quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ilha da Figueira - População reclama de assaltos e furtos


Bairro é alvo de ladrões e comunidade chama atenção das autoridades para o problema

Debora Remor
Publicado 27/06/2012 às 08:50:34 - Atualizado em 27/06/2012 às 08:55:40
TENTATIVA DE FURTO Vera mostra o motor que quase foi levado pelos ladrões 
(FOTO: Fábio Moreira)
Moradores e comerciantes do bairro Ilha da Figueira, em Jaraguá do Sul, relatam que, nos últimos seis meses, perderam o sono de algumas noites devido à preocupação com a sequência de assaltos e furtos pelas redondezas. Dona da Floricultura Figueira, Miriam Uber, conta que sofreu dois assaltos e duas tentativas de furto desde janeiro, quando abriu o estabelecimento, até agora. Por prudência, ela chegou a dormir várias vezes no prédio onde fica o comércio para tentar evitar mais prejuízo.
Miriam recorda que era véspera do dia das mães, um sábado, quando arrombaram a janela dos fundos e levaram máquinas de jardinagem, roçadeira, cortador de grama, além de seis orquídeas brancas, arranjos de cosméticos e bombons. O prejuízo foi calculado em R$ 5 mil.
“Agora colocamos o alarme e eles passaram a atacar o lado de fora, tentando roubar o motor de água do poço artesiano”, comentou a funcionária Vera da Silva, que teve a bolsa roubada enquanto atendia um cliente, em fevereiro. O motor, mesmo cimentado no chão, foi alvo de ladrões ou vândalos por duas vezes. Quando chegou para trabalhar, Vera viu os fios desencapados e o equipamento jogado no chão. “Acho que eles levaram um choque e desistiram”.
Vizinho de Miriam e funcionário de uma farmácia na localidade, Aurélio Ferreira, comenta que “mesmo em casa não me sinto seguro aqui no bairro, e o pior trecho é a partir do antigo salão Vitória”. Ele sugeriu mais patrulhamento policial e iluminação nas vias. “Gostaria que voltassem a fazer as blitzes aqui, principalmente à noite”.
Apesar da reclamação da população, o capitão do 14° Batalhão da Polícia Militar de Jaraguá do Sul, Aires Pilonetto, percebeu que as ocorrências diminuíram. Segundo dados, no primeiro semestre de 2011, 18 casos foram registrados. De janeiro até agora, cinco ocorrências foram feitas.

O Correio do Povo
http://www.ocorreiodopovo.com.br/seguranca/ilha-da-figueira-populacao-reclama-de-assaltos-e-furtos-9974058.html