sexta-feira, 22 de junho de 2012

Viaduto na 280 - Adiado o início da construção


As obras não devem acontecer neste mês devido ao pedido de alterações no projeto

Nilson Antonio
Publicado 21/06/2012 às 22:23:08 - Atualizado em 21/06/2012 às 22:30:32

 

FLUXO Obra do viaduto no trecho urbano da BR-280, na Avenida Waldemar Grubba,
tem o objetivo de desafogar o tráfego na região (Foto: Eduardo Montecino)
As obras que têm o objetivo de desafogar o trânsito na Avenida Prefeito Waldemar Grubba – trecho urbano da BR-280 - nas proximidades do trevo que liga os bairros Vieira e João Pessoa, serão atrasadas. A previsão do início da construção do viaduto era para o fim deste mês.
O motivo do adiamento deve-se a um pedido de mudanças no projeto, solicitado, agora, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a solicitação da alteração foi encaminhada, no dia 19, à Diretoria de Urbanismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul.
As modificações técnicas foram solicitadas depois do projeto ter sido alterado pela Prefeitura, em 2011. A mudança custou aos cofres públicos em torno de R$ 510 mil. O principal problema estava na largura da via. A proposta inicial era 14,8 metros e permitia apenas o fluxo de um veículo em cada sentido. Com a ampliação para 25 metros, será possível o tráfego de dois veículos em cada sentido.
A alteração feita pela Prefeitura foi encaminhada em abril ao DNIT para análise técnica. Agora, ela foi devolvida pelo departamento para o município fazer novos detalhamentos técnicos da obra. As alterações, segundo a as-
sessoria, compreendem principalmente informações técnicas nas dimensões e qualidades dos materiais propostos para a obra.
Segundo o órgão federal, esses complementos não devem implicar nas modificações do projeto do original. Nesta etapa, não existe prazo para que o município devolva o projeto com as alterações solicitadas. Depois de recebida as alterações, o DNIT fará a análise de toda a documentação. Caso o parecer for positivo, será dado o início das obras. Não há previsão de quando começará a construção.
O valor previsto é de R$ 5,1 milhões, pagos pelo Governo Federal O Diretor de Urbanismo de Jaraguá do Sul, Wolnei Buzzi, disse que desconhecia o pedido do órgão federal encaminhado à Prefeitura para reajustar o projeto. Até ontem à tarde, ele não havia recebido a solicitação.
Buzzi afirmou que desconhece os apontamentos feitos pelo departamento federal. Ele afirma que a previsão para que a obra fosseiniciada até o final desse mês foi feita pelo DNIT em abril. Buzzi disse que a Prefeitura não tem responsabilidade sobre o atraso.


O Correio do Povo