sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Fábrica da BMW mais perto de Santa Catarina

Ministério do Desenvolvimento garante aos executivos da montadora alemã que publica ajustes do IPI até Carnaval

Simone Kafruni e Claudio Loetz | simone.kafruni@diario.com.br

Em reunião, nesta quinta, dia 16, em Brasília, o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio garantiu a executivos da BMW que, nos próximos dias, o governo vai editar medida provisória ou decreto que contempla isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na fabricação de automóveis para montadoras que ainda não estão instaladas no Brasil.

Os otimistas esperam a oficialização ainda nos dias do Carnaval, com a publicação da medida no Diário Oficial da União. O diálogo, que não constava da agenda oficialmente divulgada pelo governo catarinense, também envolveu o governador do Estado, Raimundo Colombo, o secretário da Fazenda Nelson Serpa e o senador Luiz Henrique da Silveira.

O governo federal prometeu divulgar hoje uma minuta que vai tratar do setor automobilístico. Como o governo do Estado já ofereceu o que podia e a vinda da BMW para SC foi condicionada, pelos executivos alemães, a uma flexibilização do IPI para empresas com interesse em instalar fábrica no Brasil, a minuta que será apresentada hoje pode decidir o futuro da empresa no país.

Agora falta pouco para o anúncio da cidade-sede da unidade brasileira da BMW. Araquari, Joinville e Jaraguá do Sul estão no páreo. A montadora alemã sempre insistiu na manutenção do sigilo em todas as etapas das negociações e o último anúncio oficial foi de que a decisão sobre o complexo com 200 mil metros quadrados de área construída e investimento estimado de US$ 700 milhões seria confirmado até o final de fevereiro. Em março, a presidente Dilma Rousseff viaja para a Alemanha.

A BMW sinaliza com planos de produzir quatro modelos na planta brasileira, três da marca própria e um da marca Mini. O interesse da montadora alemã no mercado brasileiro tem a ver com o desempenho das suas vendas no país, que aumentaram 49% em 2011. O Brasil hoje é o quarto maior consumidor de carros do mundo e teve 3,6 milhões de emplacamentos acumulados em 2011.

O dinamismo do mercado despertou outra montadora alemã. Agora é a Daimler AG, proprietária das marcas Mercedes-Benz e Smart, que avalia ter fábrica no país. O diretor de marketing da Mercedes-Benz, Philipp Schiemer, disse, em nota, que a companhia pretende produzir novos automóveis compactos e também o Smart Fortwo na nova planta. A Mercedes já teve unidade em Juiz de Fora.



Fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&newsID=a3666541.xml&channel=84&tipo=1&section=Geral