terça-feira, 27 de março de 2012

Governo prorroga até o fim de junho redução de IPI para linha branca

26/03/2012 | 19h06

Também foi diminuído tributo para luminárias, laminados, revestimentos e móveis

O governo decidiu prorrogar até o fim de junho a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da linha branca, como refrigeradores, lavadoras de roupa e fogões, anunciou nesta segunda-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
As medidas fazem parte da política de estímulo à economia do governo. O benefício estava em vigor desde dezembro do ano passado e terminaria no dia 31 de março.

Mantega avalia que, com estímulos oficiais, especialmente a redução de juros pelo Banco Central e desonerações fiscais, será possível fazer com que a economia do país avance 4% em 2012. Em 2011, o PIB cresceu apenas 2,7%.

De acordo com o ministro, serão estendidas até o final de junho as alíquotas de IPI para geladeira (5%) e máquina de lavar (10%). Também será mantida em 0% a cobrança do imposto sobre fogões e tanquinhos.

O governo decidiu ainda reduzir o IPI para luminárias, laminados, revestimentos e móveis até o final de junho. Para as luminárias, a alíquota baixará de 15% para 5%. No caso dos laminados, a queda será de 15% para 0%; para papel de parede, de 20% para 10%; e para móveis, de 5% para 0%.

— A contrapartida destas medidas é a manutenção dos empregos. Esperamos que eles aumentem, para atender à demanda, que deve crescer — disse.

De acordo com Mantega, uma edição extra do Diário Oficial da União colocará a medida em vigor ainda hoje. 
Após o anúncio, o ministro foi para uma reunião com empresários na sede da Federação das Indústrias de Estado de São Paulo (Fiesp).