sexta-feira, 18 de maio de 2012

Lavadora de carros é suspeita de jogar óleo no rio Itapocu em Jaraguá do Sul

Falta de manutenção de caixa pode ter levado o resíduo a se espalhar por quase dois quilômetros pela água

Fiscais da Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama) estiveram nesta segunda-feira numa lavadora de carros de Jaraguá do Sul. O motivo foi o óleo combustível despejado no rio Itapocu, pela caixa de retenção de areia e óleo da lavação, na sexta-feira passada.

VÍDEO: veja imagens da mancha de óleo no link da notícia

A suspeita é de que a falta de manutenção da caixa tenha levado o resíduo a se espalhar por quase dois quilômetros. Nesta segunda, fiscais constataram que o problema tinha sido resolvido e, por isso, o estabelecimento continua funcionando. No entanto, a Fundação aguarda a realização de um relatório para então aplicar uma penalidade à empresa.

Durante a inspeção, foi identificado outro problema: a falta de alvará para funcionamento. As irregularidades podem gerar ao dono do local uma multa de até R$ 5 mil. O proprietário da lavadora nega a falha de manutenção. Segundo ele, o óleo é retirado a cada 30 dias da caixa que o filtra e guardado em um galão até que a empresa que faz a destinação correta do resíduo venha buscar.

O engenheiro ambiental da Fujama, Marcel Kurahashi, explicou como funciona a caixa de retenção e, agora, o dono da lavação precisa comprovar que faz a manutenção correta e que entrou com a documentação de habite-se na Prefeitura. Conforme Marcel, a denúncia de derramamento de óleo foi feita por um bombeiro. A constatação de que o resíduo saiu da lavadora ocorreu depois de o engenheiro visitar empresas da perto do local.

Sistema de tratamento de água de lavadora de carros
Foto:Piero Ragazzi / Agencia RBS

A NOTÍCIA