terça-feira, 5 de junho de 2012

Chuchus gigantes viram atração em Schroeder, Norte de SC


Hortaliças nasceram no quintal de uma casa e pesam 1,5 kg e 2 kg

Dois chuchus gigantes, que pesam o dobro que o normal, viraram atração no bairro Braço do Sul, em Schroeder. Um deles tem cerca de 1,5 quilo e o outro, aproximadamente dois quilos.


Planta onde nasceram os chuchus gigantes foi adubada com esterco de ovelha e recebeu muita água.

Bernadete quer que pessoas vejam - Piero Ragazzi / Agencia RBS
 

Os vegetais de espécies diferentes foram colhidos há oito dias pela agricultora aposentada Bernadete Feliciano, 65 anos.

— Moro aqui há oito anos e nunca nasceram chuchus tão grandes—, afirma.

Segundo Bernadete, os vegetais da espécie menor colhidos no quintal da casa dela não ultrapassavam os 500 gramas. Já os do tipo maior teriam chegado a, no máximo, um quilo. Os pés onde os chuchus gigantes nasceram foram plantados há cerca de cinco anos. A aposentada, que costuma adubar a terra com esterco de ovelha, percebeu durante a floração que as frutas estavam maiores.

— Acho que eles ficaram assim porque eu molhei com bastante água. Há uns três meses, quando o tempo estava seco, todo dia eu molhava bem a terra com um lava-jato. Acho que isso ajudou a ficarem bonitos desse jeito—, conta a aposentada.

— Nunca tinha visto um chuchu desse tamanho. Os outros ficam pequenos perto dele—, acrescenta o companheiro dela, Alfonso Guckert, 76 anos.

O engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Agrícola (Epagri) de Schroeder, Ernildo Rowe, acredita que o solo seco e a irrigação podem ter contribuído para os chuchus ficarem maiores.

Ele acredita que o solo seco concentrou mais nutrientes, que foram absorvidos em maior quantidade pela planta devido ao grande volume de água. Segundo ele, a adubação com esterco de ovelha também deve ter “dado uma mãozinha” para a terra ficar saudável.

Apesar do tamanho fora do normal, os chuchus gigantes não devem trazer nenhuma surpresa para os moradores durante a refeição.

— A única diferença é que eles têm maior teor de água, mas o gosto e o benefício para a saúde são os mesmos—, afirma Rowe.

Bernadete ainda não sabe se eles vão virar salada para a família ou refeição para as ovelhas.

— Como eles aguentam cerca de um mês, não vou fazer nada por enquanto. Primeiro, quero que as pessoas vejam—, diz.  

 

A Notícia

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&newsID=a3780768.xml&channel=84&tipo=1&section=Geral