sexta-feira, 22 de junho de 2012

Homem é detido por maus-tratos a animais de estimação em Schroeder, Norte de SC

21/06/2012 | 18h45min - Atualizada às 21h51min

Ajapra pede para os órgãos competentes da prefeitura acompanharem o suspeito de maus tratos de perto

Cão Nico magro e preso - MARIA DE LOURDES PELLENSE,AJAPLA / DIVULGAÇÃO

 

Um homem foi detido na manhã de quarta-feira, suspeito de maltratar os próprios animais, no bairro Bracinho, em Schroeder, Norte de Santa Catarina. Depois de várias denúncias e 18 boletins de ocorrência registrados na delegacia da cidade contra o senhor de 61 anos, a Associação Jaraguaense Protetora dos Animais (Ajapra) e a Polícia Militar foram até o bairro verificar a situação dos três cavalos e um cachorro que viviam no local.

Quando chegaram, um dos cavalos já estava morto e outro desaparecido. O cachorro e o terceiro cavalo foram aparentemente agredidos e mal alimentados. Em março o mesmo homem foi detido na delegacia por um dia e em seguida liberado, por ter maltratado uma égua.

Pela segunda vez, ele responde em liberdade pelo artigo 32, na lei de crime ambiental 9.605/98. Segundo a voluntária da Ajapra que acompanhou o caso, Maria de Lourdes Pellense, o cachorro vira-lata Nico é o animal que estava em estado mais crítico. Ela conta que o cão estava preso a uma corrente, machucado e muito magro. 

— Nunca vi nada parecido nas ocorrências que atendi pela Associação — destaca.

O cão foi encaminhado pela Associação para uma clínica veterinária e deve ir para adoção, assim que ganhar alguns quilos e estiver em condições. O cavalo encontrado estava ferido nas patas, com escoriações pelo corpo e desnutrido. O animal foi levado para um sítio, está sendo cuidado por um veterinário e procura um novo lar.

A suspeita é de que o outro que desapareceu tenha sido escondido pelo dono. As denúncias e ocorrências foram feitas por diversos vizinhos que se indignavam com a atitude do morador. Os voluntários da Ajapra pediram para os órgãos competentes da prefeitura acompanharem o suspeito de maus tratos de perto, para que não volte a ter animais.

A Noticia

http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3797783.xml