segunda-feira, 26 de março de 2012

GM estuda fechar fábricas na Alemanha e Inglaterra

Duas fábricas europeias saem de cena e investimento iria para países "de baixo custo" como Brasil

 

Opel
A Opel continua doendo nos bolsos da General Motors. A subsidiária não consegue nem ao menos se pagar, gerando um prejuízo de US$ 747 milhões para os bolsos da gigante americana. Uma das soluções que a GM estuda, segundo a revista alemã Der Spiegel, é fechar suas fábricas em Bochum (Alemanha) e Ellesmere Port (Inglaterra).

Brasil, China, Índia, México, Polônia e Rússia, chamados de "países de baixo custo", serão os alvos do investimento do grupo, substituindo os gastos na Europa. Mas, e o mercado europeu? A GM vai simplesmente colocar o rabo entre as pernas e desistir? Não. Se houver um aumento na demanda, os carros serão produzidos nos "países de baixo custo" e importados para a Europa - a GM quer que mais 300 mil veículos da Opel sejam produzidos no México, Coréia do Sul e China até 2016.
A GM não confirma os planos, mas também não negou nada. "Nenhuma decisão foi tomada a respeito da produção automotiva da Opel", declarou um porta-voz da GM Europa, quando questionado sobre o fim da produção na Alemanha. O chefão da Opel Karl-Friedrich Stracke diz que não haverá fechamento de fábricas ou corte de empregos em um futuro próximo.