sexta-feira, 20 de julho de 2012

Defesa Civil recomenda interdição da Delegacia de Guaramirim

20/07/2012 | 07h03min

Telhado comprometido, fiação exposta e falta de ventilação estão entre os problemas constatados na unidade

Delegacia de Guaramirim com problemas estruturais - Piero Ragazzi / Agencia RBS

A Defesa Civil de Guaramirim recomendou a interdição da delegacia da cidade por causa das más condições do prédio. O laudo técnico, que foi concluído na semana passada e encaminhado à Delegacia Geral de Polícia Civil, reforça a existência de um problema há muito tempo conhecido: o espaço, que tem mais de 50 anos, não oferece as condições de trabalho e segurança adequadas aos funcionários.

Falta de ventilação nas salas, telhado comprometido, infiltração e fiação elétrica expostas estão entre os problemas mais graves relatados no documento, mas que já não surpreendem os 20 funcionários que convivem diariamente com a situação.

A vistoria que constatou a precariedade do imóvel aconteceu no dia 3 e foi feita pelo coordenador municipal da Defesa Civil, Edvar Pereira de Mello, e um engenheiro da Prefeitura.

— Consideramos que a situação do prédio é precária. O espaço é antigo e está comprometido pela ação do tempo. A recomendação é que ele não seja mais utilizado — comenta Mello.

O delegado Walter Santin diz que a situação da unidade ficou ainda pior no final de maio, quando uma chuva forte alagou o prédio e a equipe resolveu colocar uma lona no telhado para evitar que o mau tempo causasse mais estragos.

— O que mais preocupa é a estrutura do telhado, que nunca foi reformado — avalia.

Em 2010, a unidade passou por uma ampliação e ganhou cozinha e duas novas salas, mas não recebeu melhorias no telhado. Santin espera que a situação seja resolvida com a mudança da equipe para uma área alugada há cerca de 100 metros da atual sede, onde os servidores devem permanecer até que seja construída uma nova delegacia.

O delegado regional, Uriel Ribeiro, afirma que a troca de endereço deve acontecer dentro de dez dias. Segundo ele, o imóvel está recebendo adequações e só falta providenciar a instalação da rede telefônica para assinar o contrato com a dona do imóvel.

O espaço alugado fica num prédio de dois andares, na rua 20 de Agosto, no Centro. Os policiais vão ocupar a parte superior e os fundos do andar inferior, somando uma área de 300 m². Segundo Ribeiro, a expectativa é de que o contrato com a dona do imóvel alugado seja assinado na semana que vem. Em seguida, os policiais já podem começar a mudança.

— O laudo da Defesa Civil reforçou uma situação que já conhecíamos: a de que o prédio não tem mais condições de comportar a equipe. Mas estamos tomando as providências necessárias para resolver esse problema — acrescenta.

O aluguel custará R$ 3,5 mil mensais. A assessoria de imprensa da SSP informou que a licitação para construir o novo prédio deve ser aberta no dia 15 de agosto, com prazo de execução de seis meses. A construção de 650 m² está orçada em cerca de R$ 600 mil. A nova unidade será erguida no mesmo lugar ocupado pelo atual prédio, que será demolido.

A Notícia

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3826731.htm