sexta-feira, 25 de maio de 2012

Carretas novas são levadas de pátio de posto

Data: 25/05/2012 10:44


Duas carretas novas, sem placas, foram furtadas nesta semana, no pátio externo do Posto Rudnick, em Guaramirim. Os veículos avaliados em R$ 200 mil, estavam estacionados ali e seriam levados para a cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte. De acordo com o ex-vereador Ronaldo Raulino, que é proprietário de uma transportadora, as carretas foram retiradas da fábrica da Randon, no Rio Grande do Sul, e estavam sendo transportadas para o Rio Grande do Norte. Ao chegar em Guaramirim, o condutor do cavalo mecânico desengatou o veículo. As carretas estavam uma sobre a outra, somente com a estrutura de chassi. Funcionários do posto informaram que por volta das 22h de quarta-feira, chegou um cavalinho Scania, cor vermelha, e engatou a carreta e seguiu pela BR 280.

(ROGÉRIO TALLINI)

Rádio Jaraguá AM
http://www.jaraguaam.com.br/index/view?id=23165

Chuva + Jaraguá do Sul =

Continue lendo...

Pegou Fogo - Carro incendiado em Jaraguá do Sul

Um Renault Sandero foi totalmente queimado por causa de um problema elétrico nesta quinta-feira (24), em Jaraguá.

O Correio do Povo
Publicado 25/05/2012 às 08:36:50 - Atualizado em 25/05/2012 às 08:47:42
 
Um Renault Sandero foi totalmente queimado por causa de um problema elétrico, mas ninguém se feriu. O incêndio ocorreu na tarde de ontem, quando o veículo descia o morro do Parque Aquático Krause, no bairro Águas Claras,
em Jaraguá do Sul. Os Bombeiros precisaram de dois mil litros de água e espuma e levaram cerca de dez minutos para conter as chamas.
 
(Foto: Eduardo Montecino)
 
O Correio do Povo

Defesa Civil de Jaraguá do Sul está em alerta por causa da chuva

Nas últimas 24 horas já choveu 70 milímetros na cidade


Volume fez o nível do rio Itapocu ficar dois metros acima do normal - Lucio Sassi / Agencia RBS

A chuva que atinge Jaraguá do Sul desde a noite desta quinta-feira deixou a Defesa Civil em alerta. Nas últimas 24 horas, choveu 70 milímetros na cidade, volume que fez o nível do rio Itapocu ficar dois metros acima do normal na manhã desta sexta.

Um trecho do rio Jaraguá, que também corta a cidade, está dois metros acima do normal. Até agora, nenhuma ocorrência de alagamento ou deslizamento foi registrada na cidade, mas o diretor do órgão, Ronis Bosse, destaca que o solo da cidade suporta até 120 mm em três dias.

—  A expectativa é de que o volume de chuva diminua a partir da tarde —, comenta.

A NOTÍCIA
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3769665.htm

Massaranduba - O desafio é criar alternativas para a permanência

Com a carência de postos de trabalho, os moradores de Massaranduba são obrigados a procurar vagas em municípios como Guaramirim e Jaraguá do Sul

Pedro Henrique Leal
Publicado 24/05/2012 às 13:33:53 - Atualizado em 24/05/2012 às 14:12:59
O consenso foi quase geral: seja na zona rural, no Centro ou nos bairros mais afastados, o grande problema de Massaranduba é a falta de opções de emprego, que força grande parte da população a buscar colocações em Guaramirim e Jaraguá do Sul. Para os moradores das regiões mais distantes do Centro, outra situação que incomoda é a falta de pavimentação das ruas. Nos dias de sol, a poeira causa desconforto e problemas para respirar, junto com uma grossa camada de sujeira. Quando chove, o problema é o acúmulo de lama, que dificulta a locomoção.

Atuação: Comerciante diz que falta de ação do poder público é histórica

Para o comerciante e expresidente da Associação Comercial de Massaranduba, Sérgio Murilo da Silva, o maior problema do município começa na falta de empenho do poder público. “E não digo isso do mandato atual, ou do anterior. É um problema que vem de raiz, um descaso histórico”, afirma. Aos 53 anos, 16 deles em Massaranduba, Silva já se envolveu em algumas discussões com a Prefeitura, mas sem resultado. “Tudo aqui termina na política”, afirma. De imediato, ele aponta vários pontos que podem ser melhorados, sem muita dificuldade.
O mais simples deles seria a malha energética do município. “A rede elétrica está péssima, entre fevereiro e março nós passamos mais de 80 horas sem luz, no Centro, durante o horário comercial”. Conforme o pequeno empresário, basta uma chuva mais forte e a energia elétrica começa a falhar.
“Para resolver a maioria dos problemas, só precisaria de boa vontade”, afirma. Outra crítica é sobre a falta de espaços de lazer na cidade. “Não tem uma quadra de esportes. A que tem está fechada. A pracinha perto da prefeitura não dá mais para levar a família, porque virou ponto para jovens beberem e às vezes usarem drogas”, lamenta. De acordo com Silva, não há investimentos no setor cultural. “Parece que a prefeitura prefere devolver o dinheiro voltado para cultura a simplesmente aplicar em algum projeto. Falem o que quiser, mas é com a cultura que vamos manter nossos jovens longe das drogas”, opina.
Para ele o líder comunitário, a próxima administração tem uma grande tarefa pela frente: trazer de volta a indústria para Massaranduba. “Nos últimos 12 anos só três empresas se instalaram aqui, e mais de dez foram embora”, conta. Por causa disso, a maior parte da população massarandubense trabalha fora, em Jaraguá do Sul e Guaramirim.
“Os estudantes também, vão todos para outras cidades. Durante o dia Massaranduba é uma cidade deserta”, ressalta. No levantamento da Associação Comercial, a estimativa é que cerca de 70% da população de Massaranduba trabalha em outras cidades.

Infraestrutura: Costureira critica falta de asfaltamento

O problema mais imediato para a costureira Lori Kassner Ritter, de 43 anos, é visível: a grossa camada de poeira que se forma nos dias de sol, resultado da falta de pavimentação no bairro. “Quando passam o caminhão de água não é tão ruim, mas tem dias que mal dá para sair de casa”, explica.
Quando chove, o problema vira outro, o excesso de lama. “Mas não é tão ruim quanto a poeira”, compara. A falta de asfaltamento também preocupa pela falta de segurança no trânsito. “Os motoristas passam muito rápido por aqui, e não tem muita estabilidade”, diz. Para ela, seria importante que asfaltassem todas as ruas do bairro. “Não é só aqui em casa que é ruim, é todo o bairro que está assim, para quem tem problemas respiratórios está até perigoso”, comenta.
A prefeitura de Massaranduba não informou se há intenção de pavimentar as vias. O prefeito Mário Fernando Reinke afirma que o município possui 800 quilômetros de estradas, com cerca de 50 quilômetros pavimentados. “Deste total, cerca de 20 quilômetros receberam pavimentação durante o meu governo”, afirma. Sobre a falta de emprego, Reinke diz que estão sobrando vagas. “Na prefeitura, temos máquinas paradas por falta de gente para operar”.
Quanto a incentivos para empresários, o prefeito afi rma que até hoje foi procurado apenas uma vez. “Baixamos a alíquota do ISS, atendendo ao pedido deste empresário e foram gerados cerca de 200 empregos”. Sobre opções de lazer, ele cita o incentivo ao esporte, os pesque-pagues, os pontos turísticos do município e o museu inaugurado durante a Fecarroz.
SAÚDE Wulf afirma que é bem atendido nos postos.“Mas sei de gente que pensa o contrário”, comenta (FOTO: Eduardo Montecino)
Poeira e falta de água encanada fazem parte da realidade rural

O aposentado Fredolino Wulf, de 65 anos, tem poucas queixas e poucos pedidos. Mas os anseios que tem são bem pontuais. “Precisa passar com mais frequência um caminhão pipa para não deixar a rua tão seca”, conta. Assim como no bairro Guaranimirim, a localidade sofre com o excesso de poeira nos dias de sol.
Embora não veja a questão como sendo urgente, um investimento que seria bem vindo é o serviço de água encanada. “Nós temos água de poço e uma fossa sanitária, mas ajudaria bastante para limpeza e para a cozinha se tivéssemos água encanada. Para beber ainda gosto mais do poço”, declara.
Outro aspecto em que o saneamento seria de grande ajuda é reduzir o tempo gasto com limpeza da fossa. Outro pedido é mais amplo: investimentos e medidas que ajudem a gerar emprego e trazer novas empresas para o município. “A juventude aqui não tem muito onde trabalhar. São poucas empresas. Muita gente vai para fora buscar emprego”, conta. Dos dez filhos, três trabalham em Massaranduba.
“Aqui perto de casa estão para abrir uma fábrica de conservas, então já tem um lugarzinho para os jovens daqui buscarem trabalho, mas ainda precisa de mais”, conta. Além destes pontos, Fredolino tem poucas preocupações. Na opinião do aposentado, os serviços municipais têm feito um trabalho de qualidade, embora entenda que algumas pessoas possam pensar o contrário. “Eu nunca tive problemas no posto de saúde, sempre fui bem atendido e bem recebido”, conta.

O Correio do Povo
http://www.ocorreiodopovo.com.br/serie-especial/massaranduba-o-desafio-e-criar-alternativas-para-a-permanencia-2545147.html