segunda-feira, 7 de maio de 2012

Moradores de Pirabeiraba relatam momentos de susto e medo por causa dos tremores

07/05/2012 | 08h12min

Defesa Civil de Joinville fará nesta segunda-feira nova visita à região

Karina Schovepper | karina.schovepper@an.com.br 

Um forte estouro e um tremor “como se fosse um soco”. O primeiro dos 11 tremores sentidos pelos moradores do distrito de Pirabeiraba, das 21 horas de sábado às 19h50 de domingo, durou poucos segundos, mas foi o suficiente para derrubar quadros, algumas telhas, afastar as pias do banheiro e da cozinha da parede e fazer dobrar o tamanho de uma rachadura na parede da sala.

Mural: Você estava no Distrito de Pirabeiraba quando ocorreu os tremores? Conte pra gente o que você viu
O relato é do corretor de imóveis José Aílton Machado, 44 anos, e da mulher dele, Lenice Bruhn, que moram há 16 anos às margens da Serra Dona Francisca, no km 86 da SC-301.

Ele conta que o estrondo foi muito forte e, em um primeiro momento, achou que fosse resultado de um acidente de caminhão, que teria explodido.

— Depois, pensei que podia ser um avião que caiu ou explosão em alguma pedreira —, conta.

José chegou a ir de carro até uma pedreira para verificar se havia sido realizada alguma explosão, mas não encontrou nada. Ele lembra que após o primeiro tremor, toda a vizinhança se encontrou na rodovia.

— Foi todo mundo correndo ver o que tinha acontecido, mas ficamos todos sem respostas —, fala.

Outros dez tremores foram registrados ao longo de aproximadas 20 horas, mas com uma intensidade menor a cada novo evento. O fenômeno foi percebido por moradores da marginal da SC-301, do km 81 ao km 87.

PDF: confira onde foram registrados os abalos
As regiões do Quiriri e do Rio Bonito também sentiram os tremores, mas com uma proporção muito menor. A falta de explicação para o ocorrido fez com que muitos moradores criassem motivos inusitados para o ocorrido.

Na manhã de domingo, equipes da Defesa Civil sobrevoaram a região, mas não localizaram a origem dos tremores. A possibilidade de uma explosão clandestina, em alguma das pedreiras da região, foi descartada.

Apesar de ainda não confirmada, a versão oficial do órgão é de que os tremores foram causados devido à acomodação do solo e de rochas, no subsolo. Fenômeno parecido foi registrado nos últimos anos nos municípios vizinhos de Jaraguá do Sul e Corupá.

Também neste final de semana, um morador registou um fenômeno estranho no céu de Pirabeiraba. 

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a3750526.xml