sábado, 2 de junho de 2012

Amizade - Pequenas ocorrências que preocupam


Ações de ladrões, registradas até maio, chamaram a atenção dos moradores
O Correio do Povo
Publicado 02/06/2012 às 10:11:28 - Atualizado em 02/06/2012 às 10:20:12

Moradores do bairro Amizade estão assustados com as ocorrências de assaltos e furtos em residências e estabelecimentos comerciais, neste ano. Na madrugada do dia 24, um carro Golf vermelho, com placas GVT-4167, de Jaraguá do Sul, e uma moto Biz cinza, placas MDX-6354, também de Jaraguá, foram levadas de dentro das garagens de casa, de diferentes proprietários. Esses casos completam o quadro de três casos de furto de veículo nos primeiros cinco meses do ano, na localidade.
O gerente de um posto de combustível, que não quis se identificar, diz que o local onde trabalha foi alvo de ladrões nesse ano. Ele também comenta um caso que ocorreu numa floricultura. “O caixa estava sem dinheiro, porque o posto estava fechado. O estrago maior foi o arrombamento e não o furto em si, que foi de R$ 57”, comenta.
A localidade, que tinha um perfil de tranquilidade, agora está mais tensa. “A gente considerava um bairro calmo, e agora a preocupação aumenta”, avalia o presidente da Associação dos Moradores do bairro Amizade, Idezides Resende Filho.
Ele acredita que a solução para essa “migração de marginais” é incentivar a comunidade a fazer a denúncia quando alguma ocorrência acontece e intensificar o policiamento nas ruas, pedido já feito aos órgãos de segurança.
Há oito anos em funcionamento, a padaria Josiane sofreu um assalto no início do mês passado. Era por volta das 20h quando dois homens com uma faca e um revólver entraram no estabelecimento. “Eu e duas colegas ficamos abaixadas atrás do balcão, rezando para não nos matarem”, conta a atendente Edna Castro. Ela também mora no bairro e se diz assustada. “A gente ouve muita coisa ruim que está acontecendo aqui no Amizade.”
A dona da padaria, Isabel de Abreu, conta que instalou câmeras de segurança em 2011 pensando em aumentar a vigilância, “mas isso já não intimida mais os bandidos”, completa. “O pior é a humilhação e o medo que a arma causa nessas horas”, diz. Os dois homens acusados do assalto foram capturados na mesma semana, reforçando a ideia de eficiência que a comerciante tem da polícia.
VÍTIMA Edna Castro foi rendida por dois bandidos, 
que assaltaram a padaria onde trabalha.
 (FOTO: Marcele Gouche)
O Correio do Povo