domingo, 5 de fevereiro de 2012

Bombeiros de Jaraguá e Massaranduba enfrentaram focos de incêndio neste domingo


Tempo seco pode ter influenciado em pelo menos num dos incêndios

Dois focos de incêndio deram trabalho para os bombeiros voluntários das cidades de Jaraguá do Sul e Massaranduba, no Norte do Estado, na tarde deste domingo. O primeiro ocorreu na rua Emma Rumpel Bartel, no Baependi, em um morro perto da Recreativa da Marisol.

Os bombeiros chegaram na ocorrência por volta das 12h e conseguiram controlar as chamas perto das 14h30. A suspeita dos bombeiros é de que um morador tenha despejado carvão ainda em brasas, que com o tempo seco e a vegetação rasteira ajudaram no aumento das chamas. No total, 12 bombeiros participaram da ação e utilizaram 12 mil litros d'água.

O outro foco ocorreu em Massaranduba Baixo, perto da SC-474. Os bombeiros de Massaranduba foram acionados às 14h20 e conseguiram conter as chamas às 15h30. Segundo os bombeiros, um morador que tinha passado veneno no terreno, juntou o mato seco, colocou fogo e quando achou que já tinha apagado retornou para dentro de casa.

No entanto, ainda havia fogo e as chamas destruíram 1,2 mil m² de área. Quatro brigadistas trabalharam na ocorrência e 1,5 mil litros d'água foram utilizados. Nenhum dos dois focos tiveram vítimas. O chefe de equipe dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Neri Graunke, alerta a população para que tenha cuidado redobrado em época de calor.

— O tempo quente aliado ao tempo seco e o vento podem contribuir para pequenas fogueiras se alastrem. O ideal é não colocar fogo — avisa.

A NOTÍCIA