terça-feira, 15 de maio de 2012

Procon - Mais uma forma de proteção do cliente

Município será um dos primeiros a integrar o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor

Nilson Antonio
Publicado 14/05/2012 às 21:51:45 - Atualizado em 14/05/2012 às 21:58:19
TRANSPARÊNCIA Macário explica que o portal irá apresentar informações sobre fornecedores - (Foto: Eduardo Montecino)
Nos próximos dias, o Procon de Jaraguá do Sul lançará mais uma ferramenta para ser utilizada pelos consumidores que queiram pesquisar a situação do fornecedor de algum produto. O Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec) será o “SPC” dos fornecedores, conforme o diretor do Procon, Adilson Macário de Oliveira Júnior. “Estamos fazendo testes e em breve estaremos trabalhando com o programa”, afirma.
O Sindec é coordenado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, e integrado por Procons e entidades civis de todo o país. O programa visa assegurar a transparência nas relações de consumo, tanto para os clientes como para os fornecedores e com isso, criar um mercado de consumo mais equilibrado. Com a parceria, o consumidor poderá acessar o sistema para buscar mais segurança na aquisição ou compra. “As informações do posto de atendimento serão exportadas e o cliente
poderá pesquisar os locais que têm mais reclamações”, afirma Macário.
Outra vantagem para os compradores é que os fornecedores terão de se ajustar ao Código do Consumidor. Os funcionários do Procon estão realizando testes para a instalação do serviço. Caso não precise passar por adequações, o Procon do Estado deve instalar esta nova forma de atendimento em duas semanas. “Se houver incompatibilidade entre os sistemas da prefeitura e o Sindec, vamos precisar de um pouco mais de prazo”, diz Macário.

Fonte: http://www.ocorreiodopovo.com.br/geral/procon-mais-uma-forma-de-protecao-do-cliente-4686711.html