terça-feira, 26 de junho de 2012

CONTORNO FERROVIÁRIO FOI O TEMA DE VISITA DO DNIT A JARAGUÁ DO SUL

  
Antiga reivindicação da comunidade jaraguaense, o contorno ferroviário, foi tema do encontro da última semana entre técnicos da Diretoria de Infraestrutura Ferroviária (DIF) do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) com a prefeita de Jaraguá do Sul, Cecília Konell e com o secretário municipal de Urbanismo, Aristides Panstein. A posição oficial da Prefeitura é que a obra contribuiria muito para a mobilidade urbana já que deslocaria a linha férrea que passa por dentro da cidade. Em 2000, a empresa Prosul elaborou o projeto jaraguaense deste contorno que foi protocolado no  Ministério dos Transportes e a execução da obra continua sendo um anseio da comunidade jaraguaense. "Além da visita andamos em todo o trecho (de 20 quilômetros) previsto no contorno que vai de Nereu Ramos, até o limite do Rio Itapocuzinho, no bairro Vieiras", descreveu o secretário. "Jaraguá do Sul cuidou bastante nestes anos todos para que não houvesse nenhuma interferência em termos de construções ou loteamentos ao longo deste traçado".

No entanto, Panstein reconhece que o projeto original deverá passar por adequações. "Hoje, o grande problema sentido pelos técnicos do Dnit, e que nós já sabíamos, é a proximidade do traçado do contorno com a BR 280", apontou. Já o engenheiro da Prosul, Leovaldir Milack, autor do projeto original do contorno acha que obra do contorno ferroviário já deveria esta pronta. "Há 12 anos, a necessidade já era iminente. Nem deveríamos pensar mais em projeto, mas sim na obra executada, pronta", argumentou. Milack afirmou que o traçado da época de 2000 é bom e  pode ser aproveitado. "Principal influência atualmente  é a  duplicação da BR 280. Fora isto, o corredor pode ser mantido. Aliás, não existe muitas opções para mudança deste corredor", opinou. O engenheiro da DIF, Diogenes Costa de Carvalho também ressaltou a importância do contorno ferroviário para a comunidade local. "Hoje, Jaraguá do Sul enfrenta um grande gargalo logístico. São mais de 20 passagens de nível no perímetro urbano", apontou. Carvalho acrescenta que o próximo passo do processo para a construção do contorno seria o próprio Dnit  tentar viabilizar a contratação de empresa para readequar o projeto, sendo que este processo poderá ser via convênio ou direto com a Prefeitura, como foi feito no antigo projeto. Também participou do encontro no gabinete da prefeita o consultor da DIF, o também engenheiro, Jailson de Oliveira Santos. "Um dos principais objetivos da DIF é justamente atuar nas questões de interferência da ferrovia com o meio urbano e buscar soluções que amenizem ou resolvam este conflito", disse. Por fim, os representantes do Dnit, solicitaram à prefeita Cecília Konell que encaminhe um ofício, pedindo a reativação do projeto do contorno ferroviário. "Inicialmente, um pedido para que seja feito um re-estudo, uma adequação, verificando todas as interferências necessárias", apontou Panstein, Segundo ele, a prefeita deve se manifestar na próxima viagem a Brasília, ainda sem data, na qual ela pretende retribuir a visita dos técnicos da DIF, bem como encaminhar a mencionada solicitação.

Jornal Absoluto