domingo, 26 de fevereiro de 2012

Geração de emprego - Jaraguá do Sul registra o pior resultado em Santa Catarina


Em janeiro deste ano, a cidade fechou com saldo de 442 postos de trabalho a menos
Alexandre Perger
Publicado 25/02/2012 às 01:51:25 - Atualizado em 25/02/2012 às 01:58:54


Até 25 de janeiro deste ano, 566 funcionários foram desligados pelo sindicato. (Foto: Eduardo Montecino)
Em janeiro deste ano, Jaraguá do Sul registrou o pior índice de geração de emprego em Santa Catarina, com saldo negativo de 442. 
Os dados são do Ministério do Trabalho, que divulgou a pesquisa na quinta-feira, dia 23. No geral, Santa Catarina fechou o mês com um saldo positivo de 16,4 mil novos empregos criados. 
O motivo para esse resultado negativo, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Célio Bayer, é o fechamento da Seara, que aconteceu no fim do ano passado. Bayer explica que isso ocorre porque a empresa deu férias coletivas para os funcionários em dezembro do ano passado e os demitiu em janeiro deste ano. 
“No mês que vem, Jaraguá deve fechar com o saldo positivo”, adianta Bayer.
No Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Alimentação não há tanto otimismo. O tesoureiro da entidade, Vicente Pereira, acredita que será difícil outra empresa desse porte entrar na cidade e recuperar os postos de trabalho, pela falta de mão de obra qualificada.
De acordo com Pereira, até 25 de janeiro deste ano, 566 funcionários da Seara foram desligados. “No momento, não temos nenhuma expectativa de recuperação, acredito que esse saldo negativo deve durar mais algum tempo”, lamenta o tesoureiro.
Para o sindicalista, a solução seria que alguma empresa comprasse o parque fabril da Seara.