quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Alerta de Recall: veículos Jaguar XJ


A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça informa que a JAGUAR E LAND ROVER BRASIL IMPORTAÇÃO E COMÉRCIO DE VEÍCULOS LTDA. protocolou Campanha de Chamamento para verificação do torque das conexões das mangueiras do sistema de freio dos veículos Jaguar modelo XJ, ano/modelo 2014 e 2015, fabricados entre fevereiro e julho de 2014.

De acordo com a empresa, a Campanha, com início em com início em 5 de dezembro de 2014, abrange 4 (quatro) veículos colocados no mercado de consumo, com numeração de chassi, não seqüencial, compreendida entre o intervalo SAJAA1695E8V68705 a SAJAA18Y9EMV69951.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança, a empresa destacou a "possibilidade das conexões das mangueiras do sistema de freio posicionadas por baixo da carroceria do veículo não estarem no torque adequado". Nessa hipótese, "o sistema de freios poderá perder a integridade mecânica" que poderá gera "desempenho reduzido de frenagem". Ademais, apontou que "também é possível haver vazamento do fluido do sistema de freio reduzindo a pressão da frenagem no pedal de freio, afetando o arranque inicial do veículo" e que "caso ambos os circuitos de frenagem percam a integridade simultaneamente, o risco de acidentes e/ou colisões aumentará, com a possibilidade de danos físicos graves e/ou materiais aos ocupantes e terceiros".

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 729 1420 ou pelo e-mail cliente@jaguar.com.br. Detalhes sobre a Campanha de Chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – http://portal.mj.gov.br/recall.