sábado, 30 de junho de 2012

Caminhoneiro que transportava carga de cervejas é assaltado em Guaramirim

Governo prorroga redução do IPI para linha branca e móveis

29/06/2012 | 18h40
 
 
Comércio comemora benefício, mas economista alerta para endividamento
Medida de incentivo ao consumo estava prevista para acabar neste sábado Foto: Emílio Pedroso / Agencia RBS

Enquanto o governo anunciava nesta sexta-feira a prorrogação do desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos e móveis, economistas e setor produtivo reagiam de formas distintas à renovação do estímulo.

Indústria e varejo comemoram a possibilidade de vender mais no segundo semestre, mas especialistas consideram os benefícios uma estratégia equivocada reaquecer a economia.

A redução do IPI, que acabaria no sábado, foi estendida por mais dois meses para a linha branca (fogões, geladeiras, máquinas de lavar e tanquinhos) e por mais três meses para móveis, laminados, papel de parede e luminárias. Foram incluídos de última hora os painéis de madeira, cuja redução passa a vigorar na próxima semana. A decisão é mais uma tentativa do governo de reanimar a economia, que cresceu apenas 0,2% no primeiro semestre.

— A prorrogação do desconto movimenta o comércio no segundo semestre, quando mais se vendem eletrodomésticos e móveis — afirma Vilson Noer, presidente da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo e diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas da Capital.

Desde dezembro de 2011, quando passou a valer o corte no IPI para a linha branca, a venda cresceu entre 10% e 15% em relação aos 12 meses anteriores. Esta foi a segunda vez que o governo prorrogou o benefício ao setor — a primeira foi no dia 26 de março.

Fabricantes de móveis também comemoraram a prorrogação do benefício. De acordo com Ivo Cansan, presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado, é um alento para a indústria que sofre com barreiras impostas pela Argentina para exportação, situação cujo desfecho ainda é incerto.

— O setor vendeu 10% a mais desde o início do corte no IPI, e esperamos repetir esse resultado — diz Cansan.

Segundo Noer, ainda há espaço no orçamento do consumidor para comprar bens duráveis, apesar do endividamento em alta.

— O juro está em baixa, e isso possibilita que as pessoas coloquem as contas em dia e sigam consumindo — diz.

Visão diferente tem o economista Marcelo Mello, professor do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais

(Ibmec). Para o especialista, o incentivo ao consumo com endividamento e inadimplência elevados não é alternativa para acelerar o crescimento.

— Não ajudou e vai continuar não ajudando. O crescimento via consumo se esgotou. É um instrumento temporário. Ninguém compra fogão, geladeira ou automóvel todo ano — diz.

A saída para retomar o crescimento sustentável, sustenta Mello, seria o incentivo ao investimento e à expansão da capacidade produtiva.

 

DIÁRIO CATARINESE

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/noticia/2012/06/governo-prorroga-reducao-do-ipi-para-linha-branca-e-moveis-3806438.html

Indústrias têxteis e lojas do Vale do Itajaí descobrem nicho de mercado com a moda tamanho grande

Coleções de vestuário modernas dão mais opções às mulheres gordinhas

Quando se pensa no mercado fashion, a primeira imagem que vem à cabeça são as semanas de moda espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, com mulheres lindas, altas e magras. Mas para o mercado, restringir-se somente a esta pequena parcela da população seria subestimar um comércio que se diversifica a cada dia.

Para indústrias, lojas e especialistas do Vale do Itajaí, a moda feminina plus size _ produzida e pensada para clientes que vestem números a partir do 46 — passa por um bom momento. Não só porque passou a atender a uma demanda reprimida por muito tempo, mas também porque o perfil do brasileiro está mudando — segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população engordou nos últimos anos. A parcela de mulheres acima do peso passou de 28,7% para 48% da população nos últimos 10 anos.

— As empresas passaram a enxergar um público que não era visto antes, não era explorado. Há cinco, seis anos, não existia uma moda plus size. As roupas eram sempre retas, com cores neutras e quase sempre escuras, feitas para esconder o corpo de quem estava acima do peso — lembra a professora de Design de Moda da Univali e Uniasselvi, Luciane Ropelatto.

Para a professora, quem investiu há alguns anos, agora deve se consolidar. Mas Luciane lembra que ainda há muito espaço para expansão. Para Kika Morcelli, de Blumenau, ex-cliente de lojas especializadas (ela emagreceu 24 quilos nos últimos oito meses), a mudança do mercado está indo bem, mas é preciso evoluir sempre. 

— Ajuda muito saber que temos roupas bonitas para comprar. Hoje não tenho problemas, antes sofria. Mas agora sei que quando precisar, vou ter  ressalta a assessora parlamentar, aconselhando as fábricas a buscar cada vez mais inspiração nas tendências da moda.  

O que é plus size?

Basicamente, são os números a partir do 46. Mas há outras particularidades que caracterizam a os tamanhos especiais: 

- As fábricas normalmente consideram plus size os números entre 46 e 54. Mas há marcas que partem para os tamanhos especiais já a partir do 44 

- Algumas empresas não tratam a modelagem plus size somente em relação ao número. A Cativa Mais, por exemplo, desenvolve algumas peças pensando em um perfil comum às mulheres do Sul: naturalmente grandes e altas, com uma estrutura maior, mas não necessariamente estão acima do peso

- Há também mulheres que tem uma parte do corpo maior, sejam os seios, os quadris ou o bumbum. Essas, muitas vezes, precisam de modelos plus size para ficarem mais confortáveis 

-  O mesmo acontece com quem tem pernas ou braços mais grossos: para elas, é preciso modelos com mangas maiores, mas o restante da peça não precisa necessariamente ser grande

Leia a matéria completa no Santa deste fim de semana.

 

JORNAL DE SANTA CATARINA

Homem é morto a pauladas em Schroeder

Suspeita é de que briga que originou a morte foi causada após a vítima tentar beijar uma mulher

Debora Remor
Publicado 29/06/2012 às 15:21:59

João Pedro Grinn, de 47 anos, foi morto a pauladas na manhã desta sexta-feira, em Schroeder. A Polícia Militar prendeu dois homens, ambos de 20 anos, que confessaram o crime. Uma mulher, de 44 anos, teria visto a cena e será ouvida como testemunha. Foram apreendidos também um bastão e um facão, usados no homicídio, e a motocicleta da vítima, na qual os dois suspeitos teriam fugido do local do crime.

A suspeita é de que a vítima teria chamado os dois acusados para beberem juntos, na casa da testemunha, onde Grinn estaria fazendo reparos na varanda. Grinn teria tentado beijar a mulher e os três homens brigaram.

O CORREIO DO POVO

http://www.ocorreiodopovo.com.br/seguranca/homem-e-morto-a-pauladas-em-schroeder-7446817.html

Acidente de trânsito em Guaramirim deixa um morto

Motoqueiro morre após atropelamento

O Correio do Povo
Publicado 29/06/2012 às 14:17:20 - Atualizado em 29/06/2012 às 17:53:50

Os bombeiros de Guaramirim foram acionados às 6h45 desta sexta-feira, para atender a um acidente de trânsito na BR-280, entre o viaduto do Mannes e a rotatória da SC 413. No local, os socorristas constataram que o motoqueiro Maurício KemericK da Silva, de 23 anos, estava ferido gravemente, após cair da moto e ser atropelado por um automóvel. O motoqueiro foi levado para o Hospital Padre Mathias Maria Stein, mas não resistiu aos ferimentos e morreu logo em seguida.

Via Plantão Policial

O CORREIO DO POVO

http://www.ocorreiodopovo.com.br/seguranca/acidente-de-transito-em-guaramirim-deixa-um-morto-6108463.html