quinta-feira, 31 de maio de 2012

Bombeiro salva bebê de dois meses por telefone em Guaramirim

30/05/2012 | 20h07min

Criança teria engasgado após tomar xarope para gripe

O bombeiro voluntário Victor Breuel, de 27 anos, orientou a mãe de um bebê de dois meses que estava se engasgando e conseguiu salvar a vida da criança. A mãe ligou para os bombeiros de Guaramirim, por volta das 17h20 desta quarta-feira, dizendo que depois de ter dado um xarope para gripe o filho teria engasgado.

Pela descrição da mãe, o bebê estava sofrendo uma parada respiratória. Segundo Victor, até a ambulância chegar no bairro (que era longe do centro), o menino poderia ter morrido e a melhor opção era orientar a mãe. O socorrista ensinou Jane a manobra de heimlich.

— Pedi para a mãe posicionar o filho no braço de barriga para baixo com a mão segurando o rosto. Depois a orientei dar tapinhas nas costas entre os ossos do ombro. Isso provoca uma tosse involuntária e causa a desobstrução das vias aéreas — relata.

A ligação durou pelo menos dez minutos. Conforme o bombeiro, o fato da mãe ter agido rápido foi que salvou a vida da criança.

— O bebê chegou a ficar três minutos sem respirar antes dela fazer a manobra. Se tivesse esperado a ambulância, que chegou seis minutos depois, talvez o menino não teria sobrevivido.

Quando a guarnição chegou ao local o menino já não corria mais risco de vida. Os bombeiros submeteram o bebê ao oxigênio suplementar (devido ao tempo que ficou sem respirar) e encaminharam para o Hospital Padre Mathias Stein, em Guaramirim.


A NOTÍCIA