domingo, 15 de janeiro de 2012

Senai lança estratégias à competitividade



Senai lança estratégias à competitividade
15 de janeiro de 2012

Jaraguá do Sul – Investimento de mais de R$ 200 milhões na ampliação e modernização das unidades, permitindo o aumento na oferta de serviços de educação e de tecnologia resume o Planejamento Estratégico 2012-2017 do Senai de Santa Catarina, documento lançado em agosto de 2011 contemplado dentro das Estratégias para a Competitividade, com ações de curto, médio e longo prazo.
Em seu planejamento a instituição pretende dobrar o número de matrículas em educação profissional até 2014, ampliar o resultado em serviços técnicos e tecnológicos dentro de uma proposta de valor de elevar a laboralidade dos estudantes e a competitividade das indústrias. Dentre os desafios está implantar sete institutos de tecnologia e três institutos de inovação, em parceria com a indústria.

A unidade do Senai de Jaraguá do Sul que atua diretamente também em Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, Corupá e Pomerode tem um papel relevante no Planejamento Estratégico a partir do estudo geoconômico feito em cada cidade, dentro da vocação da cada uma, onde foi levantada igualmente a necessidade de capacitação e emprego na área da indústria.
O diretor-adjunto engenheiro Michael Eberle Siemeintcoski, detalhou em contato com a imprensa o que está previsto até 2017 para cada cidade da região, a partir do estudo de cada segmento industrial feito. Mudanças importantes estão projetadas. Para Jaraguá do Sul, por exemplo, a implantação do Núcleo de Pesquisa Aplicada, Núcleo de Metrologia, Assessoria em Serviços de Educação Profissional e sede de um dos sete Institutos de Tecnologia.
Segundo Michael, as novidades não afastarão o Senai da sua principal missão, que é a educação profissional, pelo contrário, o desafio é ampliar o número de capacitados, atualmente em 10 mil por ano para 18 mil, pelo menos, até 2014. “É um projeto ousado que busca a competitividade da indústria, promovendo a educação profissional e a consultoria especializada”, diz.
Laboratório fará ensaios em linha de eletrodomésticos - Uma das novidades que entra em operação em 2013 é Metrologia em Ensaios para Segurança em Eletrodomésticos, acreditado pelo Inmetro, o único do Brasil na especialidade para produtos da linha branca e para jardinagem. Outro projeto em estudo é educação profissional e serviços tecnológicos em manutenção de equipamentos odonto-biomédico e o programa de treinamento entre o Senai e instituto tecnológico da Arábia Saudita, que contemplou o Senai de São Paulo e Santa Catarina. No Estado, Jaraguá e Florianópolis farão parte.
Na educação à distância, dez centros tecnológicos serão implantados no Brasil e Jaraguá do Sul foi contemplado na área de segurança do trabalho, além de um dos seis laboratórios remotos – em SC só em Jaraguá e Florianópolis -, ao qual alunos e docentes poderão acessar online sem a necessidade da presença na unidade, explicou o diretor-adjunto Michael Siemeintcoski. Deve operar no próximo ano.
Em Jaraguá, igualmente, será implantado o Instituto Senai de Energias Renováveis em parceria com a Grameyer à geração de energia elétrica solar e eólica e com a WEG e PUC/Minas Gerais, para uma pequena central hidrelétrica sem a necessidade de represamento de águas, aproveitando apenas o curso natural do rio, mesmo nas vazantes. Outro projeto com a WEG é o da tração elétrica veicular.
Centro Automotivo inicia atividades - De acordo com o diretor-adjunto do Senai, Michael Siemeintcoski, a área de alimentos, o terceiro mais importante segmento da região na área de empregabilidade, é contemplado também na área de educação profissional numa ação de parceria com a Duas Rodas, Seara e Bretzke.
Outro setor que cresce muito é o da construção civil. O Senai adquiriu recentemente unidades móveis que vão ao canteiro de obras realizar cursos específicos para os profissionais de forma a qualificar a mão-de-obra dentro das especificidades de cada área. Uma das unidades móveis está agendada para Jaraguá do Sul no segundo semestre.
Em Schroeder, o projeto estratégico que inicia em 2012 é o Centro Automotivo, atendendo toda a região, curso gratuito de formação com 800 horas, em parceria com o Núcleo das Concessionárias e Núcleo de Automecânicas da Acijs e Apevi. Em Guaramirim o Senai planeja intensificar as ações e melhorar as instalações, consideradas precárias.
Como projeto estratégico para desenvolver em 2013 e iniciar no ano seguinte é curso para o segmento madeira e mobiliário. É o terceiro segmento econômico de Guaramirim, com mais de mil colaboradores, segundo Michael. Em médio prazo o Senai projeta a construção de um prédio para abrigar os seus cursos e expandir a educação profissional no município.
Pronatec oferta 1.140 vagas técnicas e de qualificação profissional - Mil 215 vagas na aprendizagem industrial são oferecidas pela unidade do Senai para 2012, em seis municípios. São cursos gratuitos de menor duração para formação de mão-de-obra especializada para as indústrias, em diversas áreas. São 810 vagas para Jaraguá, 120 para Schroeder, 45 para Guaramirim, 30 para Massaranduba, 60 para Corupá e 150 para Pomerode.
A partir deste ano a instituição realiza cursos sem custo em nível técnico e de qualificação profissional dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e voltados para alunos de escolas públicas e com carência financeira que estejam freqüentando a partir do segundo ano do ensino médio – ou a partir do segundo semestre, no caso de Educação de Jovens e Adultos.
As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de fevereiro nas unidades do Senai ou na secretaria da escola do candidato. Para Jaraguá do Sul estão abertas 187 vagas gratuitas para cursos técnicos em eletrônica, eletromecânica, mecânica, vestuário, produção de moda e em informática. Para os mesmos cursos estão reservadas 17 vagas para Schroeder, 19 para Guaramirim, 15 para Massaranduba, 12 para Schroeder e 35 para Pomerode.
A seleção será feita pela Gerência Regional de Educação. São 285 vagas via Pronatec somente no Senai para cursos técnicos para a indústria. O Senac tem também uma cota reservada para o comércio. Na qualificação profissional, a região foi contemplada com 855 vagas. No total, entre técnico e qualificação, são 1.140 vagas ofertadas no Senai pelo Pronatec, sem custo para o aluno que preencha os requisitos exigidos pelo Governo Federal, que paga o valor da formação.
O Senai local, de acordo com o diretor-adjunto Michael, tem previsto 10.464 matrículas para 2012 (1.539 nos cursos técnicos) e com o Pronatec a projeção é atingir 11.604 alunos.


Fonte: http://www.jdv.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=12591&Itemid=15