sexta-feira, 16 de março de 2012

100% do esgoto será tratado. Em Guaramirim

Guaramirim é uma das 15 cidades do Estado de Santa Catarina contemplada pelo Fundo Nacional de Saúde (Funasa) para receber sistema de esgoto sanitário. O programa abrange apenas municípios com menos de 50 mil habitantes Guaramirim tem 35 mil. A melhoria está em fase de execução de projeto, elaborado pela empresa MPB Engenharia, contratada pelo governo federal.
Depois de apresentado, o documento será encaminhado para o Ministério da Saúde, que viabilizará a execução da obra, orçada em R$ 30 milhões e prevista para 2013, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3).
O engenheiro da MPB, Max Demonti, explica que a implantação ocorrerá em duas etapas. A primeira é a elaboração do projeto que analisará a viabilidade da implantação do sistema, fará os projetos básicos e executivos de engenharia e estudará aspectos ambientais específico da cidade. - Na segunda-feira, após a aprovação do projeto pela Funasa, ocorre a execução da obra por empresa a ser licitada que deve atender a todos os moradores.
Hoje, a cidade não possui rede instalada e os resíduos são destinados a fossas sépticas (tratamento primário de esgoto doméstico pelo qual os detritos são lançados na terra e podem poluir lençóis freáticos). No entanto, a instalação deste tipo de tratamento não é feita em todas as residências e parte dos resíduos acaba poluindo o rio Itapocu, como na rua Pedro Graf.
A moradora Eva Cristina Scheffer Alves se queixa do mau cheiro no local. Ela mora a menos de dez metros do riacho. Não é apenas esgoto sanitário que polui o rio, há material de estamparia e óleo do posto , denuncia. Ela convive com o problema há 15 anos e ao saber sobre as obras comemorou. É tudo o que precisávamos. 

(A Notícia, 15/3)