A General Mills informou que também assumirá uma dívida de R$ 200
milhões e que a adição da Yoki a seu portfólio vai mais que dobrar suas
vendas anuais na América Latina, para quase US$ 1 bilhão.
A empresa espera que a transação seja concluída no primeiro semestre do ano fiscal de 2013, que começa em 28 de maio deste ano.
"A Yoki acrescenta recursos chaves e escala geográfica que irão acelerar
o nosso crescimento no Brasil", afirmou o vice-presidente executivo da
General Mills, Chris O'Leary, em comunicado.
"Planejamos focar na construção de um forte portfólio de produtos Yoki e
Kitano, expandir os negócios de Haagen-Daz e Nature Valley no Brasil, e
introduzir novas marcas da General Mills nesse importante mercado."
A empresa também espera que a adição da Yoki a seu portfólio vai mais
que dobrar suas vendas anuais na América Latina, para quase US$ 1
bilhão.
Scott Olson/France Presse |
Sorvete Haagen-Dazs, da americana General Mills |
GENERAL MILLS
Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a General Mills é dona,
no Brasil, do sorvete Häagen-Dazs e das barras de granola Nature Valley.
O sorvete também é vendido em países como Chile, Grécia, Indonésia,
Marrocos e Rússia.
Nos EUA, se destaca pela marca de farinha Gold Medal, que hoje a primeira em vendas naquele país.
Outras marcas de destaque nos EUA são Pillsbury (massa refrigerada),
Green Giant (legumes congelados), Cheerios (cereal matinal) e Betty
Crocker (misturas para sobremesas).
Em países como Austrália, Alemanha e Japão a empresa possui a marca de comida mexicana Old El Paso.
No ano passado, a General Mills comprou 50% da fabricante de iogurtes
Yoplait, por cerca de US$ 1,1 bilhão. A empresa francesa é a segunda do
mundo em iogurtes, atrás da Danone. A aquisição foi feita junto ao fundo
de investimentos PAI. Os 50% restantes são de propriedade da
cooperativa francesa Sodiaal.
Outro foco de atuação do grupo é o fornecimento de misturas de bolos e
farinhas para padarias e restaurantes; de cereais, iogurtes e snacks
para escolas, restaurantes e hotéis; e produtos para lojas de
conveniência e máquinas de venda automática.
A empresa afirma estar presente em mais de cem países e 35 mil
funcionários. No ano fiscal de 2011, as vendas líquidas globais do grupo
totalizaram US$14,9 bilhões --dos quais US$ 10,2 bilhões foram nos EUA.
"Categorizamos as vendas em três segmentos de negócios: Varejo nos EUA,
área Internacional e Padarias & Foodservice", informou.
Divulgação | ||
Pipoca e Aveia Yoki; marca foi comprada pela General Mills |
YOKI
A Yoki, um dos maiores grupos de alimentação do Brasil, vende
aproximadamente 620 itens. Entre outros, a empresa tem pipocas,
condimentos naturais e industrializados, snacks, produtos naturais,
chás, misturas para bolo, sobremesas, confeitos, sopas, refrescos,
cereais e farináceos de milho, mandioca e trigo e pet food.
Também fazem parte da Yoki as marcas Yoki, Kitano, Yokitos, Mais Vita, Lin Tea, Tori e Chef Line.
A empresa foi fundada em 1960 e emprega atualmente mais de 5 mil
funcionários. A companhia encerrou 2011 com faturamento de R$ 1,1
bilhão.
A empresa, devido à pouca oferta de produtos de qualidade no mercado
interno e dependente de importações, principalmente de milho pipoca, foi
em busca de variedades mais produtivas e específicas para sua linha
industrial.
A empresa passou a oferecer novos cultivares aos produtores e a produção nacional substitui as importações.
Um dos feitos mais recentes da Yoki foi a "nacionalização" da ervilha,
produto originalmente importado do Canadá. Embora ainda esteja
dependente de compras externas, a Yoki já conseguia cultivares
adaptáveis a regiões do Rio Grande do Sul.
A empresa trabalhava para, em pouco tempo, deixar de importar esse produto.
Folha.com
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1095000-dona-da-haagen-dazs-compra-brasileira-yoki-por-r-175-bi-mais-divida.shtml