quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Geólogos sobrevooam áreas de risco em Guaramirim

Helicóptero Águia foi cedido pela Polícia Militar de Joinville para o voo, que durou cerca de 30 minutos


Lorena Trindade
Publicado 02/02/2012 às 10:08:27 - Atualizado em 02/02/2012 às 10:42:07

Helicóptero da polícia sobrevoou áreas de risco para mapeamento. (Foto: Eduardo Montecino) 
Há três semanas, dois geólogos estão em Guaramirim para avaliar e registrar as áreas de risco do município. Na manhã de ontem, eles realizaram a terceira fase do trabalho composto por quatro passos, sobrevoando as áreas de risco. Os geólogos Lucas Mikosz e Normando Zitta, contratados pela Prefeitura, visualizaram e fotografaram todos os pontos. O helicóptero Águia foi cedido pela Polícia Militar de Joinville para o voo, que durou cerca de 30 minutos.
Conforme Mikosz, as fases da avaliação são: levantamento de campo, processamento de dados, sobrevoo das áreas de risco e, por fim, apresentação dos resultados para a administração pública. Mikosz explica que foram registradas dez áreas de risco. “Uma característica dessas áreas são as ocupações urbanas avançando em direção aos morros”, diz. Segundo ele, são ocupações regulares e irregulares. “Ficou muito tempo sem acontecer nada e o pessoal relaxa”, comenta o geólogo. A função dos profissionais não incluía observar riscos de enchentes, apenas de movimentos de massa e áreas de encosta.
O coordenador regional da Defesa Civil Antônio Edvar Pereira, responsável pelas SDRs (Secretarias de Desenvolvimento Regional) de Jaraguá do Sul e Joinville, também acompanhou os trabalhos. Ele destaca que ações como esta servem para prevenção e preparação. “Precisamos ter estrutura também para resposta a esses eventos”, ressalta.

Análise objetiva prevenção
O coordenador municipal de Defesa Civil Edvar Pereira de Mello Filho, acrescenta que o sobrevoo foi um pedido dos geólogos. De acordo com Filho, a partir da entrega do relatório se inicia uma nova etapa. As ações preventivas compreenderão o alerta à população e o monitoramento do órgão competente. Um projeto para construir casas e relocar famílias que residem em áreas de risco foi enviado ao governo federal a fim de pleitear recursos. Amanhã, os geólogos apresentarão o relatório a partir das 9h na Câmara de Vereadores do município.

Fonte: http://www.ocorreiodopovo.com.br/geral/geologos-sobrevooam-areas-de-risco-em-guaramirim-4197511.html