quinta-feira, 5 de abril de 2012

Motorista sem carteira colide contra ponto de ônibus e capota o veículo no Jaraguá Esquerdo

Um veículo VW Gol com placas de Corupá foi flagrado na madrugada desta quinta-feira (5), por volta das 2h, transitando na contramão de direção pela Rua Marechal Deodoro da Fonseca, Centro de Jaraguá do Sul.
Uma Guarnição PM que patrulhava o local tentou orientar, mas foi ignorada pelo motorista, que tentou fugir em alta velocidade em direção ao bairro Jaraguá Esquerdo. Já na Rua João Januário Ayroso, o condutor perdeu o controle e bateu o carro contra um ponto de ônibus e em seguida devido ao excesso de velocidade, capotou.
O motorista de 25 anos de idade sofreu apenas ferimentos leves no rosto. Os policiais verificaram que ele não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e o veículo estava com o licenciamento atrasado.
Além das infrações, o condutor que cometeu crime de trânsito foi detido e levado à Delegacia de Polícia.
  
Informações :: Central Regional de Emergências
Texto & Publicação :: Soldado PM Jean Rudolf
Seção de Comunicação Social 14º BPM

Três hidrelétricas param por falta de água

04/04/2012 | 21h43min

 

Apesar da suspensão, empresas afirmam que não existe risco para o abastecimento de energia

Três hidrelétricas catarinenses estão parando suas operações devido a estiagem que atinge o Sul do país: Machadinho, Foz do Chapecó e Campos Novos. A paralisação foi determinada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) diante dos reservatórios muito baixos.
As três usinas têm um potencial instalado de 2,8 mil megawatts, que é praticamente a demanda de energia de Santa Catarina. No entanto, como a vazão de água oscila durante o ano, elas produzem em média a metade da potência instalada. Mesmo com a paralisação, o gerente das usinas de Itá e Machadinho, Elinton Chiaradia, diz que não há risco de falta de energia elétrica na região.

O motivo é que o sistema de fornecimento de eletricidade é interligado. Quando falta água no Sudeste, o Sul fornece mais energia e, quando há estiagem no Sul, a energia vem do Sudeste. Quem controla isso é justamente a ONS, que determina quanto cada hidrelétrica deve gerar.

A situação mais crítica em SC é em Machadinho, onde o reservatório está 14,4 metros abaixo do nível normal. Isso representa apenas 3% do volume útil para geração de energia. Quando a usina está funcionando com capacidade total, passam pelas turbinas 1,3 mil metros cúbicos por segundo. Nesta quarta-feira, dia 4, o volume que chegava ao lago era de apenas 110 metros cúbicos por segundo. A previsão é que as máquinas parem às 8h desta quinta.

Em Foz do Chapecó, a suspensão da geração deveria ocorrer entre quarta à noite e quinta. Mesmo com a interrupção da geração será possível manter a vazão mínima do Rio Uruguai, que evita a morte de peixes e garante a operação de balsas. Na Hidrelétrica de Campos Novos, as atividades pararam no início da semana. A concessionária vai aproveitar para fazer a manutenção das máquinas.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Economia&newsID=a3716986.xml