quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Crematório de Balneário Camboriú tem serviço suspenso

23/02/2012 08h33min

Fatma emitiu autuação e pediu paralisação imediata dos trabalhos em razão de problemas ambientais

Problemas na temperatura de queima dos corpos e na eliminação dos gases resultantes do processo podem interditar o Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú, nos próximos dias. A Fundação do Meio Ambiente (Fatma), após receber relatos de inconformidades por meio da ouvidoria do órgão, fiscalizou o local, emitiu autuação e pediu o embargo.
As atividades no crematório serão suspensas até que as irregularidades apontadas no documento de embargo sejam corrigidas. A empresa ainda não recebeu a notificação, que foi enviada por correio na quarta-feira passada. Com os documentos em mãos, o estabelecimento terá 20 dias para apresentar defesa à Fatma.

Segundo o presidente da Fatma, Murilo Flores, o local foi autuado por descumprir a legislação e funcionar com a temperatura dos fornos abaixo da determinada. Por este motivo, o crematório deverá pagar multa que pode variar de R$ 500 a R$ 50 milhões.

O valor ainda não foi determinado, mas será calculado com base nos danos causados ao meio ambiente e à saúde pública. Já o embargamento do estabelecimento foi solicitado para que os problemas ambientais, como poluição por gases e odores tóxicos cessem imediatamente. Caso a defesa, depois de enviada à Fatma pela empresa, seja analisada e aceita, o embargo será suspenso. 


Fatma alega que crematório não entregou relatório anual

Além desses problemas, a Fatma informou que o crematório não apresentou à fundação o relatório anual, com análise dos gases, e que a empresa está funcionando com a licença ambiental vencida desde 18 de maio de 2011. A licença de operação, vigente desde 18 de maio de 2007, possuía prazo de validade de 48 meses.

— Para que não haja problemas durante o processo de renovação, como funcionar sem licença, exigimos que o pedido seja feito com quatro meses de antecedência, o que não ocorreu com o Crematório Vaticano. Eles pediram a renovação 60 dias antes de vencer — explica o presidente da Fatma, Murilo Flores.

A diretora do crematório, Mylena Cooper, informa que o estabelecimento requereu a renovação no dia 14 de março de 2011, mas que ainda estão em processo de renovação da licença:

— Estamos dentro do prazo normal de renovação, com todas as datas concordadas pela Fatma. Inclusive, o teste químico, que é um dos requisitos para a concessão da licença, foi agendado para o dia 14 de maio de 2012.

O crematório Vaticano funciona em Balneário Camboriú desde 2007 e foi o pioneiro em Santa Catarina.

O que diz a diretora do Crematório Vaticano, Mylena Cooper:

A respeito do embargo ao Crematório Vaticano, em Balneário Camboriú, comunicamos que a empresa ainda não recebeu o Termo de Embargo e aguarda o recebimento da correspondência, enviada pela Fatma, para poder se manifestar. Até então, desconhecemos o motivo.

Neste momento, informamos que todas as análises de emissões de gases foram feitas desde o primeiro ano de vigência de nosso alvará. Todas elas tem resultado positivo. Isto é, dentro dos padrões exigidos pela Fatma. Caso haja sugestões de alterações em nosso equipamento, nós o adequaremos de imediato.  

JORNAL DE SANTA CATARINA