terça-feira, 10 de julho de 2012

Bolívia processará revista Veja por reportagem sobre drogas

09/07/2012 - 19h11

Publicação brasileira baseou reportagem em relatórios de inteligência da polícia boliviana não identificados

O governo boliviano anunciou nesta segunda-feira (09/07) que processará a revista Veja, após texto da publicação apontar suposto envolvimento do ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, com um narcotraficante brasileiro. A revista brasileira indicou - baseada em relatórios de inteligência da polícia boliviana não identificados - que o criminoso havia se reunido com Quintana em 2010 na cidade boliviana de Santa Cruz (leste) quando este era diretor da Ademaf.

"O governo anunciou a sua decisão de processar a revista
Veja para que prove as afirmações contidas em um artigo que consideramos difamantes contra autoridades do governo", afirmou a ministra de Comunicação, Amanda Dávila, segundo o portal de notícias governamental ABI (Agência Boliviana  de Informação).

"Será aberto um processo penal contra a revista pela forma insidiosa e  infame com que publicou um artigo que não tem pé nem cabeça, que se baseia em um suposto informe da polícia, mas que na realidade foi orquestrado por Roger Pinto (senador opositor) e todos seus apoios no Brasil", completou a ministra.

O Ministério da Comunicação ressaltou que a Veja publicou um artigo que "envolve o ministro da Presidência boliviana, Juan Ramón Quintana, e a diretora da Agência para o Desenvolvimento das Macrorregiões e Zonas Fronteiriças (Ademaf) em Beni, Jessica Jordán, com o narcotraficante brasileiro Maximiliano Dorado Munhoz Filho".

A ministra ainda comentou que a
Veja é considerada um "fenômeno" dentro do jornalismo latino-americano pela forma como apresenta suas reportagens, em sua opinião, "escandalosos e sem nenhuma base ou rigor jornalístico. Segundo ela, a "Veja é o modelo e o exemplo de antijornalismo, de como se pode escrever sem nenhuma fonte."

Quintana, colaborador próximo do presidente Evo Morales, até agora não fez comentários a respeito. Segundo dados das Nações Unidas, a Bolívia é o terceiro produtor mundial de cocaína, depois de Peru e Colômbia, e boa parte de sua produção chega aos mercados brasileiros e europeus.

OPERA MUNDI

Três cidades de SC querem ser donas do Morro da Igreja, o mais gelado do Brasil

10/07/2012 | 07h25

Localizado em Bom Jardim da Serra, o ponto turístico tem acesso pela vizinha Urubici

Três cidades de SC querem ser donas do Morro da Igreja, o mais gelado do Brasil Alvarélio Kurossu/Agencia RBS
Vista do topo do Morro da Igreja, o segundo mais alto de Santa Catarina Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS
Pablo Gomes


A rápida ocorrência de neve registrada na noite do último sábado, na Serra Catarinense, foi o suficiente para levantar uma discussão: a quem pertence o Morro da Igreja, ponto habitado mais alto — cujo topo está a 1 mil e 822 metros acima do nível do mar — e um dos principais cartões postais do Sul do Brasil?

Para alguns, o Morro da Igreja é da Força Aérea Brasileira (FAB), já que, lá no alto existe, uma base do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta). Para outros, a propriedade é do Parque Nacional de São Joaquim, unidade de conservação federal criada em 1961 e vinculada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Quem vai para a Serra, geralmente associa o Morro da Igreja ao município de Urubici, que sempre o explorou turisticamente e há anos ganha os louros do lugar. O que poucos sabem: o ponto, visitado por cerca de 100 mil pessoas todos os anos, é território é da vizinha Bom Jardim da Serra.

Historicamente, Urubici sempre levou a fama pelo Morro da Igreja. Não apenas pela beleza do lugar, que forma um dos maiores conjuntos de cânions do mundo, como também pelas baixíssimas temperaturas registradas durante o inverno e, principalmente, pelas ocorrências de neve.

Mas os moradores de Bom Jardim da Serra nunca se conformaram em ver algo que é seu ganhar destaque como sendo de outros. Há um ano, a prefeitura procurou o governo de SC para pedir um posicionamento oficial sobre os territórios. Em 17 de novembro de 2011, a Secretaria de Estado do Planejamento emitiu um parecer técnico no qual confirma: o pico do Morro é ponto comum entre Bom Jardim da Serra, Urubici e Orleans.



Base da Aeronática e estação ficam em Bom Jardim da Serra
A base da Aeronáutica, a área onde os turistas contemplam a paisagem e a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estão em Bom Jardim da Serra. A misteriosa Pedra Furada, alvo das fotografias pertence ao município de Orleans.

— Apoiamos o turismo regionalizado, mas queremos marcar o nosso território, e o topo do Morro da Igreja nos pertence — disse o secretário de Planejamento da prefeitura de Bom Jardim da Serra, Áureo Ribeiro Cassettari.



Urubici não teme perdas
Com o reconhecimento do topo do Morro da Igreja para Bom Jardim da Serra, o que muda, na prática, é a maior visibilidade ao município. Mas, como explica o chefe do Parque Nacional de São Joaquim, Michel Omena, o principal acesso ao Morro da Igreja continua sendo por Urubici, cujo prejuízo, se houver, será apenas de propaganda. A aeronáutica, por ser um órgão da União, não paga impostos a por ter a base no morro.

— Não importa o município, o Morro da Igreja é do Parque Nacional de São Joaquim, é patrimônio da região. Qualquer obra ou investimento depende da nossa autorização ou da Aeronáutica. O que as prefeituras precisam é de bons secretários de turismo e boa divulgação das cidades, e não de disputas — pondera Omena.

O prefeito de Urubici, Adilson Costa, admite que o topo do Morro da Igreja pertence a Bom Jardim da Serra, mas destaca que 95% do complexo está no território urubiciense. Nos próximos dias, uma estação meteorológica oficial do Ciram será instalada no morro, num ponto que pertence a Urubici.

— Não questionamos a decisão. Somos solidários e podemos ser parceiros para trabalhar o turismo.



 

Idosa joga café quente no rosto de homem que invadiu a casa dela em Jaraguá do Sul

10/07/2012 | 08h55min

 

Rapaz, que possivelmente queria furtar, fugiu e não foi localizado pela polícia

Um homem de aproximadamente 20 anos invadiu a casa de uma idosa de 83 anos, no bairro Chico de Paulo, em Jaraguá do Sul, possivelmente para furtar.

A mulher estava fazendo café quando percebeu o rapaz dentro de casa e jogou a bebida quente no rosto dele. O homem fugiu e até o momento não foi localizado pela polícia.


A NOTÍCIA
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3816735.xml

 

Buraco mais fundo da Terra começará a ser perfurado

Da New Scientist - 10/07/2012


Rumo às profundezas da Terra

Desde meados do século 20, os geólogos têm realizado furos cada vez mais profundos na crosta terrestre, tanto na terra quanto nas profundezas do oceano.
Embora os estudos de sismologia e geologia venham se aprimorando, nada pode substituir uma observação direta das partes mais íntimas do nosso planeta.
Contudo, os pesquisadores ainda não conseguiram chegar nem perto do manto.
Talvez eles consigam agora, conforme entra em ação um plano ousado cujo objetivo é alcançar o interior viscoso do nosso planeta.
Veja abaixo como tem sido esta saga em busca da observação das profundezas da Terra.


      Primeira tentativa: Projeto Mohole, Baja California
Buraco mais fundo da Terra começará a ser perfurado
     [Imagem: Fritz Goro/Time Life Pictures]


Na década de 1950, cientistas norte-americanos tentaram fazer perfurações para obter amostras do manto, depois que um grupo de geólogos reunidos em um bar chegou à conclusão de que valia a pena tentar.
Eles chamaram a ideia de Projeto Mohole.
A perfuração começou na costa da Califórnia, mas o projeto foi cancelado por um ainda jovem Donald Rumsfeld, depois de atingir apenas 183 metros da superfície.


      Mais profundo em terra: Kola Superdeep Poços, Rússia
Buraco mais fundo da Terra começará a ser perfurado
     [Imagem: Andre Belozeroff]

Desde então, as perfurações têm ido muito mais fundo.
O mais profundo poço do mundo em terra alcançou 12.262 metros da superfície, em uma região remota do noroeste da Rússia.
Ainda assim, isto é apenas cerca de um terço do caminho até o manto, porque a crosta continental tem dezenas de quilômetros de espessura.


       Maior furo: Sakhalin-I, Rússia
 Buraco mais fundo da Terra começará a ser perfurado
      [Imagem: Business Wire]

Em 2011, a companhia petrolífera Exxon Mobil alegou ter feito o maior furo de sondagem do mundo, com 12.345 metros.
Tudo certo, só que o poço não foi perfurado verticalmente, ou para baixo.
O objetivo era a extrair petróleo mais perto da superfície, e não alcançar o manto.


      Mais próximo do manto: Buraco 1256D, Costa Rica
Buraco mais fundo da Terra começará a ser perfurado
     [Imagem: Benoît Ildefonse, CNRS-Université Montpellier II & IODP]

Aquele que mais próximo chegou do manto até hoje foi o furo de sondagem 1256D, perfurado por cientistas ao largo da costa oeste da Costa Rica.
Ele atinge 1.507 metros abaixo do fundo do oceano.
É o mais próximo do manto porque estima-se que a espessura da crosta terrestre neste ponto esteja entre 5 e 5,5 km, uma das mais finas de toda a Terra.
Apesar disso, ele não é o buraco mais profundo na crosta oceânica.
Esse título vai para outro buraco, chamado 504B, no leste do Pacífico, que alcança 2.111 metros abaixo do fundo do mar.
Ele está mais longe do manto porque, nesse ponto, a crosta é mais grossa.


      A caminho do manto: Projeto Mohole
Buraco mais fundo da Terra começará a ser perfurado
     Está tudo pronto a bordo do navio japonês Chikyu para começar a perfuração.
     [Imagem: JASTEC/CDEX]

Os geólogos estão agora embarcando em um dos esforços mais ambiciosos de exploração na história das ciências da Terra: uma missão para coletar um punhado de rochas do manto.
Uma broca a bordo do navio japonês Chikyu irá penetrar na crosta em um de três locais possíveis: Baja Califórnia, no Havaí ou na costa da América Central.
O projeto foi batizado de Mohole, em homenagem à ideia inicial, nascida da coragem de um grupo de amigos na mesa de um bar.
Quem sabe, desta vez, não surja outro burocrata para desligar a broca a meio caminho.


INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=buraco-mais-fundo-da-terra&id=010125120710&ebol=sim

Falta de dinheiro nos caixas


Paralisação do setor de transporte de valores continua e provoca dificuldades nos saques
 
 
Samira Mara Hahn
Publicado 10/07/2012 às 00:40:44 - Atualizado em 10/07/2012 às 00:50:33
 
SEM SERVIÇO  Quem procurou os caixas eletrônicos de um posto, no bairro Vila Nova, não teve sorte  (Fotos Eduardo Montecino)


Quem precisou sacar dinheiro nos terminais bancários da região nos últimos dias não teve sucesso. A greve dos trabalhadores do transporte de valores, que iniciou no dia 2 de julho, causa falta de dinheiro nos caixas da cidade.O administrador, Guilherme Boron, 23 anos, sentiu dificuldade para sacar dinheiro ontem de manhã. Ele passou por duas agências do Banco do Brasil para conseguir sacar e pagar as contas da empresa. “Na outra agência fui até a boca do caixa e não tinha a quantia que eu precisava”, lamentou.
Ontem à tarde, em Itajaí, teve uma reunião dos grevistas com  o setor patronal das empresas de transporte de valores, mas não houve acerto. A paralisação continua, sem previsão para o retorno.Entre as reivindicações da classe trabalhadora estão o aumento de 10% no salário e o pagamento integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), criado com o objetivo de orientar os reajustes de salários dos trabalhadores.
Segundo o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Jaraguá do Sul, Ademir Edson Fernandes, a cidade depende dos trabalhadores de Joinville para o abastecimento dos caixas. Ele conta que 98% dos trabalhadores estão em greve, e que isso representa cerca de 200 pessoas. O presidente explicou que as empresas oferecem apenas 4,5% de aumento.
Já o Presidente da Federação dos trabalhadores no Transporte de Valores em Santa Catarina, Luiz Carlos da Silva, disse que quase a totalidade aderiu à greve. Ele conta que 1,6 mil trabalhadores estão parados em todo o Estado. “Se não entrarmos em acordo a paralisação vai continuar”, afirmou Silva.


Procon pode ajudar
O Diretor do Procon de Jaraguá do Sul, Adilson Macario de Oliveira Junior, explica que o consumidor que se sentir prejudicado por não conseguir retirar dinheiro, deve solicitar ao banco uma carta por escrito, informando o acontecido e levar ao Procon. Essa carta serve para que o órgão consiga abrir um processo administrativo contra o banco responsável. Segundo o presidente, até ontem não havia recebido nenhum caso de reclamação oficial. O Procon fica na rua Donaldo Gehring, 175, Centro. O  telefone é o 3275-1425.

Sem dinheiro para aluguel
A zeladora Elise Lopes, 38 anos, estava na fila para saque no Bradesco e não sabia se iria conseguir o dinheiro para pagar as contas. Ela reclamou que os bancos não estão informando qual o limite máximo para retirada. “A gente precisa enfrentar a fila e só sabe se tem dinheiro depois que já perdeu tempo”, relatou. Elise precisa do dinheiro para pagar o aluguel. “Se eu não conseguir o valor vou ter que pagar depois”, disse. Ontem, as agências do Bradesco liberavam apenas R$ 500 dos caixas eletrônicos.
ELISE  Teve de entrar na fila para saber que não tinha dinheiro
 
O CORREIO DO POVO
http://www.ocorreiodopovo.com.br/geral/falta-de-dinheiro-nos-caixas-6946664.html