terça-feira, 13 de março de 2012

Sentença condena grupo de metalúrgicas de Jaraguá do Sul a uma indenização de R$ 100 mil reais por dano moral coletivo

O Juiz da Primeira Vara do Trabalho de Jaraguá do Sul, Luiz Fernando Silva de Carvalho, condenou as metalúrgicas UNIÃO MOTORES ELÉTRICOS LTDA., UNIÃO SERVIÇOSCOMERCIAIS S.A., KCEL MOTORES E FIOS LTDA., FERRÉ - INDÚSTRIA,COMÉRCIO E MANUTENÇÃO DE GERADORES E MOTORES ELÉTRICOS -SOCIEDADE LIMITADA, NOVA PARTICIPAÇÕES S.A., NOVA MOTORES E GERADORES ELÉTRICOS LTDA., NOVA FUNDIÇÃO E COMÉRCIO DE METAIS LTDA., NOVA FIOS ESMALTADOS LTDA., NOVA DATACENTER E SERVIÇOS DE GESTÃO DE DOCUMENTOS LTDA., a pagar uma indenização por dano moral coletivo no valor de R$100.000,00 (cem mil reais).

A sentença acolheu pedidos constantes da Ação Civil Pública ajuizada pelo Procurador do Trabalho Thiago Milanez Andraus, cujo objeto era, além da aludida condenação, o afastamento dos efeitos de várias fraudes na constituição de um emaranhado de empresas, de modo a reconhecer-se formalmente a existência de um grupo econômico e, nessa condição, responsabilizá-lo, como empregador, único, por irregularidades trabalhistas praticadas isoladamente por elas.
Entre essas, verificou-se a ausência de depósitos das parcelas do FGTS de seus empregados; o não recolhimento das contribuições ao INSS descontadas dos trabalhadores; o não pagamento das multas rescisória de 40% do FGTS aos empregados dispensados; e o atraso das verbas de rescisão contratual.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) também sustentou dispensa em massa nas empresas, sem negociação coletiva, de acordo com a atual jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho(TST) firmada no julgamento envolvendo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e a EMBRAER S.A. De 2008 a 2010, a UNIÃO MOTORES ELÉTRICOS LTDA, por exemplo, reduziu o quadro de funcionários de 520 para 70 empregados.

Pelo que determina a sentença, a partir de agora, além de corrigir todas as falhas trabalhistas , as metalúrgicas terão que depositar na conta vinculada do FGTS, 8% da remuneração de cada um dos seus empregados até o dia sete de cada mês e, aos empregados dispensados sem justa causa, pagar a importância igual a 40% do montante de todos os depósitos do FGTS realizados durante a vigência do contrato de emprego, conforme determina a lei. As empresas estão proibidas de dar honorário, gratificação, pro labore ou qualquer outro tipo de retribuição, bem como distribuir quaisquer lucros, bonificações, dividendos ou interesses a seus sócios, titulares, acionistas ou membros de órgãos dirigentes, fiscais ou consultivos,enquanto perdurar a inadimplência dos depósitos fundiários. Além disso, não poderão fazer dispensas coletivas ou em massa, sem a prévia negociação coletiva com os sindicatos.

Processo nº: 0001547-77.2011.5.12.0019
 

Homem morre em acidente na SC-413, em Guaramirim

11/03/2012 | 18h11
  
Caravan bateu de frente em um Scenic

Um homem morreu em um acidente de carro na manhã de sábado, na SC-413, em Guaramirim, norte de Santa Catarina. O acidente aconteceu às 10h40min, no km 46 da rodovia.
Segundo a Polícia Militar Rodoviária, uma Caravan, com placas de Rio do Sul, se perdeu, invadiu a pista contrária e bateu de frente com um Renault Scenic, com placas de Massaranduba. O motorista da Caravan, Valdecir Correa, de 58 anos, morreu no Hospital Padre Mathias Maria Stein, em Guaramirim.
O motorista do Scenic, Fabio Luciano Uller, de 34 de anos, não se feriu. Duas passageiras da Caravan tiveram ferimentos leves.


Campanha Recicla CDL coloca Jaraguá do Sul em destaque no Estado

Com novo carregamento realizado na semana passada município confirma liderança no programa criado pela Federação de Lojistas de Santa Catarina 


O Correio do Povo

Publicado 12/03/2012 às 15:00:00 - Atualizado em 12/03/2012 às 14:41:04
(Foto: Divulgação) 
 
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul realizou na semana que passou mais um carregamento de materiais da campanha Recicla CDL, que visa à retirada de circulação no meio ambiente de sucata de informática e eletroeletrônicos. Desta vez foram encaminhados para destinação adequada 3.200 quilos, totalizando 67 toneladas de resíduos desde que a campanha teve início, em abril de 2010.
Iniciativa da FCDL – Federação de Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina em parceria com a Fatma – Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, a campanha Recicla CDL é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul juntamente com a Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente – Fujama. No Estado, a campanha envolve mais de 70 Câmaras de Dirigentes Lojistas, totalizando até dezembro último 200 toneladas de equipamentos eletroeletrônicos, baterias e pilhas.
Deste volume, Jaraguá contribuiu com mais de 50 toneladas, liderando o movimento em Santa Catarina. Sergio Medeiros, presidente da FCDL/SC, lembra que a ideia nasceu da demanda dos comerciantes que estavam preocupados com o descarte adequado desse lixo específico e destaca que atualmente esse é um dos principais problemas da sociedade moderna.
“O avanço tecnológico faz com que aparelhos celulares, computadores, monitores e eletrodomésticos fiquem ultrapassados rapidamente e logo se tornem lixo eletrônico. A dificuldade está na hora de se desfazer deles, já que não devem ser jogados junto com o lixo comum, pois contêm componentes nocivos à saúde e ao meio ambiente”, enfatiza. 
Com o intuito de sensibilizar e mobilizar o maior número de pessoas da importância da reciclagem e do descarte adequado dos resíduos, a FCDL/SC ampliou o programa no ano passado e lançou o projeto Recicla CDL Na Escola.
A parceria com a Secretaria Estadual de Educação envolveu 56 mil estudantes do ensino fundamental das escolas públicas. Além do trabalho de conscientização foi realizado um concurso de desenho e redação com o tema “Como Posso Preservar o Meio Ambiente” – cada vencedor recebeu um netbook e desenhos foram selecionados para ilustrar um calendário de 2012.
O programa Recicla CDL rendeu à Federação das CDLs de Santa Catarina o prêmio de Empresa Cidadã, concedido pela ADVB/SC, e a Certificação de Responsabilidade Social do Poder Legislativo entregue pela Assembleia Legislativa ano passado. 


Confira os pontos de coleta em Jaraguá do Sul
  • CDL (Centro Empresarial, Rua Octaviano Lombardi, ao lado do Centro Cultural da SCAR)
  • Prefeitura de Jaraguá do Sul (Barra do Rio Molha)
  • Católica SC (Bairro Rau)
  • Posto Marcolla (Bairro Água Verde)
  • Supermercados Breithaupt (Centro, Marechal e Bairro Rio Cerro)
  • Rádio Studio FM (Centro)
  • Shopping Center Breithaupt (Centro)
  • Supermercado Figueira (Bairro Chico de Paulo)
  • Unimed (Centro)
  • Materiais de Construção Amizade (Bairros Cznierwicz/Amizade)
  • Supermercado Ilha da Figueira (Bairro Ilha da Figueira)
  • Anhanguera (Bairro Vila Lalau)
  • Supermercado Olamar (Bairro Jaraguá Esquerdo)
  • Supermercado Bertolli (Bairro Nereu Ramos)
  • Marangoni Celulares/Vivo (Centro)
  • Materiais de Construção Santos (Bairro Rio da Luz)
  • Posto Mime (Bairro Tifa Martins)
  • Monteiro Auto Center (Bairro Vieira)
  • Valtec Informática (Bairro Vila Lalau)
  • Supermercado Lili (Bairro Vila Lenzi)
  • Rádio Brasil Novo (Bairro Vila Nova)
  • Malwee Malhas e Parque Malwee (Bairro Rio Cerro)
  • Senac (Bairro Rau)
  • Materiais de Construção Santos (Bairro Rio da Luz)

Informações sobre a campanha pelo telefone: 
(47) 3275-7070 (CDL) e (47) 3273-8008 (Fujama)
Fonte: CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas 

 

Etanol de arroz cria alternativa de biocombustível e pode melhorar preço para produtores no RS

11/3/2012 14:06,  Por Redação, com ABr 

etanol
Além de maior no tamanho, a produção também é mais volumosa. A média nacional é 7,5 toneladas de arroz por hectare e a produção do arroz gigante é 14 toneladas por hectare.

Duas empresas de agroindústria no Rio Grande do Sul, localizadas em São Borja (oeste do estado) e em Camaquã (no leste, próxima à Lagoa dos Patos), começam a produzir etanol do arroz, em escala experimental (ainda não comercial).
A perspectiva é criar uma alternativa para a produção do combustível e no futuro ter mais uma destinação para o arroz não consumido como alimento (grãos quebrados, de tipo 3 e tipo 4), explica o engenheiro agrônomo Valdecir José Zonin, especialista em biocombustível da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul e doutorando em agronegócio na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Ele avalia que o aproveitamento de pequena parte da produção do arroz para o etanol diminuirá acúmulo de estoque e poderá aumentar o preço do produto. “Se consumir 500 mil toneladas por ano, temos o suficiente para mexer com a estrutura do mercado. Isso interessa aos produtores porque vai equalizar os preços”. A produção anual de arroz no Rio Grande do Sul é em torno de 7,5 milhões de toneladas. “Esse é um mercado que se agrega. A produção de etanol do arroz não pode ser prioritária, mas complementar”, disse Zonin à Agência Brasil.
Segundo o agrônomo, o arroz tem uma produtividade para etanol que pode se equivaler ao rendimento da cana de açúcar, e é superior a do sorgo e do trigo – 420 litros de etanol por tonelada de arroz, contra 400 litros de etanol por tonelada de trigo como produzido na Rússia, Canadá e Inglaterra. Em volume de litros, a capacidade de produção de etanol com arroz é o dobro da capacidade de produção de biodiesel com soja.
Apesar do potencial, a produção em escala comercial de etanol de arroz ainda não tem previsão. A legislação brasileira apenas regula o uso do etanol extraído da cana.
A Embrapa Clima Temperado, com sede em Pelotas (RS), está desenvolvendo um grão propício para a produção de etanol, com o dobro do tamanho da média. A nova linhagem de arroz, apelidada como gigante, foi apresentada na abertura oficial da colheita deste ano (fevereiro) e poderá chegar ao mercado em 2013 ou 2014.
Além de maior no tamanho, a produção também é mais volumosa. A média nacional é 7,5 toneladas de arroz por hectare e a produção do arroz gigante é 14 toneladas por hectare.
Além do experimento do uso do arroz para produção do etanol, a agricultura gaúcha fornece casca do arroz colhido para alimentar duas usinas termoelétricas do estado (em São Borja e em Itaqui). A casca queimada gera calor que produz vapor e que movimenta turbinas, cujo mecanismo converte energia mecânica em energia elétrica.


Homem é flagrado filmando partes íntimas de mulheres no centro de Jaraguá do Sul


A Polícia Militar foi informada por volta das 15h desta segunda-feira (12), sobre um homem que andava pelas ruas do centro de Jaraguá do Sul, filmando as nádegas das mulheres que passavam.
O suspeito foi identificado por uma adolescente de 17 anos e abordado por policiais militares, na Rua Expedicionário Gumercindo da Silva, nas proximidades da Caixa Econômica Federal.
Durante a revista pessoal foi encontrada com o acusado de 30 anos, uma câmera digital com mais de 60 imagens de mulheres. Uma das vítimas acompanhada de outras duas testemunhas registraram uma ocorrência. Sendo que o homem acabou detido acusado por perturbação da tranquilidade, Artigo 65 da Lei das Contravenções Penais.

Informações :: Central Regional de Emergências
Texto & Publicação :: Soldado PM Jean Rudolf
Seção de Comunicação Social 14º BPM

Gêmeas morrem ao bater contra bobinas na BR-280, no Norte de SC

13/03/2012 | 09h14min - Atualizada às 11h28min

Irmãs voltavam da faculdade quando bateram contra caminhão, em Corupá

Veículo ficou completamente destruído - Lucio Sassi / Agencia RBS
As irmãs gêmeas Raelli e Raquelli Melchert, 20 anos, morreram na noite desta segunda-feira depois de bater de carro em uma carga de bobinas de papel que se desprendeu de um caminhão Scania. O acidente ocorreu na BR-280 em Corupá.

GALERIA: confira mais imagens do acidente


Segundo os Bombeiros Voluntários de Corupá, as gêmeas moravam na cidade e estavam voltando da faculdade. Já o caminhão trafegava em direção a Jaraguá do Sul. As duas jovens ficaram presas nas ferragens, tiveram poli fraturas e traumatismo craniano.

O peso estimado de cada bobina de papel, segundo os bombeiros, é de 3,8 toneladas. A corporação demorou três horas para limpar a via, que só foi liberada por volta das 3h da madrugada. As irmãs estão sendo veladas na Capela Mortuária de Corupá.

A NOTÍCIA

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3693156.xml

Manobra de piloto evitou que acidente de monotor em Luis Alves fosse mais grave

12/03/2012 21h45min

Queda ocorreu no Bairro Vila do Salto, próximo ao Batalhão dos Bombeiros

 

Aeronave havia saído do Aeroclube de Blumenau - Marcos Porto / Agencia RBS

 

O piloto do avião monomotor que caiu sobre um bananal no município de Luis Alves, no Vale do Itajaí, por volta das 13h30min desta segunda-feira, evitou que o acidente fosse mais grave ao fazer uma manobra. A queda ocorreu no Bairro Vila do Salto, próximo ao Batalhão dos Bombeiros.

O local da queda teria sido calculado por Rodrigo Braguetto Fortunato, piloto de 27 anos e mais de 500 horas de voo, que comandava o monomotor. Antes de cair, o avião circundou a região duas vezes, com sinais de falha no motor. Na primeira volta, Fortunato teria identificado um local seguro para pousar.

>>> Confira aqui a galeria de fotos do local do acidente <<<

Na segunda, já planando, desceu o suficiente para colocar a aeronave em segurança no chão, mas acabou embicando no solo. A aeronave havia saído do Aeroclube de Blumenau por volta do meio-dia para sobrevoar Luis Alves. O piloto decolou em companhia de Bruno Rafael Cordeiro, 24 anos, que faria um voo panorâmico de caráter turístico na cidade.

Na queda, Fortunato não atingiu nenhuma das casas das redondezas, e evitou dois morros que ficam próximos do pasto. Uma choque, ali, poderia ter sido fatal, segundo o instrutor chefe do Aeroclube de Blumenau, Alexandre Carneiro:

— O piloto escolheu uma área isolada, um campo aberto. O acidente não foi mais grave por mérito dele. 


JORNAL DE SANTA CATARINA
Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/jsc/19,6,3692795,Manobra-de-piloto-evitou-que-acidente-de-monotor-em-Luis-Alves-fosse-mais-grave.html

Avião monomotor de Blumenau cai em bananal em Luis Alves

12/03/2012 14h35min - Atualizada às 18h17min
  
Piloto e passageiro ficaram feridos no acidente


Duas pessoas ficaram feridas no acidente - Marcos Porto / Agencia RBS
Um avião monomotor caiu sobre um bananal no município de Luís Alves, no Vale do Itajaí, por volta das 13h30min desta segunda-feira. A queda ocorreu no Bairro Vila do Salto, próximo ao Batalhão dos Bombeiros.

Segundo informações preliminares da Polícia Militar e dos Bombeiros, duas pessoas estavam a bordo da aeronave. O piloto teve fraturas múltiplas e ficou preso às ferragens, mas já foi resgatado. O passageiro foi socorrido por moradores do local e teria sido levado ao hospital inconsciente.

Eles foram encaminhados ao Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. De acordo com a assessoria de comunicação do hospital, o estado de saúde do piloto é grave.

Segundo o presidente do Aeroclube de Blumenau, Sergio Roberto Probst, o instutor do avião era Rodrigo Braguetto Fortunato, 27 anos, que estava pilotando e tinha mais de 500 horas de voo. O nome completo do passageiro ainda não foi confirmado, pois toda a documentação foi enviada para o hospital. Por enquanto, o aeroclube informou que ele  se chama Bruno.

Moradores da região informaram que, pelo barulho, o motor do avião estava falhando e que antes de cair o piloto sobrevoou a região, mas não conseguiu pousar. O avião caiu com a parte da frente de bico no chão.

Esta é a segunda queda de avião registrada na cidade nos últimos dias. Em 29 de fevereiro, um avião pulverizador caiu na cidade. O piloto teve ferimentos leves e saiu andando da aeronave.


JORNAL DE SANTA CATARINA 
Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/jsc/19,6,3692305,Aviao-monomotor-cai-em-bananal-em-Luis-Alves.html

TRABALHADORES DA WEG TINTAS PARTICIPAM DE VOTAÇÃO

12 de março de 2012

As 10 horas desta terça (dia 13 de março), o Sindicato dos Trabalhadores Químicos, Plásticos, do Papelão e da Borracha (Sintiquip) realiza a apuração dos votos coletados entre os trabalhadores da Weg Tintas, em Guaramirim. Há duas semanas os próprios trabalhadores iniciaram um movimento dentro da fábrica devido ao descontentamento com os salários pagos pela empresa. O Sindicato imediatamente iniciou as negociações e defendeu a reivindicação de 10% de aumento imediato. Depois de três rodadas de negociação, a Weg Tintas insistiu na proposta de 3,3% de antecipação salarial, ou seja, para descontar na data-base, em 1º de agosto. Não houve acordo. O Sindicato acata os 3,3% de antecipação, mais 5% de ganho real. Até as 17 horas aproximadamente 170 trabalhadores do 1º turno e do 2º turno e parte do turno normal haviam votado em uma das três alternativas: aceitar a proposta de antecipação salarial de 3,3%; se não aceitarem, aguardar a data-base, fazer nova contra-proposta, realizar um dia de paralisação, promover operação tartaruga (reduzir a produção) ou organizar greve por tempo indeterminado. E, por fim, outra pergunta: como você avalia a política salarial praticada pela Weg Tintas (péssima, ruim, boa, ótima)? 

Fonte: http://panoramacomalbino.blogspot.com/2012/03/trabalhadores-da-weg-tintas-participam.html

 

Grupo vai conhecer criação de cabritos Boer no Paraná

13 de março de 2012
 
Guaramirim – A utilização dos galpões ociosos onde eram criados frangos, fechados desde que a unidade da Marfrig/Seara encerrou as atividades em Jaraguá do Sul, em dezembro, pode ser uma opção para a criação de cabritos. Nos dias 15 e 16 de março um grupo de técnicos, produtores e secretários municipais de Agricultura vão a Francisco Beltrão, no Paraná, para conhecer propriedades, abatedouro de caprinos e o sistema de criação, para subsidiar a implantação de projeto similar na região.
De acordo com Rogério José dos Santos, da Secretaria de Agricultura de Guaramirim, naquela região é forte a criação de caprinos da raça Boer, originária da África do Sul, resultado do cruzamento de várias raças de cabras. São animais rústicos, bons produtores de leite, que produzem carne de boa qualidade e com melhor aproveitamento de carcaça.
Eles se distinguem pela cor branca com o pescoço avermelhado, pelo curto e macio. Santos diz que a programação prevê visita a uma exposição de caprinos em Francisco Beltrão, a cooperativa, a um abatedouro e criação de bodes e cabras da raça. A ida do grupo da região do Vale do Itapocu é para conhecer todo o processo, desde a criação das matrizes, distribuição de filhotes, abate ao produto final.
“Como os avicultores perderam mercado com o fechamento da Seara, ficaram os galpões. Entendo que é possível transformá-los para criação de caprinos em confinamento e semi-confinamento como foi feito no Paraná. Quem sabe pode ser uma opção viável economicamente e ser transformado em realidade”, diz Rogério. 

Fonte: http://www.jdv.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=13108&Itemid=58