sexta-feira, 16 de março de 2012

Acidente interrompe trânsito na rua Exp. Antônio Carlos Ferreira

Bairro Nova Brasília, em Jaraguá do Sul teve trânsito de uma das ruas interrompido por cerca de 45 minutos após acidente 

Tita Pretti
Publicado 15/03/2012 às 14:02:59 - Atualizado em 15/03/2012 às 15:04:35
 
Acidente na rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira envolveu seis veículos. 
(Foto: Eduardo Montecino)
Um acidente de trânsito envolvendo seis carros com placas de Jaraguá do Sul interrompeu o trânsito na rua Expedicionário Antônio Carlos Ferreira, no bairro Nova Brasília, por cerca de 45 minutos.
Um dos veículos ficou no meio da rua, aguardando a chegada de um guincho.A colisão aconteceu no cruzamento com a rua Professor Antônio Estanislau Airoso, por volta do meio dia, e segundo informações da Polícia Militar, dois dos veículos envolvidos deixaram o local antes mesmo da chegada da PM, por terem acordado um acerto entre eles. 
Segundo o condutor do Logan, o vendedor Roney Venske, 27 anos, ele dirigia na Antônio Carlos Ferreira, no sentido Centro-bairro, quando teve a frente do carro fechada pelo condutor do Uno.
O acidente não teve vítimas.Segundo o soldado Jorge Walter Neto, a PM faz um apelo à população: “Quando ocorrem acidentes desta natureza, sem vítimas, é importante que os veículos sejam retirados da via pelos motoristas, quando possível, para o trânsito não ficar comprometido”.

Fonte: http://www.ocorreiodopovo.com.br/geral/acidente-interrompe-transito-na-rua-exp-antonio-carlos-ferreira-5725018.html
 

Homem apedreja ônibus no Baependi

15 de março de 2012 
 
Um homem de 53 anos foi preso por volta das 11h desta quinta-feira (15) por ter danificado um ônibus da empresa Canarinho. Segundo o homem, ele teria feito sinal para o transporte coletivo parar, mas o motorista do ônibus não parou. Por isso teria ficado irritado e arremessado uma pedra contra o veículo. A pedra atingiu o vidro lateral da condução. Depois do ocorrido, o motorista chamou a polícia que encaminhou o passageiro para a Delegacia de Polícia e foi enquadrado no crime de dano. Ele esperava pela condução na Rua Bernardo Dornbusch, no bairro Baependi.

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/anjaragua/2012/03/15/homem-apedreja-onibus-no-baependi/?utm_medium=twitter&utm_source=twitterfeed

Petrobras é denunciada por não reflorestar reserva de Mata Atlântica cortada por gasoduto

15/3/2012 19:51,  Por Agência Brasil

Rio de Janeiro – O procurador da República Renato Machado informou hoje (15), que o Ministério Público Federal (MPF) em São João de Meriti (RJ), apresentou denúncia contra a Petrobras por danos ambientais na zona de amortecimento da Reserva Biológica (Rebio) do Tinguá, na Baixada Fluminense. De acordo com o procurador, a estatal não fez o reflorestamento no local adequado, após desmatar 27 hectares de vegetação de Mata Atlântica para a implantar um gasoduto, causando impacto significativo ao ambiente.
Segundo o procurador, a ação se originou a partir de um inquérito civil público instaurado para acompanhar o licenciamento ambiental do gasoduto na reserva. Ele garantiu que, após a conclusão das obras, a Petrobras descumpriu a legislação que determina que a reposição florestal deve ser feita sempre na região próxima ao trecho desmatado.
“A Reserva do Tinguá, quando concedeu a autorização para o gasoduto passar ali, exigiu expressamente que o reflorestamento tivesse que ser feito nas próprias aéreas desmatadas ou em aéreas próximas, de forma que o meio ambiente se regenerasse o mais próximo possível do estágio anterior”, disse. Mas, segundo Machado, o reflorestamento foi feito em terrenos particulares, aéreas distantes e em cidades que não foram atingidas pela passagem do gasoduto.
Segundo o procurador, os impactos ambientais causados ao bioma da reserva e aos municípios de Japeri, Caxias e Nova Iguaçu só poderão ser reparados depois que as empresas responsáveis pelo desmatamento fizerem a reposição florestal exigida por lei.
A Petrobras, procurada pela Agência Brasil, não comentou a denúncia do MPF.

Edição: Vinicius Doria

Fonte: http://correiodobrasil.com.br/petrobras-e-denunciada-por-nao-reflorestar-reserva-de-mata-atlantica-cortada-por-gasoduto/406482/

Enquete na WEG Tintas

Sex, 16 de Março de 2012 08:41
enqueteResultado da enquete realizada na WEG Tintas pelo SINTIQUIP no dia 12 de março de 2012. Foram consultados as seguintes questões.


1) Você aceita a proposta da Weg Tintas de antecipação salarial de 3,3% para descontar na data base?
Resultado: Sim: 25, Não: 176, Branco: 10, Nulo: 01, Total: 212.


2) O que você sugere que os trabalhadores façam daqui pra frente?Resultado: Aguardem a chegada da data–base: 06, Façam nova contra–proposta para a empresa: 58, Realizem um dia de paralisação: 20, Promovam “operação tartaruga” (reduzir a produção): 41, Organizem greve por tempo indeterminado: 42, Outra alternativa: 09, Branco: 06, Nulo: 30, Total: 212.

3) Como você avalia a política salarial praticada pela Weg Tintas?
Resultado: Péssima: 74, Ruim: 95, Boa: 29, Ótima: 01, Branco: 13, Nulo: 00, Total 212.


Fonte: http://www.sintiquip.com.br/Noticias/Diretoria/Enquete-na-WEG-Tintas.html

Adiada votação de proposta sobre exames de gravidez

vereador Francisco Alves (PT)
Vereador Francisco Alves (PT)

A proposta que cria notificação compulsória dos exames de gravidez positivos gerou ampla discussão na sessão desta quinta-feira, 15. O texto, no entanto, acabou não sendo votado em primeiro turno por conta de um pedido de vista, solicitado pelo vereador Ademar Possamai.
O projeto obriga os laboratórios de análises clínicas, sejam públicos ou privados, de comunicar a Secretaria Municipal de Saúde dos exames positivos de gravidez. Autor da proposta junto com Justino da Luz, Francisco Alves apresentou as alegações. Segundo ele, o procedimento permitirá o acompanhamento pré-natal pela equipe do Programa Estratégia Saúde da Família.
Sustenta que sem a comunicação obrigatória, muitas mulheres poderão manter a gestação em segredo, correndo risco de prejudicar a si e ao bebê. “Sabemos que muitas mulheres, por razões várias, não procura o postinho para fazer o pré-natal. Invertendo esta lógica, da equipe indo ao encontro da gestante, garantiremos este procedimento tão importante para a vida da mulher e a do bebê. Portanto, estamos falando aqui de uma questão de saúde pública”, explicou.
O vereador Ademar Possamai disse entender a intenção da proposta, porém manifestou dúvidas sobre alguns pontos, razão pela qual pediu a retirada da pauta. “Acho que o projeto é interessante, mas tem que avaliar por exemplo a comunicação”, disse. Afonso Piazera Neto também fez ponderações. Entende que o projeto repassa serviço para a iniciativa privada, no caso os laboratórios de análises clínicas. “Sei que a intenção é oferecer mais saúde, mas temos que analisar a condição de liberdade, a privacidade do ser humano”, completou.
Neste sentido se pronunciou o vereador Lorival Demathê, que se diz contrário ao projeto por entender que o mesmo fere a privacidade das mulheres. Para ele, a informação dos exames positivos ao poder público deve ser uma decisão das futuras mães, e não uma obrigação.

Fonte: http://www.cmjs.sc.gov.br/geral/adiada-votacao-de-proposta-sobre-exames-de-gravidez/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Projeto torna extintor de incêndio facultativo em veículos

16/3/2012 10:20,  Por Agência Câmara

Leonardo PradoAgostini: não há possibilidade de incêndio mesmo em colisão.
A Câmara analisa o Projeto de Lei 3264/12, do deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), que torna facultativo o extintor de incêndio nos veículos fabricados no Brasil que transitam em vias abertas. Atualmente, conforme regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os veículos já devem sair de fábrica equipados com o extintor, que é exigido ainda no licenciamento e para o trânsito como item de segurança.
Onofre Santo Agostini argumenta, no entanto, que os veículos brasileiros são equipados com um sistema que interrompe a passagem de combustível em caso de colisão e com dispositivos que cortam a corrente elétrica. “Não há possibilidade de o veículo se incendiar mesmo colidindo. Caso aconteça, o extintor não dispõe de pó químico seco suficiente para apagar as chamas”, avalia o parlamentar. Ele acrescenta que a tendência do condutor, em caso de incêndio, é se afastar do automóvel.
O fim da obrigatoriedade, continua Agostini, também reduziria os custos da linha de montagem, beneficiando os consumidores. “Na maior parte do mundo, o uso do equipamento é facultativo, como na Alemanha, na Bélgica, no Japão, na França, na Itália e na Noruega”, exemplifica ainda.
A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Íntegra da proposta:PL-3264/2012Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Wilson Silveira

TRABALHADORES DA MALWEE MALHAS REJEITAM GREVE

Os trabalhadores da Malwee Malharia, em sua maioria, decidiram não deflagrar estado de greve ou mesmo paralisação das atividades, durante Assembleia Extraordinária, com votação secreta, realizada ontem na sede do Sindicato. A Assembleia é resultado de um movimento de insatisfação quanto aos baixos salários pagos pela empresa e aconteceu em dois horários, às 9 e às 16 horas. Dos 279 trabalhadores da Malharia, 147 (52,68%) compareceram à urna, sendo que 107 deles, ou 72,79%, rejeitaram a possibilidade de greve e outros 39 (26,53%) votaram pela paralisação. Houve ainda um voto nulo e nenhum em branco. "A empresa tem que repensar a questão salarial, na próxima negociação coletiva, porque praticamente um terço dos trabalhadores estão insatisfeitos", analisou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário, Gildo Antônio Alves, logo após o encerramento da apuração, realizada às 17h15 de ontem. Gildo lembra que a expectativa do Sindicato era de que mais trabalhadores participassem da votação: "Não foi a presença esperada, certamente houve pressão por parte da empresa", criticou o presidente do STIVestuário.
 

Veículo furtado no Rau é recuperado e suspeito é detido pela PM

Por volta das 20h40min, desta quinta-feira (15), a Central Regional de Emergências da Polícia Militar recebeu um comunicado de furto que teria ocorrido na Rua Castro Alves, bairro Vila Rau em Jaraguá do Sul.
De acordo com a vítima, o veículo, um VW Gol na cor preta, de são Bento do Sul, estava estacionado na via e, quando retornou cerca de duas horas mais tarde percebeu que o mesmo havia sido furtado. Antes mesmo de a vítima registrar a ocorrência na Delegacia, um morador da rua João Fabiano, bairro Ana Paula, ligou para o 190 informando que um veículo Gol havia colidido contra o murro de uma residência e o condutor fugido correndo do local.


Foi verificado que o veículo envolvido no acidente era o mesmo que havia sido furtado anteriormente. Em rondas, policiais militares abordaram um suspeito que confessou ter sido o autor do furto. O acusado de 18 anos de idade foi detido e levado à delegacia de Polícia. 

 
   
   
Fotos :: Divulgação
Informações :: Central Regional de Emergências
Texto & Publicação :: Soldado PM Jean Rudolf
Seção de Comunicação Social 14º BPM

Homem furta carro em concessionária, mas acaba detido pela PM

Por volta da meia-noite e trinta, já madrugada desta sexta-feira (16), um vigia de uma concessionária de veículos na Rua Bernardo Dornbusch, bairro Baependi em Jaraguá do Sul, ligou para a Polícia Militar informando que havia um homem dentro do pátio da empresa arrombando um veículo VW Polo de cor prata.
Durante o deslocamento para a ocorrência, os policiais militares foram informados de que o veículo havia sido furtado e estava seguindo em direção à cidade de Guaramirim. Uma guarnição PM que patrulhava o bairro Ilha da Figueira, deparou-se com carro, sendo que o motorista não parou e seguia fugindo em direção a Guaramirim.

Os policiais ainda teriam atirado e acertado o pneu dianteiro do carro em fuga, mas mesmo assim o suspeito não parou seguindo em alta velocidade em direção à Rodovia BR 280. Ele furou um bloqueio policial montado no trevo de Guaramirim, arremessando o carro contra os policiais, mas acabou sendo abordado nas proximidades da Polícia Rodoviária Federal, depois de ter abalroado uma viatura da PM.

O acusado de 20 anos de idade foi detido, e relatou que durante a quinta-feira havia indo à concessionária fazer a manutenção do próprio veículo, e pegou as chaves do VW Polo, com a intenção de furtá-lo. O acusado foi levado à delegacia de polícia. 

 

Fotos :: Divulgação
Informações :: Central Regional de Emergências
Texto & Publicação :: Soldado PM Jean Rudolf
Seção de Comunicação Social 14º BPM

100% do esgoto será tratado. Em Guaramirim

Guaramirim é uma das 15 cidades do Estado de Santa Catarina contemplada pelo Fundo Nacional de Saúde (Funasa) para receber sistema de esgoto sanitário. O programa abrange apenas municípios com menos de 50 mil habitantes Guaramirim tem 35 mil. A melhoria está em fase de execução de projeto, elaborado pela empresa MPB Engenharia, contratada pelo governo federal.
Depois de apresentado, o documento será encaminhado para o Ministério da Saúde, que viabilizará a execução da obra, orçada em R$ 30 milhões e prevista para 2013, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3).
O engenheiro da MPB, Max Demonti, explica que a implantação ocorrerá em duas etapas. A primeira é a elaboração do projeto que analisará a viabilidade da implantação do sistema, fará os projetos básicos e executivos de engenharia e estudará aspectos ambientais específico da cidade. - Na segunda-feira, após a aprovação do projeto pela Funasa, ocorre a execução da obra por empresa a ser licitada que deve atender a todos os moradores.
Hoje, a cidade não possui rede instalada e os resíduos são destinados a fossas sépticas (tratamento primário de esgoto doméstico pelo qual os detritos são lançados na terra e podem poluir lençóis freáticos). No entanto, a instalação deste tipo de tratamento não é feita em todas as residências e parte dos resíduos acaba poluindo o rio Itapocu, como na rua Pedro Graf.
A moradora Eva Cristina Scheffer Alves se queixa do mau cheiro no local. Ela mora a menos de dez metros do riacho. Não é apenas esgoto sanitário que polui o rio, há material de estamparia e óleo do posto , denuncia. Ela convive com o problema há 15 anos e ao saber sobre as obras comemorou. É tudo o que precisávamos. 

(A Notícia, 15/3)