terça-feira, 5 de junho de 2012

Ônibus escolar de Corupá fica preso em alagamento e 20 crianças são resgatadas de canoa

05/06/2012 | 13h11min


Problema aconteceu no bairro Hansa Humboldt, depois que rio Itapocu transbordou

O incidente aconteceu na frente da casa do bombeiro voluntário Cristiano de Souza Silva, que estava de folga 
Lucio Sassi / Agencia RBS
 

Um ônibus escolar ficou preso numa rua alagada no bairro Hansa Humboldt, em Corupá, no final da tarde desta segunda-feira. As cerca de 20 crianças foram resgatadas de canoa pelos bombeiros voluntários e por vizinhos.

O problema ocorreu porque o rio Itapocu transbordou e a via foi atingida por cerca de um metro de água. O motorista do ônibus tentou passar, mas o veículo teve uma pane elétrica e parou.



GALERIA DE FOTOS: Veja imagens dos transtornos causados pela chuva no Norte de SC

 

O incidente aconteceu na frente da casa do bombeiro voluntário Cristiano de Souza Silva, 26 anos, que estava de folga. Ele usou uma velha canoa da família para retirar as crianças do ônibus e transportá-las para parte da via que não havia sido atingida pela água.

— Primeiro tirei nove crianças, depois voltei para buscar mais quatro—, relembra.

Apesar do susto, nenhum estudante se feriu. O nível do rio voltou ao normal na segunda-feira à noite e as aulas não foram canceladas.

A NOTÍCIA

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3780833.htm

Chuvas diminuem mas Defesa Civil continua em alerta

05/06/2012 10:10:00
 

A Defesa Civil de Jaraguá do Sul divulgou na manhã desta terça-feira (5) o “Relatório de Ocorrências do Evento de 4 de Junho de 2012”. As chuvas de domingo (3) até a manhã de hoje provocaram 12 deslizamentos em oito bairros do município, 12 alagamentos em nove pontos, quatro riscos de queda de árvore no Rau, Estrada Nova e Vila Baependi, além de queda de proteção lateral de ponte no Jaraguá Esquerdo.

De acordo com o diretor de Fiscalização da Defesa Civil, Ronis Roberto Bosse, “as chuvas de ontem (4) ultrapassaram o limite prudencial de 120mm, o que deixou a Defesa Civil e a comunidade em alerta para possíveis alagamentos, deslizamentos e inundações. Tivemos uma elevação significativa dos rios, principalmente o Itapocu, que atingiu 3,10m, chegando próximo do limite de 3,50m. Mas a partir das 22/23 horas ele começou a baixar. Pra nossa segurança, as chuvas que estavam previstas pra essa terça-feira (5) não se confirmaram. O volume de água está sendo baixo, o que tira um risco maior. Mas, continuamos em alerta em relação a deslizamentos, pois o solo está muito encharcado. Tivemos ocorrências pequenas. De danificação de vias, de guarda corpo de ponte, pequenos deslizamentos e algumas quedas de árvore, nada significativo em termo de valores. De um modo geral a situação se encaminha para a normalidade”.

Defesa Civil Jaraguá do Sul

http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/modules/news/article.php?storyid=6541

 

Chuchus gigantes viram atração em Schroeder, Norte de SC


Hortaliças nasceram no quintal de uma casa e pesam 1,5 kg e 2 kg

Dois chuchus gigantes, que pesam o dobro que o normal, viraram atração no bairro Braço do Sul, em Schroeder. Um deles tem cerca de 1,5 quilo e o outro, aproximadamente dois quilos.


Planta onde nasceram os chuchus gigantes foi adubada com esterco de ovelha e recebeu muita água.

Bernadete quer que pessoas vejam - Piero Ragazzi / Agencia RBS
 

Os vegetais de espécies diferentes foram colhidos há oito dias pela agricultora aposentada Bernadete Feliciano, 65 anos.

— Moro aqui há oito anos e nunca nasceram chuchus tão grandes—, afirma.

Segundo Bernadete, os vegetais da espécie menor colhidos no quintal da casa dela não ultrapassavam os 500 gramas. Já os do tipo maior teriam chegado a, no máximo, um quilo. Os pés onde os chuchus gigantes nasceram foram plantados há cerca de cinco anos. A aposentada, que costuma adubar a terra com esterco de ovelha, percebeu durante a floração que as frutas estavam maiores.

— Acho que eles ficaram assim porque eu molhei com bastante água. Há uns três meses, quando o tempo estava seco, todo dia eu molhava bem a terra com um lava-jato. Acho que isso ajudou a ficarem bonitos desse jeito—, conta a aposentada.

— Nunca tinha visto um chuchu desse tamanho. Os outros ficam pequenos perto dele—, acrescenta o companheiro dela, Alfonso Guckert, 76 anos.

O engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Agrícola (Epagri) de Schroeder, Ernildo Rowe, acredita que o solo seco e a irrigação podem ter contribuído para os chuchus ficarem maiores.

Ele acredita que o solo seco concentrou mais nutrientes, que foram absorvidos em maior quantidade pela planta devido ao grande volume de água. Segundo ele, a adubação com esterco de ovelha também deve ter “dado uma mãozinha” para a terra ficar saudável.

Apesar do tamanho fora do normal, os chuchus gigantes não devem trazer nenhuma surpresa para os moradores durante a refeição.

— A única diferença é que eles têm maior teor de água, mas o gosto e o benefício para a saúde são os mesmos—, afirma Rowe.

Bernadete ainda não sabe se eles vão virar salada para a família ou refeição para as ovelhas.

— Como eles aguentam cerca de um mês, não vou fazer nada por enquanto. Primeiro, quero que as pessoas vejam—, diz.  

 

A Notícia

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&newsID=a3780768.xml&channel=84&tipo=1&section=Geral

Chuva já chega a quase o esperado para todo o mês de junho em Jaraguá do Sul e região

Data: 05/06/2012 09:14

A chuva acumulou 139 milímetros de água no solo entre as zero e às 20h desta segunda-feira (4), em Jaraguá do Sul. O nível dos rios chegou aos três metros acima do normal até este mesmo horário, em locais como o Rio Cerro, na estação Malwee, que marcou 3,10 metros às 20h.

A localidade da Tifa dos Húngaros ficou isolada às 18h40, por causa da água que invadiu a pista, formando uma lagoa no meio da rua de acesso à localidade.

No mesmo horário, os bombeiros de Jaraguá do Sul foram acionados para isolar o acesso de pedestres sobre a Ponte do Trabalhador, entre os bairros Figueira e Vila Lalau. Uma tubulação se rompeu embaixo da cabeceira e a força da água fez se deslocar uma parte da proteção lateral da ponte.

Em várias regiões, o acumulado de água superou os 120 milímetros, medida de alerta máximo para a Defesa Civil. Ao mesmo tempo, a recomendação da Defesa Civil era que moradores situados em áreas alagáveis levantassem seus pertences. Residentes em áreas de risco se alojassem em casa de parentes ou amigos. Qualquer anormalidade, como inclinação de poste, rachadura de muros e residências ou trinca de terreno, deve ser comunicada à Defesa Civil, pelo telefone 199, ou aos Bombeiros, 193.

Algumas instituições de ensino suspenderam as aulas na noite de ontem por causa da chuva. A CatólicaSC, por exemplo, atendeu à orientação da Defesa Civil e suspendeu as aulas na noite de hoje. O mesmo aconteceu com o Instituto Federal - campus Geraldo Werninghaus.

Em Corupá, houve alagamentos em alguns pontos da cidade, no fim da tarde de ontem, como na Vila Isabel, Pedra de Amolar e Poço D'anta. Houve ainda uma queda de barreira na BR 280, e um resgate de estudantes em um ônibus que parou no meio de um alagamento. Ninguém se feriu, conforme explica o bombeiro Carlos.

Em Guaramirim, até as 20h de ontem, bombeiros e Defesa Civil não haviam registrado nenhuma ocorrência. No entanto, a preocupação aumentava por conta do nível dos rios que abastecem o Itapocu, que não baixavam.

Em Massaranduba, a situação também era considerada dentro do controle até às 20h.

A partir desta quarta-feira, chega o frio extremo ao Sul do Brasil, segundo o engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho do Prado. O período mais rio começará no fim da noite de quarta-feira e se estende até o amanhecer de sábado. Há previsão de formação de gelo em trechos das rodovias altas do RS, SC e Sul do PR entre o fim da noite de quarta ao amanhecer de sábado. Maior risco de gelo na pista na região de São Joaquim-SC até Vacaria-RS. Nos locais mais frios, baixadas e vales, destas áreas, há potencial de temperaturas mínimas entre -8/-13 em SC e RS. Em termos de chuva, ainda tem risco de chuva moderada a forte no nordeste de SC, maior nas áreas próximas ao PR. A geada, no topo da serra, poderá ser tão intensa a ponto de queimar as pastagens cultivadas, prejudicando ainda mais a pecuária.

Radio Jaraguá AM

http://www.jaraguaam.com.br/index/view?id=23291

Maior chuva do ano alaga Jaraguá do Sul (SC)

4 junho 2012
A chuva intermitente que começou a cair em Jaraguá do Sul, no nordeste de Santa Catarina, ainda na madrugada desta segunda-feira (4), acumulou em 24 horas, 147,8 milímetros em uma estação meteorológica automática na Zona Sul, na região do bairro Rio do Cerro sendo esta, a maior precipitação em um período de 24 horas na cidade este ano até o momento.
Segundo informações obtidas com a Defesa Civil, diversos pontos de alagamentos foram computados na cidade, principalmente no bairro Jaraguá 99 e próximo ao Parque Malwee. Trechos da rodovia estadual SC-416 também ficaram alagados sentido Pomerode. Um ônibus ficou preso sobre uma rua inundada e o Corpo de Bombeiros fez a retirada de pelo menos 15 estudantes. Alguns deslizamentos de terra foram computados no período da noite.



(Imagem: Andressa Dionei – Brenda M. Ribeiro – Daniel Oldenburg – Guilherme Wiszniewski – Jeferson Jair Paraguaio – João Victor – Marciano Pereira – Nathália Piseta – Plantão Policial – Piero Ragazzi – Rafael Kiatkowski)

Fonte: De Olho No Tempo – Meteorologia
http://deolhonotempo.com.br/site/maior-chuva-do-ano-alaga-jaragua-do-sul-sc/

Rio transborda em Corupá (SC)


4 junho 2012
A chuva intensa que atingiu o Vale do Itapocu, no nordeste de Santa Catarina nesta segunda-feira (4) provocou muitos transtornos aos moradores de Corupá. Os rios e córregos que cortam o município transbordaram após quase 150 milímetros de chuva em 24 horas, onde casas e estabelecimentos comerciais ficaram completamente alagados. Em algumas propriedades rurais do município, a água subiu tanto que animais foram arrastados pela correnteza.


(Imagem: Kerol Shünke – Natalicio Stachewski)

Fonte: De Olho No Tempo – Meteorologia
http://deolhonotempo.com.br/site/rio-transborda-em-corupa-sc/