segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Trecho de Meia Praia, em Itapema, afetado pelo vazamento de esgoto ficará isolado até quinta-feira


Contaminação ocorreu durante obras da Autopista Litoral Sul

Trecho de Meia Praia, em Itapema, afetado pelo vazamento de esgoto ficará isolado até quinta-feira Marcos Porto/Agencia RBS
Local deve ficar isolado até quinta-feiraFoto: Marcos Porto / Agencia RBS

O trecho de 400 metros da Meia Praia, em Itapema, afetado pelo vazamento de esgoto que durou 15 horas e acabou na madrugada desta segunda-feira, ficará isolado pelo menos até quinta-feira. Este é o prazo previsto para divulgação do resultado do teste de balneabilidade feito nesta segunda-feira nas áreas próximas às ruas 205 e 207, onde o despejo foi concentrado. 

Até lá, os cordões de isolamento e as placas indicando que o local está impróprio para o banho permanecem. A contaminação da faixa de areia e do mar ocorreu após o rompimento de uma tubulação durante obras da Autopista Litoral Sul, no domingo pela manhã. 

— Muitas pessoas estão tomando banho nas proximidades do despejo de esgoto. O teste de balneabilidade compreende um raio de mais ou menos 300 metros nas laterais do ocorrido. Assim, conseguiremos informar aos banhistas quais são os locais próprios para entrar no mar — explica o gerente Regional da Fatma em Itajaí, Wagner Cleyton Fonseca.

A Polícia Militar Ambiental de Tijucas esteve nesta segunda-feira no local para a apuração criminal do ocorrido. O órgão ficará responsável pelo levantamento do grau de impacto ambiental e por apontar o responsável pelo dano.

— Nós dependemos dos laudos da Fatma e da Fundação Municipal do Meio Ambiente para concluir a apuração. O valor da multa dependerá da dimensão do impacto ambiental, mas pode chegar a R$ 50 milhões — fala o comandante da Polícia Militar Ambiental, Ênio Sérgio Nedochetko, explicando que também foram analisados os resquícios de contaminação por esgoto na areia da praia.

Os trabalhos para conter o vazamento duraram toda a madrugada de segunda-feira. A tubulação foi quebrada por volta das 10h30min de domingo no acesso principal aos bairros Meia Praia e Morretes, via BR-101. O rompimento ocorreu durante a passagem do cabeamento de fibra ótica sob a Marginal Oeste, que era feito por uma empresa terceirizada pela Autopista Litoral Sul. 

Para evitar que a sujeira se espalhasse por Meia Praia pela galeria pluvial, foi aberta uma comporta da estação elevatória principal de esgoto, fazendo com que o despejo ficasse concentrado entre as ruas 205 e 207. Somente às 3h25min, a troca da tubulação foi concluída e o vazamento contido. 

A Companhia Águas de Itapema ainda não fez o levantamento da quantidade de esgoto despejado na praia. A previsão é que o cálculo seja concluído até o fim desta semana. 
Em nota oficial nesta segunda-feira, a Autopista Litoral Sul, responsável pela obra, limitou-se a dizer que trabalhou em conjunto com a prefeitura e a Companhia Águas de Itapema para conter o vazamento de esgoto na praia e que apura as causas do acidente. O nome da empresa terceirizada que fazia o serviço não foi informado.
JORNAL DE SANTA CATARINA