quinta-feira, 17 de maio de 2012

Assaltos - Dois casos ocorrem no mesmo dia

Apesar de não ter havido agressão, o susto provocado pelos assaltantes foi grande

Debora Remor
Publicado 16/05/2012 às 21:38:51 - Atualizado em 16/05/2012 às 21:49:07
MEDO “Comecei a rezar, pois achei que naquela noite eu ia morrer”, diz Sarti (Foto: Marcele Gouche)
A noite de terça-feira foi de susto para dois homens, um em Jaraguá outro em Guaramirim. Eles não se conhecem, mas viveram momentos parecidos quando os assaltantes entraram em casa, amarraram e roubaram seus pertences. O desfecho também difere, de um lado três assaltantes foram presos; de outro, nada se sabe sobre os dois envolvidos .
Não foi a casa simples, num terreno pequeno, em uma rua de barro no interior de Jaraguá, no bairro Vila Machado, que atraiu os assaltantes à casa de João Emerson Sarti, 38 anos. Um dos envolvidos atendeu Sarti na manhã do assalto, quando ele pedia o orçamento de pedras para fazer o muro de casa. “Acho que eles ficaram muito tristes com o assalto, pois me perguntavam ‘cadê os R$10 mil? cadê?’ e no fim levaram R$ 500”, lembra. “Marciano” deve ter imaginado uma mansão depois que descreveu como queria o muro, e então “em vez de ligar para me passar o orçamento, ele veio me roubar”.
Eram 21h30 da noite, Sarti já tinha se despedido do amigo e estava sozinho em casa quando foi surpreendido por um homem encapuzado, que apontou uma arma para a cabeça dele. Sarti foi amarrado por os fios e cabos do computador, e deixado num canto da cozinha enquanto os bandidos faziam uma “faxina” na casa dele. Os equipamentos eletrônicos e o dinheiro foram colocados no carro de Sarti, também roubado.
“Ele jogou uma toalha na minha cabeça e depois umas jaquetas, nessa hora eu comecei a rezar, pois achei que naquela noite eu ia morrer”, conta Sarti, bastante calmo mesmo revivendo os momentos de pavor. “Ele não me bateu, mas me ameaçava, dizendo que se não achasse o dinheiro ia me matar.” Sarti acredita que o segundo envolvido, o “Gordo” era muito medroso e não chegou a entrar em casa.
Depois que os assaltantes deixaram a casa levando o Zafira dele, Sarti se desamarrou sozinho e correu para chamar socorro. A Polícia Militar agiu rápido e localizou uma moto escondida entre os eucaliptos. Foi o erro do grupo. A partir do primeiro preso a polícia chegou aos outros dois, que também confessaram envolvimento no assalto. Na manhã de ontem, para a surpresa de Sarti, o Zafira foi abandonado na beira da rodovia que leva à serra, a 4 Km do Centro de Corupá. “Tava tudo dentro do carro ainda, computador, som, até meus carrinhos em miniatura. Só o celular e os R$ 500 é que não consegui de volta”, comenta.
O quarto assaltante foi identificado, mas ainda está sendo procurado. Com os três presos em flagrante, a PM recolheu também dois capuzes, um revolver de calibre 22 e uma garrucha.

O Correio do Povo
http://www.ocorreiodopovo.com.br/seguranca/assaltos-dois-casos-ocorrem-no-mesmo-dia-1358924.html