segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Alerta de Risco: Bronxol Xarope Adulto


A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, informa que chegou ao seu conhecimento o recolhimento do medicamento Bronxol Xarope, fabricado pela Cifarma Científica Farmacêutica Ltda.
 O recolhimento abrange todas as unidades do lote 3EB03, com prazo de validade até abril de 2014, e está sendo realizado em razão de alguns frascos desse lote terem sido rotulados com a apresentação infantil, embora sejam destinados exclusivamente para o uso em adultos, o que os torna inadequados para o uso e pode gerar risco a saúde e segurança dos consumidores.
O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.
 A Senacon informa que, em razão da omissão da empresa ao não ter informado o risco de forma adequada aos consumidores e ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, foi instaurado Processo Administrativo em face da Cifarma Científica Farmacêutica Ltda. por não realização de recall, nos termos da Lei n. 8.078/90 e da Portaria MJ nº 487/2012.
Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone (0800 707 12 12), ou pelo site www.cifarma.com.br.


Via e-mail (Ministério da Justiça - Sistema Nacional de Alertas Rápidos de Recall)