quarta-feira, 7 de março de 2012

Assaltantes explodem caixa eletrônico de cooperativa de crédito de Pomerode

Ação durou cerca de três minutos e não há registro de tiros

Assaltantes explodem caixa eletrônico de cooperativa de crédito de Pomerode Artur Moser/Agência RBS
Segundo a Polícia Militar de Pomerode, toda a ação durou menos de três minutos 
Foto: Artur Moser / Agência RBS

Correção: Das 06h51min até as 10h20min, este site informou equivocadamente que o nome da cooperativa atacada era Creditêxtil. Na verdade, Creditêxtil era o nome antigo da cooperativa, que agora se chama Acredi Coop. O texto foi corrigido.
Os ataques a caixas eletrônicos de agências bancárias, que estão acumulados em 56 desde janeiro de 2011, agora registram uma nova ocorrência. Por volta de 3h desta quarta-feira, quatro homens invadiram a cooperativa de crédito Creditêxtil de Pomerode e explodiram o único terminal da agência, que fica na rodovia SC-418. Após o assalto, todos fugiram e ninguém foi localizado até o momento.

Segundo a Polícia Militar de Pomerode, toda a ação durou menos de três minutos. O bando estava armado com armas longas, semelhantes a fuzis, e revólveres. A fachada da agência ficou destruída com o impacto da detonação.

Vizinhos relataram aos policiais que ouviram a explosão e abriram as janelas para ver o que estava acontecendo. Um dos assaltantes teria mandado que voltassem para dentro de casa e fingissem que nada tinha acontecido. Com medo, as pessoas se recolheram e chamaram a PM.

Depois de explodir o caixa eletrônico, eles teriam levado o dinheiro. Nenhuma cápsula foi encontrada e os vizinhos não relataram ter ouvido disparos de tiro. A ação foi rápida e durou aproximadamente três minutos. Os homens teriam fugido em uma camionete Nissan Frontier de cor prata.

O valor levado por eles ainda não foi divulgado. Uma equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Blumenau é aguardada para averiguar o local ainda nesta manhã e coletar pistas que podem ajudar a identificar os criminosos.

Este é o segundo ataque a caixas eletrônicos registrado em Pomerode. Em 18 de dezembro do ano passado, cinco homens explodiram um equipamento do HSBC durante a madrugada.

A Polícia Militar não descarta que haja relação entre os dois ataques, assim como com outras explosões registradas na região.

Em reunião na tarde da última terça-feira, a Polícia Civil apelou aos bancos para que retirem dinheiro dos caixas eletrônicos à noite em cidades do interior do Estado.

Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/policia/noticia/2012/03/assaltantes-explodem-caixa-eletronico-de-cooperativa-de-credito-de-pomerode-3687119.html

Polícia apela a bancos para que retirem o dinheiro dos caixas eletrônicos à noite

Cúpula da segurança quer medidas contra "facilidades" de ação aos criminosos

Polícia apela a bancos para que retirem o dinheiro dos caixas eletrônicos à noite Daniel Conzi/Agencia RBS
Delegados e PM durante coletiva sobre assaltos em caixas bancárias Foto: Daniel Conzi / Agencia RBS
 
Sem conseguir conter a onda de explosões a caixas eletrônicos em Santa Catarina, a cúpula da segurança pública catarinense apelou aos bancos para que retirem o dinheiro e façam a "blindagem" dos acessos aos estabelecimentos à noite.

Estes foram os principais pedidos das autoridades, numa reunião na tarde desta terça-feira com representantes dos bancos, na delegacia-geral da Polícia Civil, em Florianópolis. Desde o ano passado, o Estado registrou pelo menos 56 ataques a caixas eletrônicos com dinamites, a modalidade de crime que se espalhou de forma incontrolável em todas as regiões.

O delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D´Ávila, afirmou aos jornalistas que a intenção é que os bancos reduzam as facilitações aos criminosos. Para ele, retirar o dinheiro dos caixas eletrônicos entre meia-noite e 4h — o horário crítico de ataques — seria uma forma de diminuir de forma rápida a incidência dos crimes.
— Sugerimos a retirada de dinheiro dos caixas enquanto durarem as investigações. Embora esse tipo de crime venha acontecendo em todo o Brasil, a nossa preocupação é aqui — declarou Aldo.

Pressionado com a dimensão que a ação dos bandidos vem tomando, o delegado voltou a garantir que a Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) está mobilizada para identificar e prender as "diversas" quadrilhas que estão agindo.

Mas, conforme o DC apurou, ainda seria reduzido o número de policiais da Deic envolvidos nessa investigação. Um dos motivos seria a falta de pessoal.

Representantes dos bancos evitam imprensa
A reunião entre polícia e bancos foi fechada e durou pouco mais de uma hora. Os jornalistas só tiveram acesso ao gabinete do delegado-geral ao final do encontro. E quando houve a permissão, não havia mais nenhum representante das instituições financeiras, que saíram antes da chegada dos repórteres.

Apenas dois bancos mandaram funcionários — Banco do Brasil e Bradesco. Pelo sindicato dos bancários de Florianópolis e região, compareceu o presidente Jacir Zimmer. Pelo Estado, estavam o secretário adjunto da Segurança Pública, coronel Fernando de Menezes, o delegado-geral, Aldo D'Ávila, o diretor da Polícia Civil na Grande Florianópolis, Ilson Silva, e o diretor de Inteligência da Polícia Civil, Alexandre Kale.

O momento conturbado para a segurança ficou evidenciado nas palavras das autoridades durante as entrevistas, como "situação grave e de crise, quadro alarmante e ações emergenciais". Uma nova reunião será marcada para que as decisões sejam oficializadas.

Por telefone, o presidente do sindicato dos Bancários, Jacir Zimmer, afirmou ao DC que os bancos não estão cumprindo a lei estadual de 1997 que prevê mecanismos de segurança, como a porta giratória no acesso aos caixas eletrônicos. Para Zimmer, há condições legais de as instituições retirarem o dinheiro à noite dos equipamentos.

— Bastaria os carros-fortes recolherem os valores, principalmente nas cidades de pequeno porte ou em estabelecimentos isolados em BRs, por exemplo — disse Zimmer.

Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/policia/noticia/2012/03/policia-apela-a-bancos-para-que-retirem-o-dinheiro-dos-caixas-eletronicos-a-noite-3686272.html

 

Homem que aplicava golpes é preso por policial militar de folga em Jaraguá do Sul


Um homem de 47 anos de idade que arrecadava dinheiro entre comerciantes de Jaraguá do Sul utilizava uma fotografia falsa de um suposto filho, que estava muito doente e de cama, dizia também que precisava muito de dinheiro para o tratamento médico.
Por volta das 10h30min, da manhã desta terça-feira (7), um soldado da Polícia Militar que estava de folga em uma loja da Rua Reinoldo Rau, centro da cidade, desconfiou de um homem que entrou no local pedindo ajuda financeira e, começou a questioná-lo. Durante a conversa o suspeito que dizia ser de Corupá, não soube responder de forma convincente as perguntas e saiu do local aparentemente chorando, o que comoveu algumas clientes da loja.
O policial ligou para a Central Regional de Emergências 190 e seguiu o suspeito que tentou se esconder, mas foi abordado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca. Ele confirmou que a foto é falsa e utilizava-se da história para comover as pessoas e conseguir arrecadar dinheiro.
Foi encontrada uma lista com nomes de pessoas que supostamente foram enganadas, o valor das contribuições era de R$ 325, com o suspeito que teria chegado durante a parte da manhã, vindo da cidade de Chapecó foi apreendido R$ 218. Ele recebeu voz de prisão sendo levado à Delegacia de Polícia acusado por estelionato.

Informações :: Central Regional de Emergências
Texto & Publicação :: Soldado PM Jean Rudolf
Seção de Comunicação Social 14º BPM


Prefeita exonera marido e filha nesta quarta-feira conforme determinação da justiça

Conforme determinação da juíza Candida Brognoli, Cecília deve afastar Ivo da Secretaria de Administração e Fedra do gabinete

Daiana Constantino
Publicado 07/03/2012 às 00:45:06 - Atualizado em 07/03/2012 às 01:09:40
 
SUBSTITUIÇÕES Até ontem, a prefeita não havia definido os substitutos interinos para os dois cargos - (FOTO: Arquivo OCP)
A prefeita de Jaraguá do Sul, Cecília Konell (PSD), deve exonerar hoje o marido Ivo Konell da Secretaria de Administração e a filha Fedra Konell do cargo de chefe de gabinete da administração pública. A mandatária recebeu a determinação da juíza Candida Brognoli da Vara da Fazenda da Comarca da cidade de destituir os dois parentes das ocupações do governo municipal na tarde de segunda-feira, dia 5.
O prazo de 48 horas estabelecido pela Justiça encerra às 17h de hoje. Cecília é acusada pelo Ministério Público do Estado por prática de nepotismo ao descumprir a Constituição da cidade, a LOM (Lei Orgânica do Município), empregando o marido e a filha na administração pública.
A decisão da juíza foi concedida em primeira instância, por isso cabe recurso, que deve ser protocolado nos próximos 15 dias. Até ontem, a prefeita não havia definido os substitutos interinos para os dois cargos.
Apesar de demonstrarem tranquilidade, pai e filha já providenciaram ontem mesmo a elaboração de suas defesas. Além do amparo jurídico particular, os dois contam com a assessoria do procurador do município, Mário Sérgio Peixer Filho, que ontem já começou a preparar uma manifestação contrária a decisão judicial. “Nós temos bastante segurança, essa decisão pode ser revertida”. Ele explica ainda que a Prefeitura não está sendo processada, mas afirma que não concorda com a decisão da juíza.
Assim como Ivo e Fedra, o procurador do município nega a prática de nepotismo e se baseia na Súmula 13 do STF (Supremo Tribunal Federal) - que abre brecha para a contratação de familiares para cargos de primeiro escalão. Ainda Ivo relembrou que, em 2011, o governo entrou com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) para suspender a LOM que proíbe a contratação de parentes do prefeito em cargos comissionados na Prefeitura. Ano passado, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou a validade da legislação e agora se espera pelo voto decisório do desembargador José Volpato de Souza.
Segundo Fedra, a decisão da juíza não pode ser questionada. “A partir de amanhã estamos exonerados. Estamos agravando hoje (ontem) no tribunal porque Jaraguá é exceção no país em que parentes não podem ser contratados para cargos de primeiro escalão”. Fedra deve voltar a trabalhar como delegada. Já Ivo disse: “serei o Lula da Cecília”. O marido da prefeita afirma que continuará dando as coordenadas do governo por meio de sua esposa, mesmo longe da Prefeitura.

Movimento estudantil - Resultado de uma representação do DCE

A decisão da juíza é resultado de uma representação protocolada pelo presidente do DCE, Luís Fernando Almeida, em 2011 na promotoria de Jaraguá. No mês passado, o promotor da Moralidade Pública, Ricardo Viviane, transformou a denúncia em uma ação civil pública, pedindo a exoneração do marido e da filha da mandatária e a condenação da prefeita por improbidade administrativa.
Conforme Almeida, “o DCE tomou uma posição com base no que diz a lei, fizemos papel de fiscalizadores”. E novamente ele criticou os vereadores. “Os parlamentares não se manifestaram para o cumprimento da LOM, que veda a prática do nepotismo. Então essa é uma vitória do movimento estudantil, e da legalidade porque a lei está sendo cumprida”.


Fonte: http://www.ocorreiodopovo.com.br/politica/prefeita-exonera-marido-e-filha-nesta-quarta-feira-conforme-determinacao-da-justica-7130870.html