terça-feira, 29 de maio de 2012

O que trava a vinda da BMW para Santa Catarina


Araquari, no Norte do Estado tem concorrente de peso, Campinas



Montadora alemã investiria R$ 867 milhões em fábrica no Brasil Foto: Hermínio Nunes / Agencia RBS
O presidente da BMW no Brasil, Jörg Henning Dornbusch, estará nesta terça-feira em Jaraguá do Sul, mas a sonhada notícia de que a montadora vai instalar uma fábrica no Estado por enquanto não virá.

A decisão só deve ocorrer na segunda quinzena de junho e a candidata catarinense, Araquari, tem novo concorrente. A prefeitura de Campinas (SP) confirmou que está em negociações com a empresa alemã.

Mas em Santa Catarina existe quem dê a questão como quase resolvida e com resultado favorável ao Estado. Uma fonte do governo estadual que tem acesso às negociações diz que a BMW está praticamente fechada com Araquari.

A única pendência seria um ajuste no regime automotivo, conjunto de regras criado pelos ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento para instalação de fábricas de veículos no país.

A alteração já teria recebido aval do governo federal e deve ser efetivada na próxima quinzena. Consta ainda que a avaliação do caso está com a sede da empresa em Munique e os diretores exigem o sigilo total do conteúdo das conversas, conforme estipulado por um contrato de confidencialidade.

Esta cláusula explica porque as autoridades catarinenses envolvidas alegam que não podem dar detalhes sob pena de comprometer as negociações.Procurado, o Ministério do Desenvolvimento informou que não trata de pedidos específicos de ajustes no regime automotivo.

Mas confirmou que houve várias solicitações de mudanças por parte das montadoras que não têm fábricas no Brasil. Acrescentou que foram realizadas reuniões com o ministro Fernando Pimentel. A alteração no regime automotivo é crucial para a BMW porque o governo federal aumentou em 30 pontos percentuais o IPI para montadoras que não tenham instalações no país.

Mas para aquelas que pretendem vir para o Brasil, foi criado um sistema de pontos e quanto mais regras seguidas, menos imposto será pago. O primeiro critério é o índice de peças nacionais e o segundo é a tecnologia usada. A intenção dos alemães seria aumentar o peso do último item.

De acordo com a fonte do governo estadual, as conversas com SC estão quase concluídas, mas alguns ajustes são necessários. A lista foi entregue na semana passada ao secretário do Desenvolvimento, Paulo Bornhausen. Ele confirmou que são considerações simples e preferiu não revelar o conteúdo por causa da cláusula de confidencialidade.

O investimento programado para a fábrica da BMW no Brasil é de R$ 867 milhões, estima o mercado. Seriam produzidos modelos de entrada da marca que está entre as mais conceituadas do mundo.

Até o final do primeiro trimestre, o mercado trabalhava com dois possíveis destinos_ Araquari e Tatuí (SP). Mas agora a candidata paulista é Campinas. Mas nem o governo paulista e nem a administração municipal dão informações para não prejudicar as chances da cidade.
Diário Catarinense