domingo, 19 de fevereiro de 2012

Falta de iluminação deixa a Serra Dona Francisca mais perigosa

Duas curvas sinuosas, cenário de tragédias, estão totalmente no escuro

Schirlei Alves
15/02/2012

Algumas curvas na Serra Dona Francisca SC-301 estão sem iluminação - Cleber Gomes / Agencia RBS

A serra Dona Francisca (SC-301) entre Joinville e Campo Alegre voltou a ficar perigosa durante a noite. Duas curvas sinuosas estão totalmente no escuro. Uma delas é cenário constante de acidentes graves e as marcas das tragédias estão registradas com nomes e cruzes no local. 

Dos 240 postes que fazem a iluminação entre os quilômetros 85 e 93, 42 estão apagados. Com a neblina que cai à noite, mesmo com o farol alto, o motorista encontra dificuldades para dirigir.

No fim do ano passado, o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) providenciou a manutenção do sistema de iluminação. Um mês depois, o problema voltou. Além da escuridão, as placas de sinalização estão escondidas sob o mato que toma conta do acostamento. 

O trecho mais crítico está entre os quilômetros 88 e 91. O superintendente regional do Deinfra, Ademir Vicente Machado, informou que a roçada da vegetação está sendo providenciada. A empresa vencedora da licitação, de Florianópolis, deverá começar os trabalhos ainda este mês, quando a documentação estiver liberada. A limpeza vai do início da rodovia, próximo ao cruzamento com a BR-101, até o alto da serra Dona Francisca.

Sobre a iluminação, ainda não há data prevista para uma nova manutenção. Mas o superintendente afirmou que o departamento está verificando a situação.

— No ano passado, trocamos as lâmpadas queimadas e alguns postes com problema. A equipe técnica fará uma nova revisão do sistema, e a manutenção deverá ocorrer o mais breve possível—, garante Ademir.

Ainda segundo o superintendente, uma equipe de profissionais esteve na serra nesta semana, fazendo alguns reparos paliativos, como a retirada da vegetação em volta das placas.

O Estado não tem contrato permanente com uma empresa, por isso é preciso abrir licitação cada vez que existe a necessidade de cortar o mato às margens da rodovia e o conserto da iluminação.

Veja onde está o problema