terça-feira, 22 de maio de 2012

Rede especializada em minissanduiches anuncia abertura de seis unidades em SC até o fim do ano


O Vininha, especializada em minissanduíches, vai abrir seis franquias em Santa Catarina até o fim deste ano. Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú, Blumenau, Jaraguá do Sul e Itajaí vão receber unidades da rede, que aposta em lanches rápidos que envolvem a massa de pão em recheios variados. Depois de assados, os sanduíches são embalados individualmente e acondicionados em caixas caracterizadas, garantindo que estejam quentes na hora do consumo.
A abertura de franquias em Santa Catarina dá início ao projeto de expansão do Vininha, que nasceu há 10 anos em Curitiba, cidade onde as pessoas chamam a salsicha de “vina”. Hoje, a marca tem oito lojas em operação, todas em Curitiba e na região metropolitana. Até o fim do ano, a meta é chegar a 35 unidades.
O plano de crescimento foi desenvolvido pelo empresário Rodrigo Miranda, diretor-fundador da marca. O projeto ainda estabelece progressão no faturamento. O Vininha pretende mais que dobrar a receita de R$ 3,2 milhões obtida no ano passado. A previsão para 2012 é de R$ 7,8 milhões. “Nosso projeto de expansão foi desenhado para uma rede de lojas espalhadas, neste primeiro momento, em dois estados: Paraná e Santa Catarina. No segundo semestre, teremos comercialização de lojas também em São Paulo”, revela.
O planejamento deste ano ainda contempla investimentos de R$ 1,5 milhão, grande parte destinada para uma fábrica própria, com capacidade de fornecimento para até 50 lojas. Hoje, cerca de 400 mil minissanduíches são produzidos por mês. A capacidade operacional será ampliada. Outra parte deste investimento será destinada à área de marketing, um setor que é tratado como prioridade no Vininha.

FRANQUIAS

O modelo para expansão adotado pelo Vininha tem duas opções. A primeira é a franquia completa: balcão de loja e também tele-entrega, em uma área que varia entre 50 e 90 metros quadrados, com um investimento de cerca de R$ 130 mil. Mas há também uma segunda opção, a micro-franquia, com área reduzida, de aproximadamente 25 metros quadrados, com atendimento apenas de balcão e investimento previsto de até R$ 50mil.

O tamanho de loja depende do potencial da região e da cidade, além do nível de concorrência. “Podemos dizer que a micro-franquia cabe em cidades entre 70 e 120 mil habitantes e a loja completa em municípios acima de 150 mil habitantes”, compara Miranda.
O projeto de franquias do Vininha prevê o pagamento de royalties e fundo de propaganda. Os franqueados repassam ao franqueador 6% sobre o faturamento de cada loja. Já as micro-franquias têm um royaltie fixo de R$ 1 mil. O acompanhamento das operações das unidades é constante e on-line. “Sabemos exatamente o status de cada pedido em cada uma de nossas lojas, assim o cliente pode esperar de nossa rede produtos de qualidade com atendimento de excelência”, relata.

Rodrigo Miranda, diretor-fundador da rede:
projeto de expansão prevê lojas também em São Paulo 

Matéria publicada em 16/05/2012.
Noticenter
http://www.noticenter.com.br/noticia/?COD_NOTICIA=17129&COD_CADERNO=0