quarta-feira, 21 de março de 2012

TJ decide que marido e filha de prefeita de Jaraguá do Sul podem voltar a antigos cargos na prefeitura


21/03/2012 | 20h56min


Embora favorável ao retorno dos Konell, a decisão terá de ser analisada por uma Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça composta de três desembargadores


O Tribunal de Justiça, por meio da decisão do desembargador Rodolfo Tridapalli, concedeu liminar para que o ex-secretário de Administração da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Ivo Konell (PSD), e a filha dele, Fedra Konell Alcântara da Silva, que era chefe de gabinete da prefeita Cecília Konell (PSD), sejam readmitidos aos cargos assim que forem notificados oficialmente dessa decisão, o que deve ocorrer durante essa semana. 

Embora favorável ao retorno dos Konell, a decisão terá de ser analisada por uma Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça composta de três desembargadores. Eles poderão manter ou rejeitar a liminar do desembargador. 

Tridapalli julgou como favorável o recurso da defesa da prefeita para o efeito suspensivo da liminar concedida pela juíza de Jaraguá do Sul, Candida Brugnoli. A magistrada interpretou as contratações como prática de nepotismo na administração municipal. Ivo e Fedra Konell tiveram de ser exonerados dos cargos no dia 7 de março. 

O desembargador usou o amparo da defesa da existência da súmula vinculante número 13, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele argumentou a decisão com base em outras intepretações judiciais amparadas na mesma súmula e que julgaram a não existência de nepotismo na contratação de cargos considerados de natureza política, como os exercidos por Ivo e Fedra Konell. 

A prefeita Cecília Konell ficou aliviada com a decisão do TJ. 

— Estou feliz. Tenho muitas pessoas de confiança, mas são eles (Ivo e Fedra) que me dão suporte.

Ex-secretário diz que não volta

Embora tenha conseguido esta decisão favorável para voltar a compor o cargo na Prefeitura de Jaraguá do Sul, o ex-secretário de Administração, Ivo Konell, disse que não pretende voltar à função que desempenhou desde 2009 no atual mandato da mulher. Konell comentou que já tinha plano de sair da administração no começo de abril, que é o prazo final para que as pessoas interessadas em disputar as eleições sejam exoneradas de funções pública. 

— Eu não devo voltar. Houve muito desgaste. A Fedra deve voltar. Neste momento, estou analisando e penso em não retornar — antecipou. 

Ivo Konell ficou satisfeito com a decisão. 

— Essa decisão só tem um caráter, que é a nossa legalidade na Prefeitura, assegurada pela súmula 13. Nós não iríamos ocupar esses cargos se não houvesse essa garantia da súmula. Eu sou um legalista — ressaltou. 

A prefeita Cecília disse que pretende ter o marido de volta à secretária de Administração. 

— Quando fui candidata sempre disse que se fosse prefeita, o Ivo seria meu secretário de Administração. Por parte dele, acredito que não vai acontecer, mas vamos conversar.

A NOTÍCIA