domingo, 26 de fevereiro de 2012

SINDICATO E WEG QUÍMICA NÃO CHEGAM A ACORDO


24 DE FEVEREIRO DE 2012


Proposta de antecipação salarial de 3% foi rejeitada

Não houve acordo na segunda reunião entre dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Químicos (Sintiquip) e representantes da Weg Química, realizada na tarde desta sexta-feira (24). De acordo com o sindicato, o gerente de Recursos Humanos do grupo Weg, Jonas Schmidt, e a assessora jurídica, Sinara Sansen, ofereceram 3% de reajuste salarial, a partir de 1º de março, a título de antecipação da data-base da categoria, em 1º de agosto. Até o momento, a variação da inflação/INPC está em 2,81%. A proposta foi imediatamente rejeitada pelos dirigentes sindicais: "Os trabalhadores não querem antecipação, a proposta está longe da expectativa, não temos como defendê-la em Assembleia", resumiu o presidente do Sintiquip, Sérgio Luís Ferrari, reforçando que "a reivindicação dos trabalhadores é de 10% de reajuste salarial". Nova reunião está agendada para terça-feira (28) à tarde - ainda sem horário definido.

NOTA EMITIDA PELA EMPRESA: Jaraguá do Sul, 24 de fevereiro de 2012 

Em relação à negociação com o Sindicato dos Trabalhadores Químicos, Plásticos, do Papel e da Borracha de Jaraguá do Sul e Região (Sintiquip), a WEG vem a público esclarecer alguns fatos. A WEG é uma empresa que valoriza seus colaboradores, investindo constantemente em melhoria do ambiente de trabalho, pagamento de salários e benefícios acima da média de mercado. Alguns números ajudam a entender melhor a atual situação.

§ O salário médio dos colaboradores da WEG Tintas já é 62,18% acima do piso da categoria;

§ Nos últimos 4 anos, a folha de pagamento da WEG Tintas teve um aumento de 8,17% a mais do que a receita operacional bruta.

§ Em 2011, 43,92% dos colaboradores da WEG Tintas tiveram aumento salarial, através de promoções e enquadramentos, além da convenção coletiva;

§ A participação nos resultados relativa a 2011 foi de 1,85 salários, 65% maior que a média das empresas da região.

Em virtude do atual cenário de aumento de competitividade internacional no Brasil e consequente redução das margens de lucro das empresas, a WEG apresentou sua contraproposta ao Sintiquip, confiando na avaliação criteriosa e justa da entidade e no bom andamento das negociações. A WEG acredita que essa iniciativa, além de demonstrar sua boa vontade em negociar, atende plenamente aos anseios de ambas as partes, mantendo o compromisso com a qualidade de vida dos colaboradores e suas famílias e contribuindo para a manutenção de importantes postos de trabalho na região.

Andressa C. Pereira - Comunicação Institucional