sexta-feira, 15 de junho de 2012

Município quer projeto para melhorar vazante das águas

15 de junho de 2012
 
 
Massaranduba – O Governo Municipal quer ajudar os produtores de arroz da região baixa de Massaranduba a se livrarem das enchentes por meio da macrodrenagem, onde espera também o apoio de Guaramirim. A ideia é desenvolver um projeto envolvendo os dois municípios para que as águas em períodos de cheias tenham a vazante mais rápida e reduza os prejuízos, principalmente no período de safra.
O prefeito Mário Fernando Reinke diz que ficou sensibilizado com apelos de produtores da região do Guarani-Açu, Massarandubinha e Ribeirão da Lagoa ao constatar o problema histórico da demora para a baixa das águas, alagando extensas áreas. Segundo levantamento, são 350 hectares em Massaranduba e 150 hectares em Guaramirim, aonde a produção do arroz chega a 70 mil sacas, aproximadamente, com valor de comercialização de R$ 1,8 milhão por safra.

CONJUNTO - Fernando diz que como o problema ocorre em dois municípios, existe a necessidade de um projeto em conjunto. “Vou conversar com o prefeito Bylaardt para que façamos o projeto em conjunto para buscar recursos para o desassoreamento do Rio Massarandubinha até desembocar no Rio Putanga, a poucos metros do Rio Itapocu. É uma obra grande que exige investimentos consideráveis, mas que pode ser feito para ajudar os produtores de arroz a reduzirem os prejuízos nas enchentes”, informou.
Em linha reta são aproximadamente oito quilômetros, conforme medição pelo Google.

Jornal do Vale do Itapocu

http://www.jdv.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=14145&Itemid=60