segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Schroeder implanta coleta seletiva a partir de amanhã no município


Recolhimento dos resíduos recicláveis inicia na terça-feira e irá acontecer em três dias da semana
 
Tita Pretti
Publicado 13/02/2012 às 09:38:51 - Atualizado em 13/02/2012 às 09:50:49
 
Felipe Voigt diz que escolas irão ajudar na conscientização ambiental. (Foto: Eduardo Montecino) 
A partir da próxima terça-feira, dia 4, Schroeder irá contar com mais uma alternativa para diminuir a quantidade de lixo e a exploração dos recursos naturais. Isso porque a Secretaria Municipal de Saneamento e Gestão Ambiental passará a realizar a coleta seletiva em toda a cidade.
A coleta acontecerá em três dias da semana, sempre iniciando às 7h. O serviço não substitui a coleta domiciliar, já realizada na cidade de segunda a sexta-feira.  Nesta semana, a Prefeitura iniciou uma campanha de conscientização da população, através da distribuição de panfletos com informações sobre o recolhimento correto de resíduos recicláveis (papel, vidro, plástico e metal).
A princípio, a empresa responsável pelo recolhimento do lixo será a Serrana Engenharia, a mesma que hoje faz a coleta domiciliar. A partir de março deste ano, será aberta uma licitação para contratação da empresa que fará o serviço. Até lá, a coleta seletiva não irá gerar nenhum gasto para o caixa da Prefeitura, em função de um acordo feito entre a administração municipal e a empresa. Segundo o prefeito Felipe Voigt, o período será de testes e irá auxiliar na elaboração do objeto da licitação. Após a contratação, os gastos devem chegar a R$ 20 mil mensais para a Prefeitura.
Voigt destaca que, inicialmente, a intenção é reaproveitar cerca de 40% do lixo que é destinado hoje ao lixão de Mafra. “Além de conscientizar a população da importância de se cuidar do meio ambiente, queremos despertar o interesse para a criação de cooperativas, revertendo renda para o município. Mas o melhor retorno será a mudança cultural e ambiental”, diz.

CONFIRA POR ONDE A COLETA IRÁ PASSAR

TERÇA-FEIRA – a partir das 7h
- Schroeder I
- Centro Sul
- Centro
- Centro Norte
- Sossego

QUINTA-FEIRA – a partir das 7h
- Rio Hern
- Duas Mamas
- Tomaselli
- Rancho Bom
- Braço do Sul
- Centro Leste

SÁBADO – a partir das 7h
- Schroeder III
- Bracinho
- Itoupava-Açu

Você sabia?

- Em 2005, a quantidade de lixo recolhida em Schroeder era de 77 toneladas ao mês
- Em 2011, a quantidade de lixo recolhida em Schroeder subiu para 240 toneladas ao mês
- Na hora de separar os resíduos (papel, vidro, plástico e metal), os materiais devem estar secos, limpos, sem gordura, restos de comida e graxa. A medida ajuda a evitar animais transmissores de doenças no local de armazenamento.
- A reciclagem de uma única latinha de alumínio economizaria energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado por três horas.

Fonte: http://www.ocorreiodopovo.com.br/geral/schroeder-implanta-coleta-seletiva-a-partir-de-amanha-no-municipio-9140999.html