terça-feira, 10 de julho de 2012

Falta de dinheiro nos caixas


Paralisação do setor de transporte de valores continua e provoca dificuldades nos saques
 
 
Samira Mara Hahn
Publicado 10/07/2012 às 00:40:44 - Atualizado em 10/07/2012 às 00:50:33
 
SEM SERVIÇO  Quem procurou os caixas eletrônicos de um posto, no bairro Vila Nova, não teve sorte  (Fotos Eduardo Montecino)


Quem precisou sacar dinheiro nos terminais bancários da região nos últimos dias não teve sucesso. A greve dos trabalhadores do transporte de valores, que iniciou no dia 2 de julho, causa falta de dinheiro nos caixas da cidade.O administrador, Guilherme Boron, 23 anos, sentiu dificuldade para sacar dinheiro ontem de manhã. Ele passou por duas agências do Banco do Brasil para conseguir sacar e pagar as contas da empresa. “Na outra agência fui até a boca do caixa e não tinha a quantia que eu precisava”, lamentou.
Ontem à tarde, em Itajaí, teve uma reunião dos grevistas com  o setor patronal das empresas de transporte de valores, mas não houve acerto. A paralisação continua, sem previsão para o retorno.Entre as reivindicações da classe trabalhadora estão o aumento de 10% no salário e o pagamento integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), criado com o objetivo de orientar os reajustes de salários dos trabalhadores.
Segundo o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Jaraguá do Sul, Ademir Edson Fernandes, a cidade depende dos trabalhadores de Joinville para o abastecimento dos caixas. Ele conta que 98% dos trabalhadores estão em greve, e que isso representa cerca de 200 pessoas. O presidente explicou que as empresas oferecem apenas 4,5% de aumento.
Já o Presidente da Federação dos trabalhadores no Transporte de Valores em Santa Catarina, Luiz Carlos da Silva, disse que quase a totalidade aderiu à greve. Ele conta que 1,6 mil trabalhadores estão parados em todo o Estado. “Se não entrarmos em acordo a paralisação vai continuar”, afirmou Silva.


Procon pode ajudar
O Diretor do Procon de Jaraguá do Sul, Adilson Macario de Oliveira Junior, explica que o consumidor que se sentir prejudicado por não conseguir retirar dinheiro, deve solicitar ao banco uma carta por escrito, informando o acontecido e levar ao Procon. Essa carta serve para que o órgão consiga abrir um processo administrativo contra o banco responsável. Segundo o presidente, até ontem não havia recebido nenhum caso de reclamação oficial. O Procon fica na rua Donaldo Gehring, 175, Centro. O  telefone é o 3275-1425.

Sem dinheiro para aluguel
A zeladora Elise Lopes, 38 anos, estava na fila para saque no Bradesco e não sabia se iria conseguir o dinheiro para pagar as contas. Ela reclamou que os bancos não estão informando qual o limite máximo para retirada. “A gente precisa enfrentar a fila e só sabe se tem dinheiro depois que já perdeu tempo”, relatou. Elise precisa do dinheiro para pagar o aluguel. “Se eu não conseguir o valor vou ter que pagar depois”, disse. Ontem, as agências do Bradesco liberavam apenas R$ 500 dos caixas eletrônicos.
ELISE  Teve de entrar na fila para saber que não tinha dinheiro
 
O CORREIO DO POVO
http://www.ocorreiodopovo.com.br/geral/falta-de-dinheiro-nos-caixas-6946664.html