, Luís Fernando Almeida, em 2011 na promotoria de Jaraguá. 
No mês passado, o promotor da Moralidade Pública, Ricardo Viviane, transformou essa representação em uma ação civil pública, pedindo a exoneração do marido e da filha da mandatária. Ele pediu ainda a condenação da prefeita por improbidade administrativa, a perda dos direitos políticos por três anos e multa até 100 vezes o salário recebido por eles. 
Ivo Konell soube da decisão da juíza ontem à noite pela coluna. Ele disse que irá se informar sobre a ação e tomar as medidas necessárias durante o dia de hoje.

Fonte: http://www.ocorreiodopovo.com.br/politica/nepotismo-juiza-pede-exoneracao-de-ivo-e-fedra-konell-de-cargos-na-prefeitura-de-jaragua-do-sul-1178063.html