sábado, 7 de julho de 2012

Döhler assume autoria por mancha no Rio Cachoeira em Joinville

07/07/2012 | 21h06

Empresa afirma que houve rompimento num dos canos da rede de descarte de efluentes

Döhler assume autoria por mancha no Rio Cachoeira em Joinville Rodrigo Philipps/Agencia RBS


Mancha vermelha começou a se alastrar por volta das 7 horas da manhã.
Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS



A empresa Döhler emitiu uma nota oficial neste sábado assumindo a autoria da mancha vermelha que apareceu no Rio Cachoeira. Segundo a empresa, ocorreu o rompimento parcial de um dos canos da rede de descarte de efluentes da fábrica, resultando no vazamento de corante no rio. Segundo o comunicado, a empresa já tomou as medidas necessárias para corrigir a falha. 

Amostras do resíduo no rio foram coletadas por equipes da Fundação do Meio Ambiente (Fundema) e Polícia Militar Ambiental, assim como na estação de tratamento da Döhler, na saída pela rede pluvial e numa galeria próxima. O resultado do primeiro laudo deve sair em dez dias e o segundo, mais detalhado, em um mês. 

Se for confirmado, por laudo, a autoria da empresa, pode haver multa de R$ 50 a R$ 50 milhões. O valor, segundo o policial Dario Aires Martins Júnior, vai depender da sustância que caiu no rio e do impacto ambiental causado pelo produto. Segundo Dario, o fato da empresa ter assumido pode reduzir a pena. 

Cor do rio surpreende moradores
A Fundema e a Polícia Militar Ambiental foram pegos de surpresa na manhã deste sábado quando receberam inúmeros telefonemas de moradores relatando a mancha vermelha no Rio Cachoeira. O rastro começava no bairro Santo Antônio, na divisa com o Distrito Industrial, e seguia até a Câmara de Vereadores. 

Conforme o policial Dario, a subida de maré no meio da tarde conteve a mancha, que pode ter se alastrado ainda mais após as 16 horas. 

O policial descreve o produto no Cachoeira como algo quente, que na avaliação da Fundema estava com 29°C no começo da tarde, quando o normal, para o rio, seria no máximo 19°C.

A Noticia