segunda-feira, 9 de abril de 2012

Azimute inicia o projeto de duplicação da BR-280 (trecho urbano)

08 de abril de 2012
Jaraguá do Sul – A Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) realizou no dia 2 de abril assembleia geral, em sua sede, onde o principal objetivo foi a entrega da ordem de serviço para a Azimute Consultoria e Projetos de Engenharia para a elaboração do projeto básico de engenharia rodoviária para adequação, duplicação, melhoramentos e restauração dos 8,6 quilômetros do trecho urbano da BR-280, desde o futuro elevado no acesso aos Bairros Vieira e João Pessoa até um pouco além do trevo de intercessão com a Rodovia do Arroz.
O ato foi prestigiado por prefeitos, vereadores, deputados Mauro Mariani e Carlos Chiodini, mais Dieter Janssen que assumiu na tarde de terça-feira na Assembleia Legislativa, representantes de entidades empresariais e técnicos. A Azimute venceu a licitação para realizar o projeto básico pelo valor de R$ 490.768,22 e tem 150 dias para entregar, prazo que pode ser prorrogado em caso de intempéries ou outros problemas detectados durante a execução.
Todos destacaram a importância da obra pela situação caótica do trânsito que não se restringe mais aos horários de pico. A dificuldade de mobilidade está engessando o desenvolvimento da região. Com o projeto básico dentro do padrão Deinfra a Amvali vai encaminhar pedido de recursos ao Estado para a execução da obra.
É a prioridade um que o Estado deve bancar, conforme garantia do governador Raimundo Colombo. 

Projeto do elevado de Guaramirim será feito em paralelo - Paralelamente ao projeto básico de duplicação dos 8,6 km do trecho urbano entre Jaraguá do Sul e Guaramirim, deve ser contratado o projeto executivo do elevado no trevo principal de acesso a Guaramirim, dentro do padrão DNIT. São projetos distintos. O deputado Mauro Mariani explicou que existe emenda ao orçamento da União da bancada federal catarinense para este ano, no valor de R$ 20 milhões para investimentos na BR-280, fora a verba orçada pelo DNIT.
A ideia é utilizar esses recursos para construir o elevado, que independe da duplicação do trecho especificado. O parlamentar peemedebista fez um alerta à assembleia de que ouviu rumores nos gabinetes palacianos, em Brasília, de que o projeto executivo da duplicação da BR-280, de São Francisco a Jaraguá do Sul (Nereu Ramos) não ficaria pronto em abril, conforme informação inicial do Ministério dos Transportes.
Mariani disse que é preciso fazer pressão e que protocolará pedido de audiência para verificar de perto a situação. Reiterou que a união de forças é essencial nesse momento. “Temos de ser convergentes em nossos propósitos, somando e não dividindo esforços”. 



Fonte: http://www.jdv.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=13432&Itemid=15